sábado, 20 de outubro de 2012

Recebemos visitas muito ilustres nesta semana

Da esquerda para a direita: Xavier, Frei José Fernandes, Olivina e Teresa.
Caros leitores, me permitam escrever na primeira pessoa: recebi nesta última semana, entre os dias 15 e 20 de outubro, algumas ilustres e agradáveis visitas, que vieram até a residência de Anselmo, Iara (esposa) e Dandara (filha). Trata-se dos amigos Xavier Iturraran, Teresa Haran, Frei José Fernandes, Olivina Aparecida Ribeiro Silva (sogra) e Pedro Ribeiro Silva (cunhado).
Foi um importante momento de encontro entre velhos amigos, que atuaram juntos principalmente na década de 1970 na periferia de São Paulo, mais precisamente na Vila Moraes, Parque Bristol, Jardim da Saúde e Vila da Mercês, comunidades que na época enfrentavam grande insegurança social. Xavier, Teresa, José Fernandes, Olivina e outros missionários da Igreja Católica fizeram um importante trabalho em defesa dos Direitos Humanos e na resistência à repressão da ditadura militar brasileira.
Olivina e Teresa foram colegas de noviciado pela congregação da Sagrada Família de Bordeaux. Teresa é natural de Birmingham, uma cidade e distrito metropolitano do condado de Midlands Ocidentais, na Inglaterra. Olivina é natural de Patrocínio Paulista, São Paulo.
Xavier era padre da congregação de Nossa Senhora da Mercês e atuou no Brasil por 28 anos. É natural de Guernica, cidade do Norte de Espanha, localiza-se a nordeste de Bilbao, na província da Biscaia, País Basco.
José Fernandes, natural do Estado de São Paulo, é frade dominicano, e atua persistentemente no movimento Fé e Política. Assessorou o movimento das CEBs - Comunidades Eclesiais de Base e coordenou a Comissão Dominicana de Justiça e Paz. Atualmente reside em Goiânia.
Olivina deixou a congregação em 1979, quando mudou para o Estado do Tocantins, onde anos depois, constituiu família. Teresa e Xavier deixaram o ministério no início da década de 1980 e posteriormente, se casaram e tiveram duas filhas. Residem atualmente em Arrasate (nome basco) ou Mondragón (nome espanhol), uma cidade da província de Gipuzkoa, País Basco, Espanha.
Foi uma semana muito rica, de muito aprendizado. Os visitantes que vieram da Espanha levaram uma ótima impressão do município de Orizona e de seu povo, que tradicionalmente é muito hospitaleiro.

* Texto e imagem por Anselmo de Lima. Todos os direitos reservados.

0 comentários:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicado comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo o quadro de comentário do blog, ele ainda apresenta a opção comentar anônimo, mas, com a mudança na legislação

....... NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIO ANÔNIMO....