sexta-feira, 20 de maio de 2011

1º Seminário de Enfrentamento ao Alcoolismo e às Drogas

Imagem: Anselmo de Lima
Aconteceu nesta sexta-feira (20) o lançamento do Projeto Orizona Sem Drogas. O lançamento foi feito durante a realização do 1º Seminário de Enfrentamento ao Alcoolismo/ Drogas, que aconteceu no auditório do Tribunal de Justiça - Comarca de Orizona. Durante o evento participaram educadores, profissionais de saúde, de assistência social, estudantes, conselheiros tutelares, autoridades constituídas e lideranças comunitárias e religiosas.
A abertura do seminário, realizada no período da manhã teve como cerimonial o presidente da Câmara Municipal Joãozinho Albino. Vereadores, secretários municipais, o juiz da Comarca de Orizona Ricardo de Guimarães e Souza, o vice-prefeito Antônio Baiano e o prefeito Felipe Dias também participaram da solenidade.
O início dos trabalhos aconteceu com a bênção do Pastor Mauro Félix, presidente da Associação de Pastores de Orizona. Em seu discurso, o vice-prefeito Antônio Baiano observou que precisamos pensar as famílias em suas diversidades. Afinal, são vários tipos de famílias. É necessário fazer um grande mutirão de enfrentamento. Esta é uma obra sem placas, mas de grande importância.
Dr. Ricardo defendeu que apenas repreender não está resolvendo mais. O trabalho de prevenção e combate às drogas deve começar na família. Temos que preparar para garantir uma boa herança aos nossos filhos porque o que fica é o exemplo. Se a família for desestruturada teremos uma sociedade caótica.
O prefeito Felipe Dias observou que é no berço que começa o processo educativo. Nas diversas esferas de governo se discute muito sobre o combate às drogas. Mas ações nos diversos níveis não tem conseguido resolver o problema. Para ter êxito é preciso envolver a sociedade e fazer com que as famílias percebam e reajam a esse problema. Só será possível obter resultados quando nos unirmos de fato nessa luta porque enquanto há vida há esperanças.
Durante o seminário aconteceram três excelentes palestras: "O uso de entorpecentes e suas consequências sobre o aspecto jurídico", com Dr. Ricardo de Guimarães e Souza, "Drogas e seus efeitos nos aspectos físico e emocional do indivíduo", com Dr. Heisler Lima Vilela e "Drogas: acompanhamento, risco e proteção na Atenção Básica de Saúde", com a Dra. Marla Viegas Bittencourt, além de um depoimento feito pelo Sr. Onofre, que falou da sua vida e a dependência do álcool. O seminário foi apenas uma das ações desse projeto que vai ser executado até o mês de novembro deste ano. O projeto é uma parceria da Prefeitura de Orizona, através das secretarias municipais de Saúde, Ação Social e Educação com o Ministério da Saúde.
Palestra de Dra. Marla Bittencourt. Imagem: Anselmo de Lima.

0 comentários:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicado comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo o quadro de comentário do blog, ele ainda apresenta a opção comentar anônimo, mas, com a mudança na legislação

....... NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIO ANÔNIMO....