terça-feira, 15 de junho de 2010

Escolas terão prazo de 10 anos para implantar bibliotecas

Todas as escolas públicas e particulares do Brasil terão até dez anos para instalar espaços destinados a uma biblioteca. A medida − que está valendo no país desde o dia 25 de maio, quando foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) a Lei 1.244 sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva – determina ainda que o acervo de livros deve ser composto de pelo menos um título por aluno matriculado, cabendo à instituição de ensino adaptar o material disponível às necessidades locais, a responsabilidade pela preservação, pela divulgação e pelo funcionamento das bibliotecas escolares.
Para a equipe da Embrapa Informação Tecnológica, unidade que desde 2004 coordena o projeto Minibibliotecas, a notícia é bem-vinda e representa a garantia de que a leitura e o esforço pela divulgação do conhecimento e o estímulo à leitura estão oficialmente reconhecidos no Brasil, por meio de uma lei.
Se por um lado as crianças da escola Municipal de Ensino Fundamental Carlos Fernandes de Lima, em Mamanguape, Paraíba não têm um lugar especial para ler e estudar, por outro essa é uma realidade que não acontece na Escola Família Agrícola de Orizona, conforme destaca o portal Agrosoft. Cerca de setenta estudantes de nível médio, filhos de produtores rurais, dispõem de uma biblioteca que, mesmo simples, contribui com as horas de estudo, de lazer e descanso dos jovens.
"Eles dão muito valor ao que temos aqui", conta a bibliotecária Maria do Rosário Fernandes e Silva. "Nosso acervo nem sempre é atualizadíssimo, porque dependemos de doações, mas nem por isso deixa de ser usado por eles".
Entre os conteúdos mais recentes da biblioteca da instituição estão as publicações do kit Minibibliotecas utilizado como fonte de consulta para os alunos que, além de aprenderem, compartilham com os pais as informações relacionadas a cultivo de espécies, adubação verde e plantio direto, entre outras. (Portal Agrosoft).

0 comentários:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicado comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo o quadro de comentário do blog, ele ainda apresenta a opção comentar anônimo, mas, com a mudança na legislação

....... NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIO ANÔNIMO....