Com objetivo de prevenir o uso, reprimir o tráfico, tratar os dependentes, reabilitar e fazer a reinserção social dos usuários de drogas na sociedade, o Ministério Público vai lançar no dia 5 de março, o projeto Interação. O objetivo é reunir as secretarias estaduais da Saúde, Educação, Segurança Pública e Cidadania, Agel - Agência de Esportes e Lazer além de ONGs em uma mesma meta.
Para dar o pontapé inicial, uma reunião, na manhã da última quinta-feira (08), contou com a participação do giovernador Marconi Perillo, do coordenador do programa, o ex-promotor de Vianópolis e Orizona, Maurício Gebrim, , do secretário de Segurança Pública, João Furtado e procurador-geral, Benedito Torres, entre outras autoridades.
A proposta do programa foi apresentada pelo MP ao governador em dezembro do ano passado, mas os detalhes ainda não foram definidos. Gebrim afirma que o desejo é mobilizar o maior número de parceiros possível e fazer com que as ações deixem de ser feitas de forma isolada.
“As metas são diversas, entre elas estão a criação de conselhos municipais de políticas sobre drogas, capacitação de comunidades terapêuticas, capacitação de professores das redes municipal e estadual, além do combate ao tráfico”, informou o promotor Maurício Gebrim. Ele conta que algumas das políticas públicas que serão implantadas já possuem verba e que mais dinheiro será solicitado junto ao Governo Federal.
O procurador-geral, Benedito Torres Neto, diz que o programa foi planejado durante seis meses e busca uma atuação ampla, em diversas áreas. “A sociedade tem que participar também e aos poucos, cada um vai saber como somar e colaborar para a redução do uso e tráfico de drogas em todo o Estado.”
“As drogas são o maior desestabilizador atual e a Polícia Militar, por exemplo, já vêm atuando há um tempo em grandes apreensões, assim como a Polícia Federal. Em fevereiro, 400 quilos de maconha foram apreendidos, e estamos trabalhando em grandes rotas de tráfico”, diz João Furtado. Ele adiantou que, nos próximos dias, cinco comandos de divisas fiscalizarão rotas de tráfico e ao longo de 2012, o objetivo é instalar mais 10 comandos em outras divisas do Estado.
* Texto com informações de Catherine Moraes/ A Redação. Imagem: André Saddi. Todos os direitos reservados.
0 comentários:
Postar um comentário
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicado comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo o quadro de comentário do blog, ele ainda apresenta a opção comentar anônimo, mas, com a mudança na legislação
....... NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIO ANÔNIMO....