Nesta semana, a cidade de Orizona está infestada de uma praga encontrada na região nesta época, principalmente na cultura da soja: a mosca branca (Bemisia argentifolii). A mosca se difunde principalmente em períodos secos e quentes. Como ocorreu um veranico nas últimas semanas, aliado com a aplicação de defensivos pelos agricultores, a mosca se espalhou, buscando refúgio. E veio parar na cidade como consequência de um modelo de produção ecologicamente insustentável.
Segundo a Embrapa, a praga ataca também o algodão, brócoles, couve-flor, repolho, abobrinha, melão, chuchu, melancia, pepino, feijão, feijão-de-vagem, berinjela, fumo, pimenta, tomate, pimentão, uva e algumas plantas ornamentais como o bico-de-papagaio (Euphorbia pulcherrima). Tem sido detectada também em plantas daninhas como o picão, joá-de-capote, amendoim-bravo e datura.
Mais informações sobre a mosca branca, clique aqui.
* Texto por Anselmo de Lima, com informações da Embrapa - Hortaliças. Imagem: acervo Embrapa. Todos os direitos reservados.
0 comentários:
Postar um comentário
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicado comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo o quadro de comentário do blog, ele ainda apresenta a opção comentar anônimo, mas, com a mudança na legislação
....... NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIO ANÔNIMO....