Foi assassinado na manhã deste sábado, 18 de fevereiro, Luiz Fernando Sousa de Jesus Santana, 24 anos (nasceu em 31/10/1998), natural de Pires do Rio e que viveu toda a vida em Santa Cruz de Goiás. Luiz Fernando era presidente da Associação Quilombola Mucambo de Santa Cruz de Goiás.
Era estudante e uma grande liderança social e da área da cultura, do movimento negro e de um carisma muito marcante. Um historiador e estudioso, que conhecia as memórias de seu povo e de sua terra. Nas eleições municipais de 2020, candidatou-se a vereador pelo PRTB e ficou como suplente do legislativo.
Informações até o momento 1:
Segundo a Polícia Militar, o crime ocorreu por volta das 5h10min na residência da própria vítima, localizada na rua Padre Prego, 36, no centro da cidade. A PM informou que ele estava deitado em uma cama, debaixo de cobertas, quando foi atingido por tiros.
Conforme informado pelo blog de notícias Zap Catalão, a PM disse que uma testemunha relatou que após escutar vários disparos de arma de fogo, visualizou uma pessoa saindo da casa, que em seguida entrou em uma VW/Saveiro de cor escura e evadiu do local sentido prefeitura, tomando rumo ignorado.
O local do crime foi preservado até a chegada da Polícia Cientifica que após realizar procedimentos periciais o corpo foi removido e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Caldas Novas.
De acordo com informações da Polícia Militar veiculados pela página Fatos, após tomar conhecimento de um homicídio, equipes de Companhia de Policiamento Especializado (CPE) iniciaram levantamentos para identificar o envolvido no crime.
Horas após o crime as equipes localizaram o veículo utilizado no homicídio e em diligências na cidade de Palmelo-GO, identificaram e localizaram um suspeito, de 25 anos, o qual já possui duas passagens por tráfico de drogas, em Goiás e no Distrito Federal, juntamente com outros dois homens que participaram do crime prestando suporte após o homicídio.
No local também foi encontrada a arma utilizada no crime, um Pistola Taurus cal. 9mm, modelo PT 917 com dois carregadores, bem como várias porções de entorpecentes, balanças de precisão e valores provenientes do tráfico.
Os três suspeitos foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil de Pires do Rio para os devidos procedimentos cabíveis.
Informações até o momento 2:
O velório e sepultamento de Luiz Fernando estão previstos ainda para esse sábado. Nas redes sociais, amigos e colegas lamentam a perda de Luiz Fernando e lembram o que representava.
A escritora, historiadora e liderança política e comunitária Fátima Paraguassu disse que "lá se foi um líder, um amigo, um filho, um irmão. Assassinaram uma enciclopédia, interromperam uma história". Outra colega disse que "sepultaremos boa parte de nossa história nesse trágico fim de nosso irmão querido. Aguerrido! Planejava construir um mandato coletivo na câmara de vereadores de nossa cidade. Foram longas nossas conversas sobre esse sonho". Outros clamores de pessoas do seu convívio pedem justiça para o caso.
Com informações Zap Catalão/ Justiça Eleitoral/ Fatos de Orizona; Foto: Acervo Pessoal.
Atualizado às 19:57h do dia 18/02/2023.