sexta-feira, 29 de abril de 2011

Projeto Orizona sem Drogas será implantado em breve

As secretarias municipais de Saúde, Ação Social e Educação farão a implantação em breve do projeto Orizona sem Drogas. Dentre os objetivos do mesmo está a formação das ações antidrogas, no tocante a prevenção, a formação e o combate, através de debates e reflexões com a comunidade sobre os fatores sociais, familiares e econômicos que influenciam na prática do uso das drogas. O projeto foi elaborado por profissionais das secretarias de Saúde e Ação Social e contará com apoio financeiro do Ministério da Saúde.
O projeto acontecerá no período de maio a dezembro deste ano, com a realização de seminários, debates, mesas redondas e rodas de conversa, produção e distribuição de material informativo, produção de peça teatral, realização de pedágios e ações que estimulem a criação de um grupo permanente de enfrentamento, em parceria com os diversos atores sociais.
A primeira atividade expressiva programada será um ciclo de palestras que acontecerá no dia 20 de maio, de 9 às 15 horas, no auditório do Forum, ao lado da Rodoviárias. Dentre as palestras previstas estão discussões sobre "O uso de entorpecentes e suas consequências sobre o aspecto jurídico", com Dr. Ricardo de Guimarães e Souza, "Drogas e seus efeitos nos aspectos físico e emocional do indivíduo", com Dr. Heisler Vilela Lima e "Drogas: acompanhamento, risco e proteção na Atenção Básica de Saúde", com a Dra. Marla Viegas Bitencourt.

Prefeitura e Hospital entregarão aparelhos nesta semana

De terça a quinta-feira próximos (03 a 05 de maio) a Prefeitura de Orizona, através das Secretarias de Saúde e Ação Social, em parceria com o Hospital da Vila São Cotolengo, farão a entrega de diversos aparelhos para pacientes portadores de necessidades especiais pré-selecionados que foram atendidos pelo Programa Reabilitar. Ao todo serão entregues nesse período 33 cadeiras de roda, 10 bengalas, 38 cadeiras de banho, 16 palmilhas, 11 andadores, 2 muletas, 5 próteses endoesqueléticas, 12 órteses suropodalicas e 53 calçados anatômicos para diabéticos.
Através do Programa Reabilitar, um convênio entre a Prefeitura e o hospital de referência, uma equipe de profissionais vem ao município periodicamente para atender pacientes  com necessidades especiais e a partir da triagem, define-se quem necessita de algum aparelho. Para ser atendido, é necessário fazer o encaminhamento junto à Secretaria de Saúde e assim, fazer o agendamento. Nessa etapa serão entregues aparelhos a pacientes que passaram por consulta no último mês de fevereiro.

Agência de Orizona do Banco do Brasil é assaltada

A agência de Orizona do Banco do Brasil foi assaltada na madrugada desta sexta-feira (29). Por volta das 2 horas da manhã, segundo o repórter Joãozinho Albino em matéria publicada na Rádio Orizona Web, um barulho muito forte despertou algumas pessoas.
Quando chegou no local antes das 4 horas da manhã, a reportagem da rádio encontrou no local a Polícia Militar, o Gerente da Agência, Antônio Carlos Rios Pereira, que foi chamado ao local e depois de aproximadamente 20 minutos chegou também o Corpo de Bombeiros, já que a ação dos bandidos resultou numa explosão em um dos caixas eletrônicos.
A reportagem tentou falar com o Gerente, bem como com a Polícia Militar, mas ambos não quiseram falar alegando não ter autorização de estâncias superiores. A Agência do BB em Orizona continua interditada até esta manhã, esperando o resultado da perícia. Assim, não é possível prever quanto dinheiro foi levado nessa ação. Como foi efetuado o pagamento dos servidores da Prefeitura na noite desta quinta-feira (28), os caixas provavelmente estavam totalmente abastecidos.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Servidores públicos começam a receber salário de abril

Resgatando mais uma vez uma prática que já virou tradição, a Prefeitura de Orizona pagará toda a folha dos servidores municipais das diversas áreas antes do vencimento do mês. O pagamento já passa pelos trâmites bancários e nesta sexta-feira (29) já estará disponível para os servidores lotados nas diversas autarquias municipais.
Quanto ao Governo Estadual, de acordo com o portal de notícias Goiás Agora, a Secretaria da Fazenda liberou hoje (28) recursos para quitar 80% do valor líquido da folha salarial de abril para todo o funcionalismo estadual. Os servidores recebem os salários nas agências bancárias a partir de amanhã. A folha não vai ser liberada integralmente porque a arrecadação do Estado durante o mês não foi suficiente para cumprir o compromisso e ainda pagar a dívida com a União.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

PMDB continua sendo o maior partido de Orizona

Os partidos Políticos tiveram até o dia 15 de abril passado para submeter ao TSE – Tribunal Superior Eleitoral a lista contendo seus filiados. Desta vez a novidade foi que toda a operação se deu exclusivamente pela internet, através do Sistema FILIAWEB, disponibilizado pela Justiça Eleitoral.
É importante salientar que os candidatos que colocarão seus nomes para a apreciação dos eleitores nas próximas eleições municipais, sairão necessariamente desta lista. As filiações de um partido servem para mostrar o “poder de fogo” de cada legenda, o que as credenciam para disputar uma eleição com condições de vencer o pleito.
Em Orizona, o PMDB – Partido do Movimento Democrático Brasileiro, permanece como o maior partido do município, tendo mais do dobro de filiados em relação ao segundo colocado, o PSDB – Partido da Social Democracia Brasileira. (PSDB). O PMDB tem 39% dos eleitores filiados, contra 19% do PSDB. Os dois maiores partidos contam de um lado com o Prefeito Municipal, Felipe Dias (PMDB) e do outro, o Governador do Estado, Marconi Perillo (PSDB). A terceira posição é ocupada pelo DEM, antigo PFL. Vale ressaltar que o DEM perdeu importantes lideranças, como o ex-prefeito e vereador Idalício Leandro Teixeira, que faleceu, além de outros que migraram pra outras legendas, como os vereadores Jeremias e Vino do Bar. O PP, do ex-prefeito Dr. Itamar e do ex-Governador Alcides Rodrigues, perdeu terreno e vem a seguir na 4ª posição. Partido da Presidenta Dilma e do vice-prefeito Antonio Baiano, o PT aparece na 5ª posição. O PSB, que nas ultimas de 2010 teve um desempenho muito favorável em todo o Brasil, não avançou em Orizona, contando apenas com 2% dos filiados, mesmo percentual do PR, ficando atrás do comunista PCdoB.
Esses números, se bem analisados, já começam a tornear os contornos das próximas eleições em Orizona. Veja no gráfico abaixo:

(Clique na imagem para ampliar).

terça-feira, 26 de abril de 2011

Nova Equipe Territorial tomou posse nesta terça-feira

Foi realizada hoje (26) no Country Clube de Orizona reunião de deu posse à nova Diretoria Executiva, Conselho Diretor, Conselho Técnico e Conselho Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável da Região da Estrada de Ferro. Na oportunidade tomou posse junto com os demais membros o novo presidente João Bosco Pereira, ex-presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Orizona. João Bosco é agricultor familiar e possui propriedade rural na região do Taquaral.
Dentre as metas da diretoria eleita, está a implantação do escritório sede do território, o fortalecimento da governança territorial através da participação efetiva dos governos municipais, e ainda a mudança de Território de identidade para Território da cidadania, caso isso acontece, garantirá recursos não só do Ministério do Desenvolvimento Agrário mas também dos demais ministérios. Veja a nova composição territorial:
DIRETORIA EXECUTIVA: PRESIDENTE João Bosco Pereira (Orizona); VICE-PRESIDENTE Aparecido Bueno Pinto; 1º SECRETÁRIO Divilmar Pires De Morais; 2º SECRETÁRIO Carlos Antônio Borges; 1º TESOUREIRO Oroberto De Bastos Pinheiro; 2º TESOUREIRO Marajó Antônio De Carvalho.
CONSELHO DIRETOR: Manoel Lúcio dos Santos; Carlos Eduardo Mesquita Pode (Orizona); Aparecida Vicente de Souza; Carlos Eduardo de Morais; Maria Nazia da Cunha; Ovídio Franco Tezolin; Geso Lopes da Silva; Kátia Carmem da Silva; Amarildo Lázaro Guimarães; Leni Tomásia de Sousa; Epifânio João de Almeida; Geraldo José Espírito Santos; Sérgio Sabino Alves; José do Couto Júnior.
CONSELHO TÉCNICO: Cícero José Da Silva (Orizona); Afonso Celso Fernandes; Dalton Rosa; Manoel Jacob dos Santos; Misael de Paula Brandão.
CONSELHO FISCAL: Ituriel Caixeta; Nivaldo Manoel Pereira; Antônio Pereira De Almeida (Orizona); Cleto Gonçalves Vieira.
(Matéria contribuida por Carlos Eduardo Mesquita Pode).

Cientistas pedem adiamento do Novo Código Florestal

A presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Helena Nader, defendeu ontem (25) o adiamento por até dois anos da votação do substitutivo do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP) ao Projeto de Lei 1876/99, que altera o Código Florestal. Helena espera que, nesse prazo, seja possível incorporar as contribuições dos cientistas ao texto.
A votação do relatório, aprovado em comissão especial, está prevista para a próxima semana. Na opinião da cientista, que apresentou em entrevista coletiva resultados de estudo da SBPC sobre o novo código, nesse prazo seria possível "propor uma lei moderna, e não uma que já se sabe estar errada".
O presidente da Câmara, Marco Maia, que se reuniu hoje com representantes da SPBC e da Academia Brasileira de Ciências (ABC), disse ter recebido com atenção a proposta dos cientistas, mas ressaltou que eles precisam também apresentá-la aos líderes partidários e ao governo. "Se houver consenso entre os líderes para o adiamento da data, a Presidência não vai se opor. Mas, por enquanto, está mantida a votação para o dia 3 ou 4 de maio." Segundo Maia, está quase concluído um consenso para a votação do texto. "Falta apenas uma opinião favorável por parte do relator Aldo Rebelo", disse.
A SBPC e a ABC também pediram a Maia que neste momento seja pensado apenas na solução para o decreto que pode colocar na ilegalidade pequenos agricultores. O Decreto 7.029/09 determina prazo e estabelece punições para os produtores rurais que não regularizarem as reservas legais. De acordo com o código em vigor, a punição se inicia em 11 de junho próximo.

Cida Fonseca será a nova diretora da EFAORI

A professora Aparecida Maria Fonseca, a Cida, será a nova diretora da EFAORI - Escola Família Agrícola de Orizona. Cida foi escolhida pela diretoria do Centro Social Rural de Orizona, mantenedora da escola, para substituir o professor Cícero José da Silva, que irá assumir aulas no curso de Agronomia no IFG - Campus de Morrinhos.
Cida Fonseca é licenciada em Letras pela Faesci (atual UEG de Pires do Rio). De 1999 a 2001 foi monitora na EFAORI, quando também fez intercâmbio de estudos em países europeus como Espanha, Portugal, França e Bélgica. Depois trabalhou na UEG-Goiânia, participou de um grupo de extensão universitária sobre Pedagogia da Alternância na Universidade Católica de Brasília, onde concluiu a sua dissertação de mestrado nesta área. Por último trabalhou no Cedejor - Centro de Desenvolvimento do Jovem Rural, em Santa Catarina, e em uma escola da rede estadual na cidade de Caldas Novas. Cida é uma das maiores conhecedoras da Pedagogia da Alternância em nosso Estado.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Sítio eletrônico é criado em homenagem a Zé Conceição

Está prestes a ser lançado mais um espaço para a divulgação do trabalho artístico de um orizonense. A partir de uma iniciativa do vereador Franquilino  com a edição de Nilsinho Vaz, estará no ar em breve uma página com o objetivo de homenagear um de nossos mais brilhantes escritores, artista e poeta popular de nossa querida Orizona: o Sr. Zé Conceição. A página foi registrada com o endereço www.orizonabercoquerido.com e já pode ser acessada pelos internautas.
José de Sousa Peres, o Zé Conceição, nasceu na fazenda Taquaral de Baixo (Orizona-Goiás), em treze de abril de 1952, filho de Altaídes José de Sousa e de Maria da Conceição de Sousa, ambos agricultores. Zé estudou na Escola Rural de Firmeza, do professor Salviano, no Grupo Escolar do Taquaral de Baixo, no Taquaral do Meio e no Taquaral Capela, tendo como professor o Sr. Achiles Araújo e Dona Ana.
Sempre foi, segundo o mesmo, um apaixonado pela natureza, pela família e pela poesia. Confessa que desde criança teve uma grande criatividade, fazendo versos para ele mesmo. A timidez e a humildade impediram que demonstrasse o seu sonho. Um dia teve coragem e mostrou para a esposa e ela se impressionou.
A partir daí passou a mostrar os trabalhos a outras pessoas, sendo elogiado pela comunidade e familiares, que incentivaram a editar um livro, expressando os sentimentos nos versos. Em 2000 e 2002, participou das duas edições da Coletânea Orizona em Prosa e Verso. É também o autor da letra do Hino de Orizona. Em 2008, lançou o seu primeiro livro entitulado “Sentimentos de um Poeta”, pela Editora Deescubra. Em todos esses trabalhos vale destacar o apoio de colegas como Olímpio Pereira Neto, Sebastião Eduardo, Dona Inês, João Baiano, entre outros.
Zé Conceição é casado com Tereza de Jesus. Juntos tiveram dois filhos: Ricardo e Simone. Zé trabalhou na SANEAGO por 21 anos e hoje é aposentado por tempo de serviço.

Campanha de Vacinação contra a Influenza começou hoje

A Campanha de Vacinação contra a Influenza começou hoje, 25 de abril. Às 8 horas, o secretário da Saúde, Antônio Faleiros, abriu oficialmente a campanha no Cais Deputado João Natal, antigo Cais Vila Nova, que fica na Avenida Industrial, qd. 3, lt. 16. Às 15 horas, ele comparece ao Centro Social Dona Gercina Borges, à Avenida Benjamin Constant, nº 239, em Campinas. Até o dia 13 de maio, crianças de seis meses a dois anos, idosos, populações indígenas, gestantes e profissionais da saúde podem ser imunizados contra três tipos de vírus da gripe, entre eles o da H1N1. A meta é vacinar mais de 660 pessoas no Estado.
A campanha ainda não iniciou em Orizona, já que por problemas de logística a vacina ainda não chegou em no município, mas a vacina deverá estar disponível nesta quarta-feira (27). Dia 30 de abril (próximo sábado) tem o Dia D da campanha. Neste dia, de 8 às 17 horas a vacinação poderá ser feita no Posto de Saúde do bairro Santa Maria, Praça do Lazer e nos Centros de Saúde dos bairros Nossa Senhora de Fátima e Santa Luzia.