sexta-feira, 3 de junho de 2022

Orizona recebe 2ª Etapa da Copa Verão Velocross neste final de semana

REDAÇÃO
- Neste final de semana, outro evento promete movimentar a cidade de Orizona. Realizado pelos vereadores Nagibinho Duarte e Flávio Dias e pelo produtor rural Edson Geraldo de Sousa (Cocá), acontecerá de 04 a 05 de junho, a 2ª etapa da Copa Verão Velocross.
Dentro do Circuito do Campeonato Goiano Velocross 2022, as competições serão realizadas na AABB de Orizona.

Foto: Moto on-line.

Começa nesta sexta-feira o Forró Show 2022, promovido pela Prefeitura de Orizona

DA REDAÇÃO
- Inicia nesta sexta-feira, 03 de junho, a programação festiva do Forró Show 2022, que acontecerá no Estádio Municipal Dom Antônio Ribeiro de Oliveira, promovido pela Prefeitura Municipal de Orizona. Os portões serão abertos diariamente a partir das 19 horas, com entrada gratuita.
O espaço oferecerá atrações como barracas de comidas típicas, gastrobares, área para crianças (rua do Lazer, segurança especializada e controle sanitário. Neste primeiro dia haverá apresentação cultural com a Quadrilha Buscapé e shows musicais com Lu & Luan; Derick & Eduardo; Edinho Sanfoneiro; Pedro Paulo; Edi Júnior & Sandro; e Renato Sanfoneiro. No sábado (04), a atração principal será a dupla Edy Britto & Samuel.
Sobre a segurança, será proibida a entrada com bebidas alcoólicas e a equipe responsável pela segurança fará controle com detectores de metais. Do ponto de vista sanitário, a Prefeitura está recomendando o uso de máscaras faciais dentro do espaço do evento.

quarta-feira, 1 de junho de 2022

Confira o calendário de vacinação contra a COVID-19 para o restante da semana

PMO/SMSA Prefeitura Municipal de Orizona, através da Secretaria Municipal de Saúde de Orizona, informou em suas redes sociais, a programação do restante desta semana, da vacinação contra a COVID-19:
02 de junho de 2022 (quinta-feira):
- 3ª DOSE para pessoas de 12 A 17 ANOS que receberam a 2ª DOSE HÁ 4 MESES.

03 de junho de 2022 (sexta-feira):
- 1ª DOSE para PESSOAS com 18 anos e mais;
- 3ª DOSE para PESSOAS que receberam a 2ª DOSE HÁ 4 MESES.

A vacinação acontecerá no horário das 8 às 14 horas, na Unidade Básica de Saúde do bairro Santa Maria II.

Morreu em Goiânia antropólogo nascido no município de Orizona

DIÁRIO DE GOIÁS
- Morreu na noite deste sábado, 28 de maio, em Goiânia, aos 78 anos, o professor e antropólogo Rômulo Pinto de Souza, figura conhecida no meio acadêmico, após desenvolver um quadro de trombose e embulia pulmonar. Formado em Letras e Antropologia, o professor era dono de um dos maiores acervos das etnias Xavante e Bororo do Estado.
Em casa, no tradicional bairro de Campinas, Rômulo recebia os alunos e transformou um dos cômodos em um verdadeiro museu, com peças e artefatos produzidos pelos nativos em tribos de Goiás, Mato Grosso e Pará.
Rômulo ajudou a criar o Museu Antropológico da PUC Goiás doando peças de seu acervo. Trabalhou na Funai pesquisando, conhecendo e defendendo a cultura indígena brasileira.
Rômulo Pinto de Souza nasceu em Orizona, Goiás, e desde cedo mostrou um grande interesse pela leitura, estimulando a se mudar bem logo do município. A paixão pela linguagem o fez seguir carreira como professor. Função que exerceu ao longo de mais de 50 anos. O professor ministrava aulas de português, inglês, além de ser fluente em francês e espanhol.
Foi professor do Colégio Santa Clara e, por muitos anos, esteve a frente das salas de aula do Colégio Delta em Anápolis e em Goiânia. Também deu aula no Colégio Classe, na capital.
Nos últimos anos, Rômulo se dedicou a dar aulas particulares de inglês e português em casa. Assim ele fazia amigos e incentivava a todos sobre o poder da informação e da leitura.
O professor era conhecido ainda por emprestar livros e também por dar dicas de filmes, documentários e artigos científicos aos alunos. Ele também analisava a formação cultural de povos e nações espalhadas pelo mundo e contribuía com dados científicos em teses de mestrado e doutorado de diversas áreas.

Texto de Leonardo Calazenço, extraído do Diário de Goiás.

terça-feira, 31 de maio de 2022

Mulher é encontrada morta em carvoaria no município de Orizona

POLÍCIA
 - Desde a década de 1980, as carvoarias se instalaram com mais intensidade e a atividade de extração de madeira para produção de carvão ocupou boa parte das áreas de cerrado do município de Orizona e de todo o Estado de Goiás, tendo aberto caminho para a produção de cultivos anuais, que atualmente tem grande impacto na economia local e regional. Reduzida a atividade da produção de carvão para as siderúrgicas, atualmente as carvoarias, em menor número e volume, tem outras finalidades, predominando a produção de carvão para atender a demanda de produção de carvão para churrasco.
Desde os tempos mais remotos dessas atividades, foi comum o convívio intenso de trabalhadores e trabalhadoras, muitos vindos de outros Estados, em busca de sobrevivência e dispostos a enfrentar o perigo de uma atividade de bastante risco, dado o modo que ocorre, lidando com o fogo e com o vácio necessário dentro dos fornos, além das situações de conflito. Por isso, não deixa de ser comum, notícias de acidentes e mesmo tragédias nesses espaços.
Com amplo espaço na mídia, foi o que ocorreu neste final de semana na área rural do município. No dia 29 de maio, último domingo, o Batalhão Rural da Polícia Militar foi acionado por conta de um incêndio em uma carvoaria próximo ao povoado de Buritizinho, no município de Orizona. No local os policiais depararam com o corpo carbonizado da Sra. Ilda Rodrigues da Silva, 40 anos, natural do distrito de Domiciano Ribeiro, município de Ipameri/GO. Segundo relato do esposo da vítima, que trabalha na carvoeira, a mesma chegou na carvoeira por volta das 10 horas da manhã com o intuito de auxiliá-lo na retirada do carvão, porém a mesma havia ingerido bebida alcoólica sendo avisada do perigo.
Ainda segundo relatos do esposo, enquanto o mesmo buscava água no córrego há aproximadamente 100 metros do local, a mesma possivelmente abriu o forno, momento em que ocorreu o incêndio. Ao buscar pela esposa, a encontrou dentro do forno já caída, momento em que tentou retirá-la do local, conseguindo arrastá-la somente até a entrada do forno devido ao calor e a fumaça, sendo que o corpo estava tomado pelo fogo.
O corpo carbonizado ficou no local sendo o perímetro isolado pelos policiais do Batalhão Rural até a chegada da Polícia Técnico Científica e o Instituto Médico Legal.
Diante da situação, o esposo da vítima, Sr. Carlos Roberto da Conceição da Silva, 36 anos, natural de Caxias-MA, entrou em grave estado de choque sofrendo repetidas convulsões, momento em que a equipe de policiais do Batalhão Rural realizou os primeiros socorros e, devido à distância para atendimento médico urgente, transportaram-no para a Unidade de Pronto Atendimento da cidade de Orizona.
Sobre esse episódio, o inquérito Policial Militar será encaminhado e adicionado aos autos do processo.


Informações e imagens: Polícia Militar/ Batalhão Rural.