quinta-feira, 2 de maio de 2013

A Antiga Sede da Propriedade Rural de meu Avô na Região de Firmeza

OPINIÃO - Recebi esta verdadeira obra de arte de presente do grande amigo, o professor Paulo Acácio de Sousa, atual secretário municipal de Educação de Orizona. A imagem representa a antiga sede de fazenda onde moraram meus avós paternos Antônio José de Lima e Catarina Maria de Lima, na comunidade de Estiva de Cima, região de Firmeza (Orizona-GO).
O casarão provavelmente foi construído no final do século XIX, por José Pereira de Castro. Depois disso, segundo a poetisa Inês de Castro, moraram na residência Pedro Pereira, Antônio Silvério, José Adalto e a família de Antônio de Lima, que se viu obrigada a demolir a mesma no ano de 2012, já que os riscos de desabamento eram grandes e a família não tinha condições financeiras de fazer a sua restauração.
Meu pai João Bôsco de Lima e seus outros seis irmãos cresceram ali. Os netos mais velhos também puderam correr pelos seus cômodos enormes de assoalho liso e barulhento. Lembro que a maior aventura era entrar pelo alçapão que dava para o porão da casa, muito escuro e onde às vezes os morcegos nos assustavam. Era muito bom saltar por suas grandes janelas azuis. Os biscoitos e doces feitos pela avó Catarina eram uma perdição.
Confesso que poucas vezes fiquei tão emocionado por um presente como este dado pelo amigo Paulo Acácio. O artista, aliás, que tem uma produção vasta, espalhada por Orizona e por outros municípios do país, tem se dedicado ultimamente em resgatar através da pintura o patrimônio arquitetônico do meio rural de Orizona. Outras obras prontas retratam casas de fazenda como as antigas sedes do Sr. Abel Pereira e de Nilson Nicoli. Mais trabalhos com a sua assinatura podem ser encontrados em artistapauloacacio.blogspot.com.br. Todos os seus trabalhos estão à venda. Maiores informações: (64) 3474-1286 ou pelo e-mail artistapauloacacio@gmail.com.

0 comentários:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicado comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo o quadro de comentário do blog, ele ainda apresenta a opção comentar anônimo, mas, com a mudança na legislação

....... NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIO ANÔNIMO....