segunda-feira, 12 de dezembro de 2022

Curiosidades históricas de Orizona em Região - II

Continuaremos tratando de curiosidades históricas do Município de Orizona e municípios vizinhos, ou de fatos que ocorreram em outras localidades, mas com vínculos no município. A essa coleção, damos o nome de “Efemérides”.
Efeméride pode ser um acontecimento relevante que é lembrado em seu aniversário. Os eventos que, por suas características, permanecem na história e são lembrados com o passar do tempo, constituem efemérides. Também se chama efemérides à celebração desses aniversários e ao comentário orientado para os acontecimentos de cada jornada.
O que pretendemos aqui pode ser algo parecido. Visamos registrar fatos históricos e acontecimentos de instituições, pessoas e famílias (batizado, nascimento, casamento e óbito) de pessoas que viveram em Orizona em regiões adjacentes nas últimas duas décadas ou mais. Por sua extensão, dividiremos essa história em mais de um texto, para não ficar muito extenso. Evitaremos citar fatos conhecidos ou já publicados, mas isso não é uma regra. E dessa vez, ampliamos as épocas, com fatos entre os séculos XVII e XIX. Sigamos em frente.

04/01/1894: morreu em Santa Cruz a Sra. Anna Francisca Ferreira, sogra do juiz Francisco Joaquim Marques e bisavó de Egerinêo Teixeira, ex-prefeito de Campo Formoso (Orizona). Deixou 10 filhos, 34 netos e 28 bisnetos.

07/01/1760: Foi batizado em Santo Amaro/MG, Luiz Fernandes de Castro, filho de Pedro Fernandes de Castro e Ignácia Ferreira de Jesus, pioneiros desta família em Minas Gerais.

12/01/1986: Dom Antonio Ribeiro de Oliveira, bispo diocesano de Ipameri, toma posse como Arcebispo Metropolitano de Goiânia.

13/01/1986: Acontece no Clube Recreativo de Orizona o 1º Festival de Música de Orizona.

28/01/1906: Faleceu Silvério Pereira Caixeta, esposo de Maria Antonia de Oliveira (morta em 12/02/1903). O casal teve como herdeiros, Nelson, Maria Silvéria, Honorato, Floriana (esposa de Ananias Canedo), Amador, Alfredo, Gustavo e Delmiro Pereira Caixeta.

06/02/1855: Nasceu em Luziânia-GO, Cassiana da Cunha Telles, filha de Simeão Lopes Estelita Zedes e Anna da Cunha Coutinho. Casou com Antonio Fernandes de Castro, filho do Cap. Joaquim Fernandes de Castro e Maria Rosa do Carmo. O casal teve 11 filhos, além de outro que faleceu recém-nascido.

17/02/1950: Faleceu na fazenda Pontinhas, com 71 anos, Virgolino Fernandes de Castro, filho de Antonio Fernandes de Castro e Cassiana da Cunha Telles. Foi casado em 1ª núpcia com Mariana Cândida de Bonfim e em 2ª, com Cassiana de Sousa Bastos.

05/03/1896: Faleceu Flávia Vieira da Cunha, filha do Cap. José Pereira Cardoso e Anna Luísa da Cunha, esposa de Manoel Luiz Fernandes.

18/03/1865: Nasceu em Bonfim (Silvânia) Henrique Silva, filho de Francisco José da Silva e Ana Luísa Rodrigues de Moraes. Foi jornalista, político e militar, integrando a Comissão Exploradora do Planalto Central.

01/04/1913: Morreu Joaquim Gregório Pereira, morador da fazenda Firmeza, onde era agropecuarista, ferreiro e possuía uma farmácia. Era esposo de Carolina Maria do Carmo, filha de Escolástica Maria do Carmo e José Pereira Cardoso Primo.

03/04/1905: Nasceu em Campo Formoso, Benedito Silva, filho de Minervino Silva e Maria Gerônima Silva. Foi um renomado intelectual, servidor público, escritor e conferencista. Faleceu no Rio de Janeiro em 12 de fevereiro de 2000.

24/04/1833: Casou na Matriz de Santa Cruz, José Archanjo Correa, filho de Jozé Correa Peres e Maria Joaquina de Jesus (natural de Patrocínio-MG), com Angela Pereira de Faria, filha de Joaquim Pereira de Faria e Januária Ribeiro de Miranda (natural de Santa Cruz-GO)

02/05/1956: Faleceu na Fazenda Firmeza, Ramiro Policena Rosa, filho de Augusto Policeno Rosa e Maria Rosa de Mesquita.

10/05/1838: Na matriz de Santa Cruz, casaram Joaquim Vaz da Costa, filho de João Vaz da Costa e Roza Maria de Jesus; com Maria Antonia de Jesus, filha de Pedro Vaz da Costa e Maria Antonia de Jesus. Celebrou o padre Antonio Ferreira de Lima. Os noivos eram naturais de Araxá-MG.

11/05/1892: Faleceram em Carangola-MG D. Philomena Brettas e o filho João. Em 19 do mesmo mês foi a vez do esposo Manoel Gomes Tolentino, juiz de direito substituto de Manhuaçu, ambos de febre amarela. Eram pais e irmão do médico e farmacêutico orizonense Enéas e Euclydes Brettas, respectivamente.

15/06/1876: O presidente da Província de Goiás, Antero Cícero d’Assis, apresenta relatório a Assembleia Legislativa e informa que o seminarista Gomes Pereira da Silva tinha 38 alunos naquele ano no curso de Francês no Seminário Santa Cruz. Gomes foi vigário em Santa Cruz, Campo Formoso e Bonfim. Fez parte do Conselho de Intendência do primeiro; foi um dos principais responsáveis pela emancipação de Campo Formoso e a criação da freguesia (paróquia) de Nossa Senhora da Piedade.

29/06/1985: Inaugurado o Grupo Escolar Diolina Ferreira de Jesus, na fazenda Cachoeira, entre as propriedades de Joaquim José Vieira (Joaquim Branco) e Florentino Oliveira (Adalto).

10/07/1953: Faleceu de nefrite, Augusto Policeno Rosa, morador da Fazenda Firmeza e natural de Catalão. Era casado com Maria Rosa de Mesquita e genro de Cassiano José de Mesquita.

21/07/1912: Nasceu em Campo Formoso Florentino Vieira Pereira (Florentino Albino), filho de Maria José de Jesus e José Albino Vieira. Foi agropecuarista e político no município, sendo casado com Dorcelina Pereira e pai do escritor e professor Olímpio Pereira Neto.

29/07/1984: Em um único dia foram construídas 40 casas populares no alto do Gato Preto, em Orizona, surgindo ali a chamada Vila Mutirão. Foi uma parceria entre a população e governos municipal e estadual.

04/08/1941: Nasceu Sônia Maria Ferreira, filha de Joaquim Luiz Ferreira e de Leonina Gonzaga. É uma prestigiada escritora e professora natural de Orizona.

05/08/1895: O Conselho Municipal de Santa Luzia vota contra a representação que alguns habitantes das fazendas Piracanjuba e Mandaguaí fizeram à Câmara dos Deputados Estaduais, pedindo a anexação dessas duas fazendas ao Município de Orizona, que Campo Formoso era distrito. Na época, todo o território entre os rios Corumbá e Piracanjuba pertenciam a Santa Luzia.

11/08/1944: Morreu em Orizona Isaac Pereira de Castro, filho de Joaquim Gregório Pereira e Carolina Maria do Carmo.

11/08/1954: Morreu em Belo Horizonte-MG o professor, agropecuarista, político e jornalista silvaniense Antonio Euzébio de Abreu Jr., filho de Antonio Euzébio de Abreu e Elisa Maria de Sousa. Era pai de Antonio Americano do Brasil e foi professor de centenas de jovens que se tornaram brilhantes, entre estes, o ex-prefeito e ex-senador José da Costa Pereira.

22/08/1908: Nasceu em Campo Formoso, Benedito Pereira de Lima, filho de Isaac Pereira de Castro e Escolástica Maria de Lima. Foi casada com Altina Policena Rosa e pai, entre outros, de Vilon de Lima.

11/09/1703: Nasceu em Castrovicente, Bragança, Portugal, Pedro Fernandes de Castro.

11/09/1935: Nasceu na fazenda Areias, Laurindo Correa de Aquino, filho de Francisco Inácio Correa e Maria Tomaz de Aquino. Foi um importante agropecuarista e político de Orizona.

13/09/1902: Morreu na fazenda Cachoeira, Maria Felisbina de Jesus, viúva de Silvério Fernandes de Lima, naturais de Santana da Barra do Espírito Santo (município de Patos de Minas). Era mãe, entre outros, de José Fernandes de Lima, e avó de Adolpho Lima.

14/09/1604: Faleceu em São Paulo/SP, Antonio Rodrigues de Alvarenga. Natural de Lamego, Viseu, Portugal, foi proprietário, donatário e tabelião judicial e de notas de São Paulo. Era judeu sefardita, assim como o genro Sebastião de Freitas, ambos antepassados de famílias de Orizona.

14/09/1985: Inaugurada a nova sede da Emater-GO em Orizona, ao lado do Sindicato Rural e de frente para a Rodoviária.

17/09/1976: Governador Irapuã Costa Júnior assina contrato para a construção do Colégio Polivalente de Orizona, hoje CEPI MABEVE.

19/09/1913: Faleceu Venâncio Gonçalves Pereira, morador da fazenda Cachoeira, patriarca da família Venâncio Gonçalves de Orizona. Era esposo de Maria Justina de Jesus, filha de José Fernandes de Lima e Anna Justina de Jesus.

24/09/1984: Morreu em Goiânia-GO, Públio de Souza, político e militar cuiabano. Entre os cargos políticos, foi prefeito de Campo Formoso, Catalão e Santa Luzia (Luziânia). Era filho do Cel. João Pedro de Souza e de Clotilde Mendes.

29/09/1959: Encerramento da Tradicional Festa de São Miguel Arcanjo, da Cachoeira, que teve como festeiro Florentino Vieira Pereira. O vigário de Orizona na época era o padre Aldorando Mendes.

29/09/1959: Foi lançada a primeira edição do jornal O Pioneiro, fundado por Olímpio Pereira Neto, com participação inicial de Joaquim Pereira de Freitas, Silvio Mesquita e José Delcides Pereira.

01/12/1824: Nasceu na capital de Goiás, Vila Boa, Antonio Luis Bras Prego, filho do capitão porta-estandarte Gregório dos Santos Silva e de Delfina Antonia do Espírito Santo. Ordenou sacerdote com 31 anos de idade e foi um dos mais longevos na freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Santa Cruz. Teve importante atuação nas áreas rurais e no território dos Correas ou Campo Formoso, onde esteve por centenas de vezes, inclusive tendo dado a benção a primeira capela.

01/12/1920: Faleceu no Hospital dos Estrangeiros, no Rio de Janeiro/RJ, José Fernandes de Castro, vítima de câncer. Foi sepultado no cemitério São João Batista, no bairro de Botafogo. Tinha 75 anos de idade. Era esposo de Maria Silvéria de Castro e pai de quatro filhos, entre eles, o ex-vereador e ex-prefeito de Orizona, Rodolpho Fernandes de Castro.

02/12/1904: Nasceu em Jardinópolis-SP, Abel Pereira da Silva, Chegou em Campo Formoso em 29 de setembro de 1929. Casou com Anacleta de Jesus Silva, filha de João Ricardo de Souza e Maria Vargas. Foi motorista, servidor público, juiz de paz, relojoeiro, consertava vitrolas, máquinas de costura e veículos. Em São Paulo, foi jogador de futebol, atuando pelo Botafogo de Ribeirão Preto, Guarani de Campinas e XV de Piracicaba.

20/12/1930: Euclydes Tolentino de Figueiredo Brettas toma posse como prefeito de Campo Formoso, permanecendo até 18 de março de 1933, quando foi substituído por Alpheu Caixeta.

22/12/1949: Nasceu Joel Antonio Ferreira, filho de Joaquim Luiz Ferreira e de Leonina Gonzaga. Foi sacerdote e é escritor e professor universitário.

CONTINUA...

ANSELMO PEREIRA DE LIMA
(E-mail: anselmopereiradelima@gmail.com)

0 comentários:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicado comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo o quadro de comentário do blog, ele ainda apresenta a opção comentar anônimo, mas, com a mudança na legislação

....... NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIO ANÔNIMO....