sábado, 18 de maio de 2013

Hoje será lançado o CD de música cristã de Carlos de Jesus e Dulci Fernandes

DA REDAÇÃO - Acontece na noite deste sábado, 18 de maio, o lançamento do álbum "Cuida de Mim", dos cantores Carlos de Jesus e Dulci Fernandes. O evento de lançamento será realizado na Feira do Produtor Rural de Orizona, às 19:30 horas. Este será o segundo disco de Dulci e o quinto de seu esposo Carlos de Jesus.
O álbum, com dez músicas cristãs de autoria do casal, foi todo produzido no Stúdio M3.10 de Orizona e teve a produção musical e executiva dos próprios artistas. Na produção, há também as participações dos músicos Carlos Rogério, Pedro Paulo e Fernando e dos vocais de Neide Rosa e Lesly.
O trabalho teve o apoio e a participação de vários empresários, lideranças políticas e amigos, principalmente dos membros da Igreja de Cristo de Orizona, na pessoa do pastor Edilson Nascimento.

Escolas rurais participam da construção da Agenda 21 Escolar

ANA GUARANYS/ SANTAFÉ IDEIAS - A formação de adultos éticos, socialmente responsáveis e ecologicamente corretos é um dos principais objetivos da elaboração da Agenda 21 Escolar, que a Corumbá Concessões S.A. (CCSA) está levando a nove escolas rurais de sete municípios de abrangência da UHE Corumbá IV. Para a construção da Agenda 21 Escolar, que faz parte do Programa de Educação Ambiental (PEA) da CCSA, estudantes, professores e gestores educacionais levantam problemas de ordem ambiental e buscam soluções com a participação de outros segmentos da sociedade local. 
A Agenda 21 é um documento proposto durante a conferência mundial Eco-92, que aconteceu em 1992, no Rio de Janeiro, e prevê mais de 40 tópicos sobre o desenvolvimento sustentável. Hoje, os municípios brasileiros têm o compromisso de construir a sua Agenda Local, que serve de base para a elaboração da Agenda 21 Escolar. 
A partir da temática educação ambiental, a Corumbá Concessões está realizando diversas atividades nas escolas beneficiadas com o projeto, tais como palestras, workshops com alunos e reuniões com os professores. Para a construção da Agenda 21 Escolar, alunos, professores e gestores fazem levantamento dos principais problemas de ordem ambiental na escola e na comunidade, elencam as prioridades, sugerem soluções e buscam parcerias. 
Na opinião de Temízia Lessa, geógrafa e pedagoga responsável pela execução do Programa de Educação Ambiental, as escolas têm se envolvido nas atividades e os alunos têm mostrado muito interesse em participar. “O respeito que a escola tem pelo aluno ao chamá-lo para participar da Agenda 21 Escolar é que faz toda a diferença. Ele se sente parte e, então, se envolve no projeto”, explica. A comunidade ganha neste processo, ao formar valores éticos. “A formação de um sujeito ético, socialmente responsável, ecologicamente correto não fica dentro da escola. O conhecimento é produzido por alunos e professores e é levado para além dos muros da escola”, acrescenta. 
Na Escola Municipal Agrícola Lothar Schiller, de Alexânia, a equipe do projeto já realizou palestras e workshop com os 120 alunos, no início de maio, com o objetivo de identificar os problemas ambientais da escola. Destacaram-se a necessidade da coleta seletiva e reciclagem de resíduos sólidos e questões ligadas a relacionamento interpessoal. Esses mesmos problemas surgiram no diagnóstico feito pelos professores e gestores, durante reunião realizada no dia 9 de maio com a equipe do projeto. 
Para Temízia Lessa, os problemas de relacionamento entre alunos e de alunos com professores e vice-versa, comuns na maioria das escolas, são considerados na elaboração da Agenda 21 Escolar e a boa convivência na comunidade escolar é importante para se ter um ambiente saudável. 
A professora de educação ambiental da Lothar Schiller, Raquel Pereira, está entusiasmada com o modelo de trabalho desenvolvido de forma coletiva e ressalta a importância da participação dos alunos como multiplicadores do conhecimento em suas casas. “Através da Corumbá Concessões nós vamos trabalhar a educação ambiental, com o envolvimento de toda a escola. Vamos colocar a Agenda 21 Escolar para acontecer”, disse. 
Segundo a analista ambiental da Corumbá Concessões e coordenadora do projeto, Marinez de Castro, “nossa meta é que cada uma das nove escolas onde estamos atuando construam a Agenda 21 Escolar. Vamos fazer o acompanhamento e a observação dos ganhos que elas terão com o desenvolvimento desta agenda.” 
Reuniões para a construção da Agenda 21 Escolar estão acontecendo em escolas rurais de Santo Antônio do Descoberto, Silvânia, Luziânia, Alexânia, Abadiânia e Novo Gama.

Texto e Foto por Ana Guaranys/ Assessora de Comunicação da Santafé Idéias e Comunicação.

Morre com 89 anos o Sr. Manoel Ribeiro de Oliveira

DA REDAÇÃO - Faleceu as 23:20h desta quinta-feira, 16 de maio, um grande homem: Manoel Ribeiro de Oliveira, 89 anos, casado com D. Iracema de Aquino Ribeiro. Manoel é irmão do Arcebispo Emérito de Goiânia, Dom Antônio Ribeiro de Oliveira. Teve uma trajetória ímpar na história de Orizona, principalmente nos espaços da Igreja Católica e das organizações sociais do município. Foi um dos precursores das Comunidades Eclesiais de Base e fundador do Centro Social Rural de Orizona e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.
Foi casado por 70 anos com Dona Iracema, bodas de Vinho celebradas no dia 19 de janeiro deste ano. Segundo o seu neto Eugênio Aquino, o casamento em 1943 aconteceu enquanto o mundo assistia aos horrores da Segunda Guerra Mundial. Foi um casal apaixonado e diferente dos casais daquela época. 
O casamento foi celebrado na Residência do Sr. Pedro Morais (irmão da noiva) na Fazenda Pontinhas, Campo Formoso-GO (hoje, Orizona), em 16 de Janeiro de 1943, pelo Padre Aníbal Ruppi. Mas aquele não era casal como outros de sua época, que casavam “arranjados” pelos pais. Manoel e Iracema uniram-se no AMOR e transmitiram esse amor para a sua numerosa família que tinha início naquele dia. Foram 10 Filhos (7 homens e 3 mulheres), 7 Noras, 2 Genros, 37 Netos e Netas e 23 Bisnetos e Bisnetas. Todos estes criados no exemplo de AMOR e FÉ herdados do casal.
A casa de Manoel e Iracema sempre esteve de portas abertas ao acolhimento, sem nenhuma distinção de credo, cor e condição social. Ninguém saia de lá de mãos vazias. A partilha e a doação foram marcas forte do casal. Manoel Ribeiro esteve por muitos anos a serviço da Igreja Católica de Orizona e do Centro Social Rural de Orizona, que inúmeros benefícios concedeu ao município (Hospital, Creche, Lavoura Comunitária, Mapeamento do Loteamento Cidade de Orizona, entre tantos outros). Enquanto isso, Iracema cuidava do lar e da criação e educação dos filhos. 
Seu Manoel está foi velado em sua própria residência, na Avenida 7 de setembro, abaixo do Antigo Seminário. Por volta das 16 horas, um cortejo levou-o a Igreja Matriz de Orizona, onde foi feita uma celebração eucarística de envio, presidida por Dom Antônio e concelebrada por diversos padres (entre eles, Pe. Aparecido, Pe. Divino e Monsenhor Nelson). Na homilia, Dom Antônio destacou que seu irmão cumpriu integralmente a sua missão e que toda a sua conduta sempre foi pautada pelo tripé: Família, Igreja e Amor aos Pobres.
Religiosas, familiares e amigos estiveram presentes no momento. Na ocasião, Manoel foi homenageado pelo filho Manuel de Aquino, pelos Irmãos do Santíssimo (através de Gerson Pinheiro) e pelos Ministros da Eucaristia (através de Silvio Fernandes). Manoel foi sepultado a seguir no Cemitério Municipal de Orizona. Junto a seu corpo estava o colete vinho dos Irmãos do Santíssimo e um crucifixo.
Segundo o seu genro, Antônio Pereira de Almeida (Baiano), secretário municipal de Cultura, Seu Manoel viveu plenamente a fé e morreu como um anjo de Deus. Sentiremos sua falta, mas enaltecemos sua vida doada e partilhada com muitos na família na Igreja e na sociedade.
A foto acima foi tirada pela grande realizadora cultural da cidade de Santa Cruz de Goiás, Fátima Paraguassú, neste último domingo, 12 de maio. Juntos, estava o casal inseparável. 

* Texto com contribuições de Antônio Baiano e Eugênio Aquino.

Marrequinho: A Música Sertaneja Abre Caminho - Capítulo XXXVI

OPINIÃO - A partir de 1970 a música sertaneja, verdadeiramente deslanchou e começou a percorrer uma estrada mais larga, que seguia rumo ao cenário nacional. Na minha modesta opinião, os principais nomes que alavancaram essa nova fase e atingiram uma expressiva expansão de mercado, foram: “Christian & Ralf”, “Chitãozinho & Xororó”, “Milionário & José Rico”, “Sérgio Reis”, “João Mineiro & Marciano”, “Léo Canhoto & Robertinho”, “Mato Grosso e Mathias”, “Trio Parada Dura” e “Chico Rey & Paraná”. Mas, ainda haviam barreiras a serem vencidas, obstáculos a serem transpostos e tabus a serem quebrados para que a conquista fosse totalmente alcançada. 
Então, Goiás, mais uma vez, mostrou seu potencial artístico sertanejo, e, presenteou o Brasil com as duplas: Leandro & Leonardo e Zezé Di Camargo & Luciano. Aí, juntou a fome com a vontade de comer. Aconteceu a chamada "explosão da música sertaneja”. 
A juventude brasileira se identificou imediatamente com a "nova" música sertaneja, e, com seus intérpretes. Porque, eram jovens cantando para jovens. Era o que faltava, para se completar o círculo de apreciadores da genuína música brasileira, a música sertaneja. 
Um pouco mais tarde, surgiu a dupla: Bruno & Marrone (goianos, claro), fortalecendo ainda mais, as amarras de ligação entre o novo segmento da música sertaneja, com o público de todo o território nacional. O prestígio de alguns de seus intérpretes atravessou fronteiras, abriu as portas da América Latina, parte da América do Norte, da Europa e até mesmo da Ásia. Foi a confirmação de que, finalmente, a arte despretensiosa, nascida da simplicidade do sertanejo brasileiro, havia sido detectada pela sensibilidade de gente de todas as partes e de todas as camadas sociais. 
E, mais reforços foram chegando. Novos valores aparecendo e também algumas duplas da velha guarda, depois de algum tempo no ostracismo ressurgindo, com força total. 
Dos novos valores, eu citaria: 
“Mattão & Monteiro”, “Felipe e Falcão”, “João Paulo e Daniel”, “Gian e Geovane”, “Rick e Renner” e “Rio Negro e Solimões”. Da velha guarda: “Teodoro & Sampaio”, “Gino & Geno”, “Gilberto & Gilmar”, “Sérgio Reis”, “Christian & Ralf”, “César & Paulinho”, “Milionário & José Rico” e “Di Paullo & Paulino”. 
Não pretendo polemizar nada, nem contradizer ninguém. Só estou registrando o que vi e o que sei. Porque eu estava lá, como espectador, o tempo todo. 

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Secretaria de Saúde e Conselho Tutelar realizam mobilização contra a Violência Sexual a Crianças e Adolescentes

DA REDAÇÃO - Por ocasião da Semana Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a Equipe II da Estratégia de Saúde da Família da secretaria municipal de Saúde de Orizona realizou, juntamente com o Conselho Tutelar, mobilização para orientar a toda a população sobre a necessidade de levar a sério esta questão.
No início da manhã, os profissionais de saúde e conselheiros tutelares concederam entrevista ao locutor Joãozinho Albino, da Rádio Orizona FM. A seguir, promoveram pedágio no Centro da cidade, onde pararam motoristas e distribuíram material orientativo. Apesar de ser um problema que geralmente acontece silenciosamente, acontece com muita frequência em nosso município e a população não pode simplesmente tratar com indiferença.
Segundo material produzido pelo NASF - Núcleo de Atenção à Saúde da Família, o abuso sexual acontece quando um adulto, homem ou mulher, busca satisfazer seus desejos sexuais com uma criança ou um adolescente. Já a exploração sexual ocorre quando a criança ou o adolescente faz sexo em troca de algum benefício, como dinheiro, comida, roupas, lugar para dormir, etc.
As formas mais comuns de abuso são:
- Tocar ou acariciar os órgãos genitais de crianças ou adolescentes;
- Ter relação sexual com crianças ou adolescentes;
- Obrigar ou estimular a criança e o adolescente a tocar nos órgãos genitais dos adultos;
- Fazer com que a criança ou o adolescente veja adultos se masturbando ou praticando relação sexual;
- Falar sobre relações sexuais ou fazer com que a criança/ adolescente veja revistas ou sites pornográficos;
- Fotografar ou filmar crianças e adolescentes nus, em posturas eróticas.
Geralmente quem abusa são pessoas que as crianças e os adolescentes conhecem: pai, mãe, padrasto, madrasta, avô, avó, tio, tia, irmãos, amigos da família, entre outros. É uma pessoa aparentemente normal e que nem sempre age de forma agressiva.
Os principais sinais de abuso são o aparecimento de hematomas pelo corpo, infecção na região abdominal e genital (dor, coceira e/ou sangramento), gravidez precoce, depressão, dificuldades para dormir, alterações súbitas de comportamento (agressividade, abatimento profundo, choro sem causa aparente, medo, ansiedade) e manifestações de incômodo ao ser tocado(a).
É necessário encorajar seu filho(a) a contar sobre qualquer pessoa que esteja agindo de maneira que o(a) preocupe, o deixa infeliz, confuso e com medo. Saiba sempre onde ele(a) está, com que quem e o que está fazendo. Ensine a não aceitar convites, dinheiro, comida e favores de estranhos, especialmente em troca de carinho e supervisione sempre o uso da internet.
Em caso de suspeitas, incentive a criança e/ou adolescente a falar sobre o ocorrido, mas sem pressionar. Fale sempre em ambiente isolado, para que a conversa não sofra interrupções e nem seja constrangedora. Evite tratar do assunto com aqueles(as) que não poderão ajudar. Converse de um jeito simples e claro para que a criança e/ou adolescente entenda o que está querendo dizer e esclareça-o(a) que não tem culpa alguma.
Constatados os elementos, denuncie e procure ajuda de um profissional. As denúncias podem ser feitas na Polícia Militar (190), Polícia Civil (197), Ministério Público (em Orizona, pelo telefone 3474-1622) ou pelo Disque Denúncia Nacional de Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (190). Ajuda profissional poderá ser buscada também as unidades de saúde, na secretaria municipal de Saúde (3474-1427) ou na secretaria municipal de Ação Social (3474-1617).
É preciso a atenção, porque a maioria dos casos não deixa vestígios físicos evidentes e após ser vítima desta violência, os traumas poderão acompanhar a vítima até a velhice.

* Com informações do NASF/ Secretaria Municipal de Saúde.

Confira as Ocorrências Policiais efetuadas pela PM de Orizona nesta última semana

POLÍCIA MILITAR/GO - Confira o resumo das principais ocorrências policiais efetuadas pela Polícia Militar de Orizona nestes últimos dias. As informações são do Tenente Dário Barbosa, comandante do  3º Pelotão de Orizona.


Celulares, droga e armas apreendidas pela PM no presídio de Orizona 


Nesta sexta-feira, 17 de maio, durante revista nas celas do presídio da cidade de Orizona-Go, foram encontrados pela Polícia Militar (GPT), vários aparelhos celulares, droga e arma branca (faca), escondidos nos pertences dos detentos (foto). Todo material foi apreendidos e entregues à autoridade competente (Delegado) para as providências cabíveis. 


Polícia Militar encontra menores de posse de celulares furtados em Orizona 


Após levantamento o serviço de inteligência do 11º BPM chegou até o menor L. C. que estava de posse de dois aparelhos celulares furtados em uma loja localizada no centro de Orizona no último final de semana. O menor relatou que esteve no estabelecimento na madrugada do dia 12 de maio (domingo) na companhia de outro menor L. R. e mais uma terceira pessoa, conhecida pela alcunha de "Broca", este de maior idade, porém o alarme disparou, obrigando os mesmos evadirem sem levar nada.
Na madrugada do dia seguinte, 13 de maio, os mesmos envolvidos retornaram ao local, furtando vários aparelhos celulares e tablets. Um dos envolvidos, o de maior idade, foi encontrado pela PM em uma clínica de recuperação na cidade de São Miguel do Passa Quatro, onde havia se internado no dia 14 (terça-feira) e juntamente com os menores envolvidos foram conduzidos à presença da autoridade competente para as providências. 


PM prende autores que invadiram o Pelotão da PM para furtar peças de motocicletas apreendidas em Orizona 


Após verificação no sistema de monitoramento (câmeras) do Pelotão da Polícia Militar de Orizona, foi verificado que dois indivíduos até então desconhecidos havia invadido o pátio do Pelotão no período noturno e furtado algumas peças de motocicletas apreendidas. De posse das imagens foi possível chegar até as pessoas de Valmir Cassimiro Barbosa e do menor W.A. G. O, de 16 anos, autores do furto, bem como de Josimar Matias da Silva, que havia receptado um carburador. Os autores assim como o receptador foram encaminhados à Delegacia de Polícia de Orizona, onde foram autuados pelos respectivos crimes (furto e receptação) e todas as peças foram recuperadas. 

Porte Ilegal de Arma em Orizona

No último dia 10, a Polícia Militar foi acionada sobre uma denúncia de porte ilegal de arma, que tinha como autores os jovens Erick Michael Ferreira de Rezende de 18 anos e L. F.C de 17 anos, os quais estavam de posse de uma espingarda cartucheira, cal. 28.
No local o autor Erick foi preso e conduzido a Central de Flagrantes em Pires do Rio-Go, e em seguida liberado através de pagamento de fiança. O menor envolvido evadiu-se do local, não sendo localizado.

Fonte: Ten Dário - Cmt do 3º Pelotão de Orizona