sábado, 18 de maio de 2013

Escolas rurais participam da construção da Agenda 21 Escolar

ANA GUARANYS/ SANTAFÉ IDEIAS - A formação de adultos éticos, socialmente responsáveis e ecologicamente corretos é um dos principais objetivos da elaboração da Agenda 21 Escolar, que a Corumbá Concessões S.A. (CCSA) está levando a nove escolas rurais de sete municípios de abrangência da UHE Corumbá IV. Para a construção da Agenda 21 Escolar, que faz parte do Programa de Educação Ambiental (PEA) da CCSA, estudantes, professores e gestores educacionais levantam problemas de ordem ambiental e buscam soluções com a participação de outros segmentos da sociedade local. 
A Agenda 21 é um documento proposto durante a conferência mundial Eco-92, que aconteceu em 1992, no Rio de Janeiro, e prevê mais de 40 tópicos sobre o desenvolvimento sustentável. Hoje, os municípios brasileiros têm o compromisso de construir a sua Agenda Local, que serve de base para a elaboração da Agenda 21 Escolar. 
A partir da temática educação ambiental, a Corumbá Concessões está realizando diversas atividades nas escolas beneficiadas com o projeto, tais como palestras, workshops com alunos e reuniões com os professores. Para a construção da Agenda 21 Escolar, alunos, professores e gestores fazem levantamento dos principais problemas de ordem ambiental na escola e na comunidade, elencam as prioridades, sugerem soluções e buscam parcerias. 
Na opinião de Temízia Lessa, geógrafa e pedagoga responsável pela execução do Programa de Educação Ambiental, as escolas têm se envolvido nas atividades e os alunos têm mostrado muito interesse em participar. “O respeito que a escola tem pelo aluno ao chamá-lo para participar da Agenda 21 Escolar é que faz toda a diferença. Ele se sente parte e, então, se envolve no projeto”, explica. A comunidade ganha neste processo, ao formar valores éticos. “A formação de um sujeito ético, socialmente responsável, ecologicamente correto não fica dentro da escola. O conhecimento é produzido por alunos e professores e é levado para além dos muros da escola”, acrescenta. 
Na Escola Municipal Agrícola Lothar Schiller, de Alexânia, a equipe do projeto já realizou palestras e workshop com os 120 alunos, no início de maio, com o objetivo de identificar os problemas ambientais da escola. Destacaram-se a necessidade da coleta seletiva e reciclagem de resíduos sólidos e questões ligadas a relacionamento interpessoal. Esses mesmos problemas surgiram no diagnóstico feito pelos professores e gestores, durante reunião realizada no dia 9 de maio com a equipe do projeto. 
Para Temízia Lessa, os problemas de relacionamento entre alunos e de alunos com professores e vice-versa, comuns na maioria das escolas, são considerados na elaboração da Agenda 21 Escolar e a boa convivência na comunidade escolar é importante para se ter um ambiente saudável. 
A professora de educação ambiental da Lothar Schiller, Raquel Pereira, está entusiasmada com o modelo de trabalho desenvolvido de forma coletiva e ressalta a importância da participação dos alunos como multiplicadores do conhecimento em suas casas. “Através da Corumbá Concessões nós vamos trabalhar a educação ambiental, com o envolvimento de toda a escola. Vamos colocar a Agenda 21 Escolar para acontecer”, disse. 
Segundo a analista ambiental da Corumbá Concessões e coordenadora do projeto, Marinez de Castro, “nossa meta é que cada uma das nove escolas onde estamos atuando construam a Agenda 21 Escolar. Vamos fazer o acompanhamento e a observação dos ganhos que elas terão com o desenvolvimento desta agenda.” 
Reuniões para a construção da Agenda 21 Escolar estão acontecendo em escolas rurais de Santo Antônio do Descoberto, Silvânia, Luziânia, Alexânia, Abadiânia e Novo Gama.

Texto e Foto por Ana Guaranys/ Assessora de Comunicação da Santafé Idéias e Comunicação.

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