terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Dia de Campo do Balde Cheio foi realizado em Gameleira de Goiás neste sábado

Mais de 200 pequenos produtores de Gameleira de Goiás se reuniram no último sábado, 11 de fevereiro, no Dia de Campo do Balde Cheio. O projeto implementado, desde 2010, pela CCSA - Corumbá Concessões S.A. e os parceiros Fundação Banco do Brasil e BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Social, em sete municípios do entorno do reservatório da UHE Corumbá IV, beneficiando diretamente cerca de 150 produtores da agricultura familiar. 
O Dia de Campo discutiu sobre o uso de tecnologias em pequenas propriedades que têm proporcionado maior sustentabilidade à produção de leite, a exemplo da produção de silagem de boa qualidade, pastejo intensivo bem manejado e adubação com uso de irrigação. O evento contou com as presenças do prefeito e do vice-prefeito de Gameleira de Goiás, respectivamente Fernando Borges e Waldney Pereira Dutra; do secretário de Agricultura João Bosco Resende; do secretário de Agricultura de Alexânia, Marcelo Nicolau Pinto; dos produtores da UD de Luziânia, Noé Rabelo e Ednaldo Meireles; e da representante da CCSA, a analista ambiental Ana Carolina Nunes, responsável pelo projeto Balde Cheio na empresa. 
O Dia de Campo foi realizado na Unidade Demonstrativa (UD) do município, de propriedade do produtor João Amauri Dutra, que funciona como uma escola para as propriedades vizinhas que fazem parte do projeto, as chamadas Unidades Assistidas. O evento apresentou aos participantes os resultados do Balde e discutiu sobre os fatores ligados à produção sustentável de leite, como gestão da propriedade rural, variedade de milho, ponto de corte e produção de silagem para melhorar a alimentação do gado e técnicas de adubação e manejo.
Em dois anos e meio de Balde Cheio, a família de João Amauri constata uma mudança significativa na propriedade. Para dar uma ideia dos resultados, ele conta que tirava 180 litros de leite por dia, de 25 vacas e que hoje já está com 45 vacas e consegue uma produção diária de 550 litros. Para armazenar o leite, ele adquiriu um tanque de resfriamento com capacidade para mil litros, que terá que ser substituído por outro maior. Um fato destacado durante o evento foi um vento forte com chuva que na semana passada destruiu entre 40 e 50% da lavoura de milho. “Vou ter que ensilar o milho com o que sobrou do vendaval, pois tenho que alimentar o gado na época da seca e, para isso, vou ter que plantar milho, com urgência, ainda nesse período de chuva”, disse João Amauri. Ele ressalta a vantagem de integrar o projeto: “Meu prejuízo seria bem maior se não fosse a ajuda dos parceiros de semente do Balde Cheio, que ficaram compadecidos com a minha situação e me doaram quatro sacas de semente.” 
Foi destaque no evento a informação sobre a construção do Centro de Apoio à Agricultura Familiar, que vai possibilitar a criação de uma cooperativa para reunir as 350 famílias produtoras de leite do município. Com esta cooperativa os produtores terão aumento do preço do leite e mais facilidades para comercializar o produto. A meta, no curto prazo, é construir uma fábrica de ração que irá beneficiar toda a região. Comoveu a todos a informação de que o Centro irá se chamar José Geraldo da Silva, em homenagem ao médico veterinário e técnico do Balde Cheio (falecido em setembro passado), que desenvolveu um trabalho importante na região. 
Para o vice-prefeito Waldney Dutra, o Centro de Apoio - que deverá ser concluído em três meses - vem atender às necessidades dos produtores do município, incluindo as famílias que participam do Balde Cheio, quanto à comercialização do leite e de outros produtos. “E como esta é uma grande região produtora de grãos, já estamos com o projeto pronto para a realização de um sonho dos produtores, que é a construção de uma fábrica de ração para atender Gameleira e os municípios vizinhos”, anunciou.
“É uma grande satisfação visitar esta propriedade e ver como tudo prosperou. Com a adoção destas tecnologias sustentáveis, os produtores participantes do Balde Cheio diminuíram seus custos e aumentaram sua renda propiciando aos seus familiares melhor qualidade de vida. Além disso, a propriedade é modelo para todos os produtores da região”, comentou a analista ambiental da CCSA, Ana Carolina Nunes. 
O blog Orizona em Foco dá destaque às ações do Projeto Balde Cheio porque tem como um dos grandes responsáveis pela sua implantação o médico-veterinário José Geraldo da Silva, saudoso "orizonense de coração", que veio de Minas Gerais para nossa terra e é um dos grandes responsáveis pelo fortalecimento da agropecuária local.


* Com informações e imagens de Ana Guaranys/ Assessoria de Comunicação da CCSA. Todos os direitos reservados.

0 comentários:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicado comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo o quadro de comentário do blog, ele ainda apresenta a opção comentar anônimo, mas, com a mudança na legislação

....... NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIO ANÔNIMO....