O tema escolhido pela CNBB - Comissão Nacional dos Bispos do Brasil para a Campanha da Fraternidade 2012 foi "Fraternidade e Saúde Pública". A Igreja Católica e outras Igrejas Cristãs pretendem fazer uma profunda reflexão sobre o SUS - Sistema Único de Saúde, na prática o próprio sistema de saúde pública no Brasil.
Os subsídios de preparação para a Campanha não fazem nenhuma alusão à paranormalidade ou ao curandeirismo. O lema "Que a saúde se difunda sobre a Terra" (Eclo 38,8) é bastante profético e muito "pé no chão", entendendo que para garantir uma saúde de qualidade não basta a fé em Jesus Cristo (que sempre esteve ao lado da pessoa doente e vítima de preconceitos). É necessário muito eficiência na gestão no nosso sistema de saúde pública. O material de estudo consulta especialistas e faz uma profunda defesa do SUS, considerando-o o modelo mais completo já criado.
O que falta é basicamente eficiência e honestidade na sua gestão, transparência e conhecimento da população por seus direitos. A nossa Constituição garante que "saúde é um direito de todos e um dever do Estado". Entendamos Estado como todos os poderes constituídos e todos os entes da federação: municípios, estados e governo federal. A campanha também refletirá sobre a importância da saúde preventiva e a necessidade de buscar uma vida saudável.
O tempo da quaresma começa na quarta-feira de cinzas, no dia 22 de fevereiro, quando inicia oficialmente a Campanha da Fraternidade 2012. Mas o debate, como é orientação da Igreja, deverá continuar pelo menos até o final deste ano litúrgico.
Em Orizona, os dirigentes estão recebendo formação para trabalhar em suas comunidades. Neste sábado (11) um grupo recebeu formação no Centro de Formação Paroquial José Ribeiro de Oliveira, antigo seminário. Essa formação voltará a acontecer no dia 25 de fevereiro, no mesmo local. Nos grupos também já começaram os estudos. O CEBI - Centro de Estudos Bíblicos de Orizona também estudou sobre o tema, em encontro realizado também no último sábado.
É muito importante conhecer mais sobre o tema. Ao ler este texto, reflita você também:
1. Em sua opinião, qual a importância do estudo deste tema?
2. Como você avalia a evolução da medicina em nosso país?
3. Já teve que recorrer ao SUS? Como você foi atendido(a)?
4. Você conhece os seus direitos como usuário(a) do SUS?
5. Quais cuidados você toma com sua saúde para evitar doenças?
* Texto por Anselmo de Lima. Imagem: divulgação/ CF 2012. Todos os direitos reservados.
0 comentários:
Postar um comentário
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicado comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo o quadro de comentário do blog, ele ainda apresenta a opção comentar anônimo, mas, com a mudança na legislação
....... NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIO ANÔNIMO....