A partir da meia noite do próximo dia 21, os relógios deverão ser adiantados em uma hora nas regiões centro-oeste, sul e sudeste do Brasil. A medida, que começa cinco dias depois do que no ano passado, vai durar até o dia 17 de fevereiro de 2013.
O principal objetivo do horário é tornar mais leve as redes de transmissão de energia durante os períodos do dia em que o consumo é mais intenso, como das 18h às 21h. Um relatório da NOS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) apontou que, na última edição, a economia equivalente ao consumo de energia de uma cidade do tamanho de Belo Horizonte durante dez dias. Em dinheiro, segundo o Ministério das Minas Energias, a economia foi de R$ 160 milhões.
No Nordeste, apenas a Bahia vai adotar a medida. Desde 2008, com um decreto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o horário de verão tem início no terceiro domingo de outubro e vai até o terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte.
* Texto extraído do Portal Correio do Estado. Todos os direitos reservados.
0 comentários:
Postar um comentário
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicado comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo o quadro de comentário do blog, ele ainda apresenta a opção comentar anônimo, mas, com a mudança na legislação
....... NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIO ANÔNIMO....