O Detran-GO realiza de 13 de fevereiro a 10 de abril a vistoria do transporte escolar em todo o Estado. Mais de 4 mil veículos serão inspecionados para verificar as condições dos itens de segurança e a documentação dos condutores. Os motoristas devem ter CNH categoria D, mais de 21 anos, ter feito curso específico e apresentar certidão negativa de antecedentes criminais. A vistoria do transporte escolar em Orizona será no dia 15 de março. A empresa vencedora de pregão para o transporte escolar da rede municipal e conveniada de ensino é a ATTEMO - Associação dos Trabalhadores no Transporte Escolar do Município de Orizona, presidida por Donizetti Oliveira, o Zetinho.
Cinco equipes farão a vistoria, conforme calendário divulgado. A vistoria é obrigatória. Proprietários ou prefeituras que perderem o prazo podem responder à ação civil, de acordo com termo de cooperação firmado com o Ministério Público. A partir de dezembro de 2013, os veículos devem ter, no máximo, dez anos de uso no caso de ônibus e microônibus e oito anos para os demais.
São quase quarenta dias da data desta publicação até a vistoria em nosso município. Esperamos que os proprietários que não mantém seus veículos em condições adequadas tomem providências mesmo que somente preocupados em não ter os seus veículos aprovados na vistoria.
Como professor nos últimos dois anos, usufrui do transporte escolar e juntamente com colegas de trabalho e estudantes, passei por situações bastante perigosas, como início de incêndio por mais de uma vez no veículo no qual era transportado, panes elétricas e mecânicas que fizeram o veículo ficar incontrolável e muitas outras situações embaraçosas. Se para um adulto isso é ameaçador, imagine para crianças de seis ou mais anos que usa o transporte diariamente.
* Texto por Anselmo de Lima, com informações do Portal de Notícias Goiás Agora. Todos os direitos reservados.
0 comentários:
Postar um comentário
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicado comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo o quadro de comentário do blog, ele ainda apresenta a opção comentar anônimo, mas, com a mudança na legislação
....... NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIO ANÔNIMO....