O secretário estadual de Indústria e Comércio e presidente dos Conselhos Deliberativos dos programas Produzir e Fomentar, Alexandre Baldy, presidiu ontem (07) pela manhã a primeira reunião de 2012 dos programas de incentivos fiscais do Estado.
Na ocasião foram aprovados sete projetos de industrialização, importação e exportação, no valor de R$ 552.465.879,00 milhões. Os municípios contemplados com as novas indústrias serão Anápolis, Alexânia, Hidrolândia, Porangatu e Orizona.
Após sua implantação, as novas indústrias vão incrementar a economia de Goiás em regiões de demandas importantes para agregação de valores, como em Orizona. Para o município foi aprovado um projeto de grande porte de uma usina de álcool, açúcar e energia elétrica.
Graças aos esforços do prefeito Felipe Dias, o parque agroindustrial de Orizona foi regularizado em 2009 junto à Goiás Industrial. Somente naquele ano foi pavimentado trecho do distrito agroindustrial e regulamentadas nove empresas. Com isso, abriram-se portas para novos investimentos.
Em 2010 um grupo de empresários e produtores rurais locais se associaram e estão se organizando e buscando investimentos para a implantação de uma unidade de processamento de óleo de soja e produção de ração, prometendo gerar centenas de empregos.
Uma usina de álcool em nosso município gerará empregos, atrairá pessoas e aquecerá a economia. Mas não podemos esquecer dos efeitos colaterais que um empreendimento como este pode trazer, a citar, fortes impactos ambientais (já que exige o aproveitamento de extensas áreas de terra e aplicação de tratos culturais conservadores) e graves problemas sociais (a maioria dos empregos gerados são de baixo nível e a maioria das empresas do setor tem resistência para garantir condições dignas ao trabalhador), sem citar um possível aumento da criminalidade nas adjacências da usina, ocasionada pelo aumento significativo da imigração.
* Texto por Anselmo de Lima, com informações do Portal de Notícias Goiás Agora. Imagem: divulgação. Todos os direitos reservados.
0 comentários:
Postar um comentário
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicado comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo o quadro de comentário do blog, ele ainda apresenta a opção comentar anônimo, mas, com a mudança na legislação
....... NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIO ANÔNIMO....