A Igreja de São Sebastião, de Silvânia (GO), está agora sob proteção da Secult - Secretaria de Estado da Cultura. O Conselho Estadual da Cultura decidiu pelo tombamento do imóvel como Patrimônio Cultural do Estado, conforme a publicação do Decreto nº 7.514, de 20 de janeiro de 2012.
O estado de conservação do imóvel é muito ruim. Em 2011, a igreja foi interditada pela Defesa Civil em razão de oferecer risco de desabamento das estruturas e alvenarias. Em fevereiro de 2011, técnicos da Superintendência de Patrimônio Histórico e Artístico e da Superintendência de Obras e Recuperação do Patrimônio da Secult Goiás realizaram vistoria do imóvel e constataram que as alvenarias apresentavam fissuras e trincas de caráter estrutural e problemas de infiltração entre outras danificações.
A partir de então, teve início um processo de estudo técnico da igreja, realizado pela Superintendência do Patrimônio Histórico e Artístico da Secult Goiás, que produziu um Dossiê Técnico comprovando os valores arquitetônicos, artísticos, históricos, simbólicos, culturais e religiosos do imóvel que preserva praticamente intactos elementos originais que lhe conferem a autenticidade histórica.
O conjunto desses atributos determina a significância da Igreja de São Sebastião e a relevância na manutenção de seus valores que não podem ser substituídos na história do município e do Estado, justificando assim a preservação desse monumento para as gerações futuras.
Ao ser tombado em nível estadual, a preservação do bem passa a ser de responsabilidade do proprietário, do morador e do Estado, conforme as legislações de tombamento - Lei nº 8.915 / 1980 e Decreto-Lei nº 25, de 30 de novembro de 1937.
* Com informação do Portal de Notícias Goiás Agora/ A Redação. Imagem: Divulgação/ Secult-Goiás. Todos os direitos reservados.
0 comentários:
Postar um comentário
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicado comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo o quadro de comentário do blog, ele ainda apresenta a opção comentar anônimo, mas, com a mudança na legislação
....... NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIO ANÔNIMO....