Nesta sexta-feira, 10 de fevereiro, as 9:30h, o vice-prefeito de Orizona Antônio Baiano e a secretária administrativa da UNEFAB - União Nacional das Escolas Famílias Agrícolas do Brasil (sediada em Orizona), Iara Ribeiro Silva, participarão de audiência com o ministro da Educação Aloisio Mercadante, juntamente com integrantes da coordenação do FONEC - Fórum Nacional da Educação do Campo, composta por representantes do MST - Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra, CONTAG - Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura, RESAB, Observatório da Educação do Campo da UNB, Fórum Catarinense de Educação do Campo da UFSC e Fórum Paraense de Educação do Campo da UFPA.
Pautando o conjunto das ações governamentais para assegurar o direito a escolarização aos povos do campo, a reunião, várias vezes reivindicada pelo FONEC, ocorre em um momento crucial das definições para a política de educação do campo no MEC, pois em abril deverá ser lançado o PRONACAMP - Programa Nacional de Educação do Campo.
Conforme Evandro Medeiros, membro da coordenação, espera-se nesta reunião constituir um canal mais eficiente de participação dos movimentos e organizações sociais e instituições que compõem o FONEC no debate e construção da politica governamental de educação do campo, considerando as efetivas demandas dos povos do campo e o acumulo pedagógico produzido pelas iniciativas dessa organizações e instituições, em especial, nas ultimas duas décadas.
Por certo o convite para a reunião, feito como iniciativa do novo ministro em atendimento a antiga reivindicação do FONEC, já demonstra o reconhecimento e legitimidade de nossa luta e construção histórica. Esperamos que este momento seja um marco e que se anuncie o começo de mais um período de grandes conquistas, acrescenta Evandro.
Antônio Baiano, presidente do Centro Social Rural de Orizona e da Associação das Escolas Famílias Agrícolas do Centro-Oeste e Tocantins, participa do fórum representando o movimentos CEFFAs - Centros Familiares de Formação por Alternância. Iara, que é esposa deste blogueiro, é pedagoga e egressa da Escola Família Agrícola de Porto Nacional (TO).
* Com informações de Evandro Medeiros/ FONEC. Imagem: Divulgação/ Senado. Todos os direitos reservados.
0 comentários:
Postar um comentário
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicado comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo o quadro de comentário do blog, ele ainda apresenta a opção comentar anônimo, mas, com a mudança na legislação
....... NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIO ANÔNIMO....