quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Eles querem ser protagonistas (oportunistas) do acaso

Como morador do município de Orizona*, nunca tive tantos conterrâneos como agora. São tantos novos cidadãos reivindicando o 'título honorífico' de orizonense que chego a ficar comovido (ironia à parte).
São pessoas sempre sorridentes, bem apessoados, amáveis e muito carismáticos. Saúdam-nos com afinco, nos abraçam, apertam a nossa mão, dizem que tem um amor profundo pela nossa gente e por nossa cidade. Depois, humildemente, dizem ser candidatos a alguma coisa e pedem nosso voto.
Tem, por exemplo, aquele fulano que diz ter nascido aqui, ter morado sempre por essas bandas, mas nem os seus supostos vizinhos têm lembranças de quando foi isso. Tem aquela senhora que afirma ser natural dessas terras, mas toda a sua vida política foi em outro domicílio. Lembro-me também daquele sicrano que diz que sua avó é daqui, sempre está presente em nossa cidade, mas enquanto deputado fez muito, muito pouco por Orizona.
Tem também o tal beltrano que tem parentes no município e por isso se acha no direito de também ser daqui. Esse até já conseguiu o tal título de cidadania, assim como o anterior, mas a única coisa que fazem de fato é cooptar algumas lideranças e alguns outros oportunistas em troca de favores pessoais e aconteça o que acontecer em 03 de outubro, no dia seguinte não tem nenhuma satisfação a dar, afinal já não devem pelos votos que obtiveram.
E esses citados e mais alguns outros que aparecem no apagar das luzes garantem que tem mais credibilidade que aquele outro que realmente mora na cidade, sempre teve (e ainda tem) vida social e política aqui e sempre lutou pelo nosso povo (digo isso em nome de minha consciência e coerência). Nesse sentido, faço um desafio a quem é de Orizona ou da Estrada de Ferro e está lendo este texto. Nessas eleições use o seu direito ao voto e tenha uma postura estratégica e coerente. Leve em conta o chão que pisa e tome cuidado com o assoprar da brisa que entra sorrateiramente pela manhã e vai embora ao final da tarde.
Vote em um candidato que realmente tenha domicílio na região, que sempre está aqui no meio do povo e que tenha uma vida pública irretocável e comprovadamente honesta. Dessa forma você não 'perderá' seu voto em 03 de outubro e não terá nenhum peso de consciência quando deitar e por a cabeça no travesseiro.
(* Esse humilde blogueiro se impressiona como podem as eleições tornarem esse vil instrumento de promoção pessoal e conquista de status e favores).

0 comentários:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicado comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo o quadro de comentário do blog, ele ainda apresenta a opção comentar anônimo, mas, com a mudança na legislação

....... NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIO ANÔNIMO....