sexta-feira, 31 de dezembro de 2010
Lula assina MP que reajusta mínimo para 540 reais
Luiz Inácio Lula da Silva aprovou o aumento do salário mínimo de 510 (cerca de 185 euros) para 540 reais (quase 203 euros). A informação foi confirmada pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, em conferência à imprensa, após uma reunião com o presidente Lula.
Governo Lula termina dia 31 de dezembro com quase 90% de aprovação. |
Guido Mantega mostrou-se satisfeito com o desempenho da economia nos oito anos de Governo, tendo destacado o recorde das exportações brasileiras, que devem ultrapassar os 200 mil milhões de dólares (cerca de 150 mil milhões de euros) este ano.
O responsável sublinhou também que o cenário econômico é amplamente favorável à continuação do crescimento sustentado do país, dando como exemplo o fato de a inflação estar controlada apesar das pressões inflacionistas no início e nos últimos meses do ano.
"Não há condições para a inflação sair da meta", disse o ministro, adiantando que a média da inflação é de 4,5% e que esta poderá flutuar entre 2,5 e 6,5%. O ministro da Fazenda admitiu uma redução da atividade em 2011 relativamente ao corrente ano, prevendo um crescimento da economia entre os 7,5 e os 7,7%.
E enquanto isso, o salário dos deputados, senadores e presidente da República aumentou 61,8%. Lamentável! (Jornal de Negócios).
quarta-feira, 29 de dezembro de 2010
Estado quita a folha de pagamento de dezembro
A Secretaria da Fazenda libera hoje (29) recursos para quitar a folha salarial de dezembro para 32 órgãos do Poder Executivo. Na relação estão as secretarias da Educação, Gestão, Indústria e Comércio, Agricultura, Emater, Mulher, Meio Ambiente, Cidades, Ciência e Tecnologia, Planejamento, Infraestrutura, Articulação Institucional, Governadoria, Vice-Governadoria, além das sete empresas em liquidação – Casego, Crisa, Prodago, Cerne, Metago, Transurb e Goiastur. Na lista estão ainda a Agel, AGDR, AGR, Agecom, Agehab, Agepel, Agetur, Fapeg e os Gabinetes Civil e Militar. Os servidores recebem os salários amanhã. (Agecom).
Orizona será Centro Organizativo das EFAs no Brasil
Orizona, que conta desde 1999 com a implantação da EFAORI - Escola Família Agrícola de Orizona e logo depois, passou a ser sede da AEFACOT - Associação da Escolas Famílias Agrícolas do Centro-Oeste e Tocantins, terá também a partir de 2011, a sede administrativa da UNEFAB - União Nacional das Escolas Famílias Agrícolas do Brasil. A organização é a entidade máxima de representação das EFAs no país e conta hoje com cerca de 150 escolas filiadas na maioria dos estados da federação.
A UNEFAB foi fundada em 11 de março de 1982, em uma Assembléia Geral, realizada no município de São Mateus, norte do Estado do Espírito Santo, após ampla discussão entre as Associações mantenedoras das EFAs.
O movimento das escolas rurais em regime de alternância em que trabalham as Escolas Famílias Agrícolas nasceu em 1935, a partir da iniciativa de três agricultores e de um padre de um pequeno vilarejo da França que prestaram atenção na insatisfação sentida pelos adolescentes, demonstrando atenção para com o meio em que viviam, desejando promovê-lo e desenvolvê-lo. O sistema pedagógico da alternância, no Brasil, teve seu início no Estado do Espírito Santo, em 1968, através do MEPES - Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo. Contou com apoio Pastoral da Igreja Católica e das lideranças comunitárias, a partir do Município de Anchieta - ES e sua ligação com a Itália, sob a liderança do Jesuíta italiano, Padre Humberto Pietrogrande.
A Missão da UNEFAB (acesse o sítio da entidade) é a de articular ações, parcerias, formular politicas, facilitar o intercâmbio e outras atividades afins a partir das demandas das associações locais e regionais, em vista de promover, por meio das Escolas Familias Agricolas, o desenvolvimeno sustentável e solidário do campo, através da formação dos jovens e suas familias, dentro dos principios da Pedagogia da Alternância.
Escolas trabalham em regime de alternância. |
A direção da UNEFAB já alugou um imóvel na Rua Getúlio Vargas, próximo à Itambé, onde funcionará a sua nova sede. Até então, a entidade estava sediada em Brasília e a mudança visa baixar custos com despesas administrativas. Atualmente, o presidente da entidade é Antônio Baroni Rocha, pai de alunos de uma EFA no Mato Grosso do Sul. (Fonte: sítio eletrônico da UNEFAB).
terça-feira, 28 de dezembro de 2010
Agepel revitaliza Museu Ferroviário de Pires do Rio
Agência Goiana de Cultura Pedro Ludovico Teixeira - Agepel inaugura amanhã, dia 29, a revitalização da Exposição de Longa Duração do Museu Ferroviário de Pires do Rio. A abertura do museu está marcada para as 10h30, com as presenças da presidente da Agepel, Linda Monteiro, e da diretora de Patrimônio, Tânia Mendonça. O museu fica na avenida Coronel Lino Teixeira de Sampaio, no Centro de Pires do Rio.
A obra faz parte de um projeto de revitalização das exposições de longa duração dos museus estaduais goianos realizadas pela Agepel de janeiro a dezembro deste ano, que também contemplou o Museu Pedro Ludovico, reinaugurado em novembro. Além da revitalização da exposição, o Museu Ferroviário passou por ampla restauração de seu espaço arquitetônico. A obra foi realizada pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Iphan este ano.
A revitalização envolveu a instalação de novos painéis e mesas expositoras de acrílico e aparelhos de audiovisual para exibição de vídeos. Uma das preocupações do projeto foi manter a originalidade da proposta de preservar a memória de ferrovia em Goiás, destacando a história da ferrovia, da cidade Pires do Rio e de seu povo em grandes painéis ilustrativos. Os painéis destacam a Memória dos Ferroviários, a Ferrovia no Brasil, A Estrada de Ferro Goyaz, As Estações Ferroviárias Goianas, A Ponte Epitácio Pessoa, A Cidade. Outros expõem texto e imagens da planta e fotos da cidade de Pires do Rio. (Jornal do Sudeste).
Orizona no Boletim Conjuntura Econômica Goiana II
Está disponível no site da Secretaria do Planejamento e Desenvolvimento (www.seplan.go.gov.br/sepin) a edição nº 16 do Boletim Conjuntura Econômica Goiana. Entre os temas abordados nos artigos de especialistas está uma análise da pecuária leiteira do município de Orizona, avaliação dos gastos com educação no período 2003/2009 e a inteligência e planejamento estratégico a serviço de Goiás.
Confira o texto "Análise socioeconômica da pecuária leiteira e o Desenvolvimento da atividade: um estudo dos produtores filiados ao Sindicato Rural de Orizona/GO" clicando abaixo da postagem. O estudo foi elaborado por Walquíria Rita Caixeta, Agda Arêdes, Adriano Paranaiba e Glaucia Rosalina Machado.
Conforme Vanuza Caixêta esclareceu a esse ordinário blog, é importante lembrar que tal pesquisa é fruto de trabalho monografico da ex-acadêmica da UEG-Unidade Silvânia, a orizonense Walquíria Caixeta, graduada em administração de empresas e servidora do Sindicato Rural de Orizona.
Foi umas das poucas pessoas a representar o estado de Goiás no congresso nacional da SOBER(Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural) realizado em julho/2010 na cidade de CAMPO GRANDE-MS, com a publicação de outro artigo semelhante a este que destaca a produção leiteira em orizona.
12ª Mini Maratona de Orizona será na próxima sexta-feira
A tradicional Maratona de Orizona, organizada por Vino, Hélder Gonçalves e Itamir Lorenzo volta esse ano em sua 12ª edição. O evento esportivo, que ganhou muita credibilidade em toda a região será realizado na próxima sexta-feira, dia 31 de dezembro, a partir das 16 horas, com saída e chegada na Praça do Lazer.
Para saber mais, clique na imagem para ver a premiação. |
A corrida de rua terá um percurso de 10 Km, pelas ruas do Centro da cidade. Neste anos, os corredores poderão se inscrever em cinco categorias: Atletas Visitantes, Atletas de Orizona, Atletas Feminino, Faixa Etária de 50 Anos Acima e Atletas Mirins com até 13 Anos. Os melhores colocados em cada categoria serão premiados, com agraciamento que vão de entrega de prêmios até 1.000 reais em dinheiro. Para maiores informações: (64) 3474-1162/ 9624-0135/ 9627-2073.
sexta-feira, 24 de dezembro de 2010
Orizona no Boletim Conjuntura Econômica Goiana
Já está disponível no site da Secretaria do Planejamento e Desenvolvimento (www.seplan.go.gov.br/sepin) a edição nº 16, de dezembro de 2010, do Boletim Conjuntura Econômica Goiana. Entre os temas abordados nos artigos de especialistas estão uma análise da economia goiana no 3º trimestre de 2010, as relações do comércio interestadual do Estado, uma análise da pecuária leiteira do município de Orizona, avaliação dos gastos com educação no período 2003/2009 e a inteligência e planejamento estratégico a serviço de Goiás.
O Conjuntura Econômica Goiana é uma publicação trimestral da Seplan que promove o debate e a análise de aspectos econômicos e sociais do Estado. O objetivo é a difusão de informações através de artigos elaborados por economistas e pesquisadores.
Confira o texto "Análise socioeconômica da pecuária leiteira e o Desenvolvimento da atividade: um estudo dos produtores filiados ao Sindicato Rural de Orizona/GO" clicando aqui. O estudo foi elaborado por Walquíria Rita Caixeta, Agda Arêdes, Adriano Paranaiba e Glaucia Rosalina Machado.
quarta-feira, 22 de dezembro de 2010
Ponto facultativo nesta quinta-feira; recesso até dia 03/01
O prefeito de Orizona Felipe Dias irá decretar recesso nas repartições públicas municipais a partir de sexta-feira, dia 24. Antes disse, já decretou ponto facultativo para esta quinta-feira, dia 23. Isso porque nesta data acontecerá confraternização com todos os servidores municipais. O evento será realizado a partir das 11 horas da manhã, na Feira da Agricultura Familiar.
O decreto que determinará recesso dirá que não haverá expediente nas repartições públicas do município do dia 24 de dezembro ao dia 3 de janeiro. Os serviços essenciais como limpeza urbana e Samu 192 vão funcionar normalmente durante o recesso, em regime de plantão.
A secretaria municipal de Finanças deverá quitar a folha de dezembro nesta quinta-feira, estando o pagamento disponível para os servidores na sexta-feira, dia 24 de dezembro.
EFAORI divulga lista dos aprovados em Processo Seletivo
A EFAORI - Escola Família Agrícola de Orizona divulgou nesta quarta-feira, dia 22 de dezembro, através de seu diretor Cícero José da Silva, a lista dos aprovados no Processo Seletivo para o Curso Técnico em Agropecuária de Nível Médio da instituição.
Os aprovados poderão requerer a matrícula entre os dias 4 e 7 de janeiro de 2011, na sede da escola, localizada na GO-424 (Rodovia Orizona-Cachoeira), Km 02, Zona Rural - Orizona-GO. Os mesmos deverão estar munidos dos documentos pessoais e comprovantes de endereço e escolaridade. O início das aulas no próximo ano letivo está previsto para dia 31 de janeiro, com a realização de assembleia geral para as famílias e estudantes.
Confira abaixo a relação dos aprovados:
1. Kênia de Fátima Pinheiro – Taquaral do Meio – Orizona - Go
2. Valéria Cristina Caixêta – Faz. Firmeza – Orizona - GO
3. Rodrigo Caixeta Pinheiro – Faz. Mandaguai – Luziânia - Go
4. Alison Diniz de Sousa – Faz. Firmeza – Orizona – Go.
5. Adriane Cristina Pereira – Taquaral de Cima – Orizona – Go.
6. Tatiane Ribeiro Gonzaga – Taquaral de Baixo – Orizona – Go.
7. Luis Felipe Canêdo – Faz. Posse do Buriti – Orizona – Go.
8. Alessandra Alves Sousa e Silva – Leopoldo de Bulhões - Go
9. Paulo Edson de Sousa Rodrigues – Leopoldo de Bulhões – Go.
10. Érica Barbosa Gonçalves – Faz. Cachoeira – Orizona – Go.
11. Andréia Sílvia de Freitas – Faz. Posse – Orizona – Go.
12. Christophan Eduardo Gomes da Costa – Faz. Santa Bárbara – Orizona - Go
13. Mariana de Castro Sousa – Faz. Mata Firmeza – Orizona - Go
14. Lucas Fernandes Menezes Lourenço – Faz. Nível (Alto Alvorada) – Orizona – Go.
15. Vanessa Santos – Taquaral Capela – Orizona – Go.
16. André Melo da Silva – Faz. Sta. Bárbara – Vianópolis – Go.
17. Lucas de Paula e Silva – Faz. Cachoeira – Orizona – Go.
18. Matheus Mendes do Vale – Pov. Alto Alvorada – Orizona – Go.
19. Vanessa Cristina de Oliveira Fiuza – Pov. Cachoeira – Orizona – Go.
20. Iarla Bruna Oliveira de Almeida – Faz. Rio do Peixe – Orizona - Go
21. Lucas dos Santos Pereira – Faz. Marinheiro – Orizona – Go.
22. Tatiane Ferreira de Sousa – Faz. Campo Aberto – Orizona – Go.
23. Mariana Pereira Miranda – Silvânia – Go.
24. Thiago Vieira Canêdo – Faz. Posse do Buriti - Orizona – Go.
25. André Cardoso Ribeiro – Distrito do Buritizinho - Orizona – Go.
26. Breno da Silva e Castro – Orizona – Go.
27. Janaine Guimarães Pereira – Taquaral de Cima - Orizona – Go.
28. Maynara Danielle do Nascimento – Faz. Bananal - Pires do Rio – Go.
29. Divinaldo Rodrigues Siqueira – Assent. S. Sebastião – Silvânia – Go.
30. Victor Hugo Ferreira de Melo – Goiânia – Go.
31. Ygor Vieira Lemos – Maniratuba – Luziânia – Go.
32. Otavio de Sousa Borges – Faz. Rio do Peixe - Orizona – Go.
33. Jean de Freitas Costa – Maniratuba – Luziânia – Go.
34. Sidney Batista Pereira Junior – Leopoldo de Bulhões – Go.
35. Larissa Hellem Rocha da Silva – Maniratuba – Luziânia – Go.
36. Gustavo Maciel da Silva – Pov. de Alto Alvorada - Orizona – Go.
37. Luis Pereira Bastos – Pov. de Alto Alvorada - Orizona – Go.
38. Bruno Teixeira Marçal Mendonça – Faz. Muquém- Orizona – Go.
39. Walter Reis de Castro Junior- Faz. Firmeza- Orizona – Go.
40. Pedro Andrey Lemos Saavedra- Maniratuba – Luziânia – Go.
MP denuncia prefeito de Vianópolis por improbidade
O promotor de Justiça Maurício Gebrim propôs ação civil pública contra o prefeito de Vianópolis, Sílvio Pereira da Silva, e o secretário de Finanças, Leandro dos Santos Silva, pela falta de repasse de empréstimos consignados descontado na folha de pagamento dos servidores às instituições financeiras. Segundo apontado na ação, no final de 2009 foi denunciado ao Ministério Público que a prefeitura vinha promovendo descontos na folha de pagamentos de seus servidores, relativos aos empréstimos consignados, sem, contudo, repassá-los aos bancos.
Em resposta, a Secretaria de Finanças confirmou a falta de repasse às instituições financeiras. Dessa forma, o promotor enviou ofício ao prefeito alertando sobre a irregularidade e informando que, caso os repasses não fossem efetuados ,medidas judiciais poderiam ser propostas, inclusive o oferecimento de representação ao procurador-geral de Justiça para efeito de responsabilização criminal.
Foi requerida na ação a antecipação de tutela para obrigar os agentes políticos a repassarem mensalmente às instituições financeiras, nas datas previstas nos contratos firmados, os valores descontados dos servidores municipais ativos, inativos e pensionistas, o que deverá ser comprovado em juízo. Em caso de descumprimento, foi pedida a fixação de multa diária aos réus.
No mérito da ação, o pedido é que o prefeito e o secretário sejam condenados de acordo com o artigo 12, incisos I, II e II, da Lei nº 8.429/92 (Lei de Improbidade Administrativa), que prevê perda da função pública, suspensão dos direitos políticos, pagamento de multa civil e proibição de contratar com o poder público. (MP-GO/ Rádio Rio Vermelho).
terça-feira, 21 de dezembro de 2010
Atenção aos prazos para exigir nota fiscal eletrônica
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) pede aos gestores municipais que estejam atentos às datas em que deverão ser exigidas as notas fiscais eletrônicas (NF-e) nas operações destinadas ao poder municipal. A determinação está especificada no protocolo ICMS 42 e suas diversas alterações.
A CNM alerta que, a partir da data estabelecida nos protocolos, a nota fiscal modelo 1 ou 1-A será considerada inválida para as operações realizadas com o ente municipal. O documento antigo poderá, inclusive, ser glosado pelo Tribunal de Contas.
Veja na tabela os prazos para que os Estados passem a exigir a NF-e. (CNM).
segunda-feira, 20 de dezembro de 2010
Orizona tem o 23º maior PIB Agropecuário do Estado
Rio Verde tem o maior PIB agropecuário do Estado, aponta o estudo PIB dos Municípios Goianos 2008 elaborado e divulgado no último dia 10 pela Seplan - Secretaria Estadual do Planejamento, com base na metodologia do IBGE. O PIB da atividade primária de Rio Verde naquele ano atingiu R$ 443,27 milhões, ou 5,24% de toda a riqueza gerada pela agropecuária do Estado no período, que foi de R$ 8,453 bilhões. Em seguida, os municípios melhores colocados são: Cristalina, Jataí, Mineiros, Catalão, Luziânia, Ipameri, Chapadão do Céu, Piracanjuba e Montividiu.
Fonte: Seplan/PIB dos Municípios Goianos 2008. |
O município de Orizona possui a 23ª maior economia agropecuária do Estado. Em 2008 o PIB Agropecuário do município alcançou 82,777 milhões de reais, 0,98% de todo o PIB do setor primário em Goiás. Na indústria, o município ficou na 58ª posição, com montante de 28,759 milhões, e nos serviços, atingiu 75,622 milhões de reais, a 63ª posição. Naquele ano, o município arrecadou 11,877 milhões de reais em impostos. O PIB total, que é a soma da agropecuária, comércio, serviços e arrecadação de impostos, alcançou no período 199,036 milhões de reais, o 56º maior do Estado. A renda per capita dos moradores de Orizona na época foi de 13.256,00/habitante/ano.
Prefeitura promoverá confraternização para servidores
Confraternização será dia 23/12. |
A festa de confraternização será na Feira do Produtor Rural, ao lado da rodoviária, a partir das 11 horas da manhã. A partir da data da confraternização será decretado recesso de final de ano até o dia 3 de janeiro de 2011.
Ação Social e OVG distribuiram brinquedos em Orizona
A Organização das Voluntárias de Goiás - OVG e a Secretaria Municipal de Ação Social alegraram o Natal de centenas de crianças de Orizona ao entregarem brinquedos às mesmas, durante evento nesta segunda-feira (20) no bairro Santa Luzia. Além de brinquedos, as crianças puderam brincar em pula-pula e comer algodão doce à vontade.
sexta-feira, 17 de dezembro de 2010
Goiás tem quase 110 mil casos de dengue em 2010
Este ano foram notificados 109.056 casos de dengue em Goiás até o dia 11 de dezembro. É o que revela o último boletim epidemiológico, referente a semana 49. Se comparado com o mesmo período do ano passado, o aumento de notificações é de 173,4% - em 2009 foram registrados 39.886 casos. Já o número de mortes passou de 45 em 2009 para 70, em 2010, o equivalente a 55,5% de aumento.
Dos 246 municípios goianos, 234 apresentam notificação. Os que apresentam maiores números absolutos de dengue são: Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Jataí, Rio Verde, Mineiros, Luziânia, Catalão, Iporá e Senador Canedo. Somente a capital notificou este ano 43.956 casos da doença. Das 70 mortes, 43 foram em decorrência de dengue com complicações e 27 por Febre Hemorrágica - FHD.
Superintendente de Políticas de Atenção Integral à Saúde, Elizabeth Araújo ressalta que os cuidados para evitar mais casos da doença devem ser redobrados neste período chuvoso. “Os moradores devem ficar ainda mais atentos com o seu quintal, pois uma simples tampa de garrafa pode servir de criadouro do mosquito”, alerta. (Rádio Rio Vermelho).
quinta-feira, 16 de dezembro de 2010
Brasil é condenado na OEA pela Guerrilha do Araguaia
A Corte Interamericana de Direitos Humanos (Corte IDH) da Organização dos Estados Americanos (OEA) condenou o Brasil por sua responsabilidade pelos desaparecimentos de 62 pessoas, ocorridos entre 1972 e 1974, na região do Bico do Papagaio no Norte de Goiás (hoje no Estado do Tocantins).
Na ocasião, a chamada Guerrilha do Araguaia, formada por militantes do PCdoB, foi duramente reprimida pelo Exército brasileiro, sob o comando da ditadura civil-militar que havia se instalado no país em 1964. Em sua sentença, a Corte IDH determina que o Estado brasileiro investigue penalmente os fatos por meio da Justiça ordinária, já que, segundo a corte, “as disposições da Lei de Anistia que impedem a investigação e sanção de graves violações de direitos humanos são incompatíveis com a Convenção Americana e carecem de efeitos jurídicos”. Assim, a Lei de Anistia não representaria um obstáculo para a identificação e punição dos responsáveis. A Corte Interamericana já notificou a respeito de sua sentença o governo brasileiro, os representantes das vítimas e a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH).
Na ocasião, a chamada Guerrilha do Araguaia, formada por militantes do PCdoB, foi duramente reprimida pelo Exército brasileiro, sob o comando da ditadura civil-militar que havia se instalado no país em 1964. Em sua sentença, a Corte IDH determina que o Estado brasileiro investigue penalmente os fatos por meio da Justiça ordinária, já que, segundo a corte, “as disposições da Lei de Anistia que impedem a investigação e sanção de graves violações de direitos humanos são incompatíveis com a Convenção Americana e carecem de efeitos jurídicos”. Assim, a Lei de Anistia não representaria um obstáculo para a identificação e punição dos responsáveis. A Corte Interamericana já notificou a respeito de sua sentença o governo brasileiro, os representantes das vítimas e a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH).
Além disso, a Corte IDH determinou que o Brasil também é responsável “pela violação do direito à integridade pessoal de determinados familiares das vítimas, entre outras razões, em razão do sofrimento ocasionado pela falta de investigações efetivas para o esclarecimento dos fatos”. Para completar, o órgão conclui, igualmente, que o país é responsável pela violação do direito à informação estabelecido na Convenção Americana, devido à “negativa de dar acesso aos arquivos em poder do Estado com informação sobre esses fatos”. Por outro lado, reconheceu as iniciativas e medidas de reparação que vêm sendo adotadas. (Brasil de Fato).
Vereadores fazem balanço do ano em última sessão de 2010
Durante a última sessão do ano da Câmara Municipal de Orizona, realiza nesta quarta-feira (15) alguns vereadores usaram da palavra livre para fazerem uma retrospectiva de 2010.
Ronaldo presidiu a Câmara em 2010. |
O vereador Reinaldo Cardoso (PMDB) aproveitou a presença do prefeito Felipe Dias (PMDB) na sessão para ressaltar as suas atitudes, sua sabedoria e empenho com que vem administrando o município. O seu espírito de cooperação permite garantir grandes conquistas como foi recentemente a reforma das estradas que ligam a cidade aos povoados de Buritizinho, Cachoeira e Firmeza. As obras só foram possíveis com a parceria junto aos agricultores e prefeituras da região, que colaboraram com doação de cascalho e maquinários, respectivamente.
O vereador Jeremias Mendes (PP) valorizou o empenho da oposição para garantir uma legislatura democrática e com diálogo. Segundo o mesmo, a oposição tem feito bem o seu papel de opor àquilo que não é bom para o povo orizonense. "Poderíamos fazer oposição por fazer, mas temos compromissos com Orizona. Por isso discutimos e ajudamos a aprovar todas as mensagens que achamos pertinente", argumentou.
O presidente da Câmara Ronaldo Costa (PMDB) também registrou o fato de todos os projetos encaminhados pelo executivo terem sido aprovados. Destacou a aprovação na última terça-feira (14) de projeto de lei que destinou área para construção de 50 moradias de interesse social e o que garantirá a regulamentação do aterro sanitário do município. "Foram propostas polêmicas, mas no final governo e oposição chegaram a um consenso". Ronaldo também aproveitou para agradecer aos colegas pelo apoio que recebeu durante toda a sua gestão. Concluiu a fala dizendo que nesse período, as vitórias foram maiores que as perdas.
Nessa sessão, foi eleita a nova mesa diretora da Casa, que terá como presidente a partir de 1º de janeiro o vereador Joãozinho Albino (PMDB), com Franquilino (PMDB) vice, Jeremias secretário e João Lucas (PMDB) suplente de secretário.
Eleitos em Goiás são diplomados pelo TRE-GO
Um total de 105 candidatos eleitos e suplentes nas eleições de 2010 foram diplomados pelo Tribunal Regional Eleitoral de Goiás, em solenidade, no Teatro Rio Vermelho, do Centro de Convenções de Goiânia na noite desta quarta-feira (15). A sessão solene do TRE foi presidida pelo desembargador Ney Teles de Paula e contou com a presença das principais autoridades do Estado.
Marconi promete anunciar equipe de secretários de uma só vez. |
Segundo ele, baseado nas informações repassadas pela equipe de transição, já tem uma estratégia de ações montada para os primeiros seis meses da administração. O governador eleito também comentou a decisão da renovação da concessão do Eixo-Anhanguera para o Estado. Para Marconi, essa decisão mostra um bom relacionamento entre a prefeitura e o governo do estado. (Rádio 730).
Eleito novo presidente da Câmara em Orizona
O prefeito de Orizona Felipe Dias (PMDB) terá por mais um ano um vereador de sua base na presidência da Câmara Municipal de Orizona. Joãozinho Albino (PMDB) foi eleito em sessão realizada na tarde desta quarta-feira (15) o presidente da casa para o exercício 2011.
Joãozinho está em seu quarto mandato de vereador e presidirá a Câmara pela segunda vez (já havia sido presidente em 2007). O vereador substituirá o atual presidente Ronaldo Costa, também do PMDB, que está fazendo uma gestão muito bem avaliada pela população e pelos seus pares. Em 2010, assim como em 2009 (no mandato de João Lucas também do PMDB), todos os projetos enviados pelo Executivo foram aprovados no Legislativo.
Na sessão de ontem foi apresentada chapa única e de consenso, com a presença de integrantes da situação e da oposição. A nova mesa diretora foi eleita com 8 votos a favor. Apenas a vereadora Sandra Chaveiro (PSDB) não votou. A mesma não chegou em tempo para votar, mas justificou o atraso e garantiu apoio à chapa eleita.
Confira como ficou a nova mesa diretora, que tomará posse em 1º de janeiro de 2011:
Presidente: João Batista de Castro Neto - Joãozinho Albino (PMDB)
Vice-Presidente: Franquilino Antônio de Oliveira (PMDB)
Secretário: Jeremias do Souza Mendes (PP)
2º Secretário: João Lucas Teixeira (PMDB).
Várias pessoas participaram da sessão, como o prefeito Felipe, o ex-prefeito Anteres, vários secretários municipais, membros da executiva do PMDB, imprensa local e populares.
quarta-feira, 15 de dezembro de 2010
Dia 31 de dezembro tem a 12ª Maratona de Orizona-GO
A tradicional Maratona de Orizona, organizada por Vino, Hélder Gonçalves e Itamir Lorenzo volta esse ano em sua 12ª edição. O evento esportivo, que ganhou muita credibilidade em toda a região será realizado dia 31 de dezembro, a partir das 16 horas, com saída e chegada na Praça do Lazer.
A corrida de rua terá um percurso de 10 Km, pelas ruas do Centro da cidade. Neste anos, os corredores poderão se inscrever em cinco categorias: Atletas Visitantes, Atletas de Orizona, Atletas Feminino, Faixa Etária de 50 Anos Acima e Atletas Mirins com até 13 Anos. Os melhores colocados em cada categoria serão premiados, com agraciamento que vão de entrega de prêmios até 1.000 reais em dinheiro. Para se inscrever: (64) 3474-1162/ 9624-0135/ 9627-2073.
Decepção: arrogância derruba Colorado em Abu Dhabi
Kabangu comemora gol africano. |
A imprensa garantiu, a torcida e dirigentes confirmaram: o Internacional é um virtual finalista do Mundial de Clubes organizado pela FIFA. Depois de tanta expectativa, ansiedade e esperança de ser o primeiro clube a ser bicampeão do Mundial, o Internacional decepcionou e perdeu por 2 a 0 para o modesto Mazembe, equipe da República Democrática do Congo, em partida disputada no estádio Zayed Sports City, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes.
O time africano (que foi praticamente ridicularizado pela crônica esportiva tupiniquim) agora espera o vencedor do confronto entre Seongnam, da Coreia do Sul, e Inter de Milão, que jogam amanhã, às 14h, também em Abu Dhabi, para saber qual será seu adversário na grande final da competição. Já o Inter terá que se contentar com a decisão do terceiro lugar, que será no próximo sábado, às 12h.
O Internacional é o primeiro campeão da Libertadores a ser eliminado ainda nas semifinais do Mundial, que é disputado desde 2005. O Mazembe aproveitou as inúmeras falhas da equipe gaúcha, se deu bem nos contra-ataques, e conquistou a vitória histórica. A equipe africana teve poucas oportunidades durante a partida, mas foi mais objetiva que os gaúchos. O Inter, ao contrário, pressionou desde o início, mas não conseguiu furar o bloqueio do time de Congo.
Kabangu e Kaluyituka foram os autores dos gols da vitória africana. O primeiro tento saiu aos sete minutos da primeira etapa, e já ocasionou desespero no time colorado. Celso Roth tentou reverter a situação lançando mão dos garotos Leandro Damião e Giuliano, nos lugares de Tinga e Alecsandro, mas sem efeito.
Muito nervoso em campo, o Inter lutou segundo a segundo contra o relógio, mas teve que amargar a derrota, e frustrar os torcedores colorados, principalmente os mais de dez mil que foram até os Emirados Árabes acompanhar o time. O Mundial que foi criado para beneficiar ora uma equipe européia, ora uma equipe sul-americana, apresenta a sua primeira surpresa.
terça-feira, 14 de dezembro de 2010
Dilma é a 2ª pessoa mais comentada no Twitter em 2010
O Twitter divulgou nesta segunda-feira (13) os 10 termos mais citados no microblog em 2010 e os mais comentados em oito categorias. Na lista de “pessoas”, a presidente eleita Dilma Rousseff apareceu na segunda posição, superando Lady Gaga e ficando atrás apenas de Justin Bieber.
Já na categoria “Copa do Mundo”, o ex-técnico Dunga apareceu na quarta posição, perdendo para “FIFA World Cup”, “Vuvuzela” e “Pulpo Paul”. O termo “Cala Boca Galvão” ficou em sétimo lugar, e o jogador brasileiro Felipe Melo, em 10º.
Segundo o microblog, mais de 25 bilhões de tuítes foram enviados em 2010. O Twitter analisou todas as mensagens para criar a lista dos mais comentados, assim como um ranking para oito categorias: eventos, pessoas, filmes, televisão, tecnologia, Copa do Mundo, esportes e Hashtags.
Galvão e Dilma são destaques de 'popularidade' no microblog em 2010. |
Na lista geral dos principais “Trending Topics” do ano, o vazamento de óleo no Golfo do México foi o assunto mais citado no microblog, seguido pela Copa do Mundo. (Portal G1).
Como proceder para efetivar matrícula na rede estadual
Matrículas vão até 30 de dezembro. |
A Secretaria de Educação está recebendo solicitações de novos alunos para a rede estadual até o dia 30 de dezembro. O estudante deve ligar para o telefone 0800-6456556 ou acessar a Internet, no site http://www.matricula.go.gov.br/. O call center destinado para as matrículas funciona de 8 às 20 horas, de segunda a sexta-feira, e de 8 às 14 horas no sábado. Ele tem capacidade de atender 130 ligações simultaneamente.
São considerados novos alunos aqueles transferidos das redes de ensino federal, municipal ou particular, oriundos de outros estados, que estão iniciando a vida escolar ou que abandonaram os estudos em qualquer ano letivo. Estudantes que já estão na rede têm sua matrícula renovada automaticamente.
Na solicitação é imprescindível que o estudante tenha em mãos seus documentos pessoais e indique três opções de unidades escolares, na ordem de sua preferência, para ser alocado. É importante ainda que os novos estudantes após efetuarem esse primeiro cadastro, confirmem sua matrícula no período entre 7 e 14 de janeiro. Isto pode ser realizado via telefone ou internet (http://www.matricula.go.gov.br/), onde devem checar a escola na qual vão estudar e em seguida ir até o local com a documentação necessária.
Para a efetivação da matrícula é necessário apresentar o RG ou Certidão de Nascimento, comprovante de endereço e documento que comprove a escolaridade, tal como boletim, declaração de transferência ou histórico escolar. Mais informações: 3201-3027. (Agecom/Rádio Orizona Web).
Câmara de São Miguel elege nova mesa diretora
O vereador Helivaldo Luiz da Costa do (DEM) foi eleito para presidir os trabalhos da Câmara de Vereadores de São Miguel do Passa Quatro no biênio 2011 e 2012. A nova mesa eleita da câmara ficou assim constituída:
Vereador Helivaldo Costa, do DEM. |
Presidente: Helivaldo Costa
Vice-Presidente: Ivo Gomes
Primeiro Secretário: Terezinha Costa
Segundo Secretário: João Paulo
Foi registrado chapa única e apenas o vereador Cícero (DEM) votou contra a chapa que foi eleita por oito votos favoráveis contra um. (Tribuna de São Miguel).
segunda-feira, 13 de dezembro de 2010
Prefeitura irá construir uma UBS no povoado de Buritizinho
Felipe lança pedra fundamental de UBS em Buritizinho. |
O recurso, na ordem de 200 mil reais, foi viabilizado pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde/ Fundo Municipal de Saúde junto ao Ministério da Saúde através de apresentação de projeto técnico. Empenharam diretamente na viabilização dos recursos, o secretário de saúde, Renato Vieira da Cunha, de administração, Rinaldo Costa, e os servidores Claudio Porto e Marilda Pereira. Segundo o prefeito Felipe Dias, outros projetos semelhantes foram cadastrados no Ministério e poderão futuramente beneficiar outras regiões. O terreno onde será construida a UBS foi doado pelo Sr. Valdir Caixeta, que concedeu direito de uso da área pela prefeitura por 30 anos.
O projeto arquitetônico da construção que dispensará uma área de 229,89 m2 é inovador e obedece todas as normas técnicas exigidas pelo Ministério. A empresa vencedora da licitação e que deverá iniciar a obra de imediato é a RFleury Construtora e Incorporadora Ltda. Segundo o arquiteto Rafael Fleury, proprietário da construtora, a obra supera em muito as exigências técnicas feitas por parte do governo federal para esse tipo de empreendimento.
No ato desta segunda, estiveram presentes toda a comunidade de Buritizinho, além do prefeito Felipe Dias, o vereador da região, Reinaldo Cardoso, os vereadores Joãozinho Albino e Ronaldo Costa, diversos secretários municipais e membros da executiva do PMDB.
Novas cédulas de 50 e 100 reais já estão no mercado
Novas cédulas de 50 e 100 reais estão em circulação em todo o Brasil. |
A nova nota de R$ 100, junto com a cédula de R$ 50, entrou em circulação nesta segunda (13 de dezembro). As outras (R$ 2, R$ 5, R$ 10 e R$ 20) só serão liberadas, gradativamente, entre 2011 e 2012. De acordo com o BC, as duas notas de maior valor são as que demandam maior proteção contra tentativas de falsificação e, por isso, estão sendo lançadas antes das demais. Mais de 70% das cédulas falsas apreendidas no país são de R$ 50 e de R$ 100.
A mudança das cédulas antigas para as novas se dará gradativa e naturalmente, com a disponibilização das novas através dos bancos comerciais e com o desgaste das anteriores.
Mais um matrimônio...
Neste sábado, 11 de dezembro, foi casamento do nosso assíduo leitor, o amigo de todos Ricardo de Paula e de nossa colega de trabalho Adriana. Sucesso e muita persistência para os pombinhos. Felicidades e muito juizo!
sexta-feira, 10 de dezembro de 2010
Os indicados por Dilma Rousseff para o Governo
Zequinha Aleluia, da Tribuna de São Miguel fez uma relação dos indicados para o primeiro escalão do governo pela presidenta eleita, Dilma Rousseff, em processo de preparação para o início da sua gestão. A mesma já apresentou dezesseis ministros para composição de sua equipe de governo que se aproxima. Segue abaixo os nomes:
1. Casa Civil: Antonio Palocci (PT-SP)
2. Secretaria-Geral da Presidência: Gilberto Carvalho (PT-SP)
3. Justiça: José Eduardo Cardozo (PT-SP)
4. Fazenda: Guido Mantega (PT-SP)
5. Planejamento: Miriam Belchior (PT-SP)
6. Banco Central: Alexandre Tombini
7. Agricultura: Wagner Rossi (atual ministro, do PMDB-SP)
8. Previdência: Garibaldi Alves (PMDB-RN)
9. Turismo: Pedro Novais (PMDB-MA)
10. Minas e Energia: Edison Lobão (PMDB-MA)
11. Secretaria de Assuntos Estratégicos: Moreira Franco (PMDB-RJ)
12. Secretaria de Direitos Humanos: Maria do Rosário (PT-RS)
13. Secretaria da Pesca: Ideli Salvatti (PT-SC)
14. Comunicações: Paulo Bernardo (PT-PR)
15. Transportes: Alfredo Nascimento (PR)
16. Comunicação Social da Presidência: Helena Chagas.
Ação contra o nepotismo na prefeitura de Pires do Rio
O Juiz de Pires do Rio, Dr. Hélio Crisóstomo de Castro (foto), deferiu mais uma Tutela Antecipada em mais uma Ação que o Ministério Público impetrou, desta vez contra o Nepotismo na administração de Pires do Rio, no Governo de Luis Eduardo Pitaluga da Cunha (Gude). Um dos fatos que foi denunciado na Câmara de Vereadores pela advogada Maria Bernadete Reis e que não tinha sido apurado até agora.
Dr. Hélio acolhe denúncia do MP. |
Na sentença o juiz determinou o imediato afastamento de parentes de vereadores.Qualquer pessoa pode denunciar nepotismo na administração pública. Faça sua denúncia ao MP pelo e-mail: ouvidoria@mp.go.gov.br – casos de nepotismo. Embase sua denuncia o melhor possível com nomes completos e grau de parentesco, onde esta locado o funcionário.
"A nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança ou, ainda, de função gratificada na administração pública direta e indireta em qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, compreendido o ajuste mediante designações recíprocas, viola a Constituição Federal". (Jornal do Sudeste).
quinta-feira, 9 de dezembro de 2010
Prefeitura construirá Centro de Saúde de Buritizinho
A Prefeitura de Orizona lançará na próxima segunda-feira, dia 13 de dezembro, obra de construção do Centro de Saúde do Povoado de Buritizinho. O benefício, que impactará de forma significativa junto à comunidade local, é uma antiga reivindicação da região. Atualmente, os atendimentos da ESF - Estratégia de Saúde da Família acontecem em um espaço pequeno e inadequado.
O recurso, na ordem de 200 mil reais, foi viabilizado pela Secretaria Municipal de Saúde/ Fundo Municipal de Saúde junto ao Ministério da Saúde através de apresentação de projeto técnico. O projeto arquitetônico da construção que dispensará uma área de 229,89 m2 é inovador e obedece todas as normas técnicas exigidas pelo Ministério. A empresa vencedora da licitação e que deverá iniciar a obra de imediato é a RFleury Construtora e Incorporadora Ltda.
Para o ato segunda-feira deverão estar presentes o prefeito Felipe Dias, o vice-prefeito Antônio Baiano, o secretário de Saúde Renato V. Cunha, além dos demais secretários e vereadores da base governista.
Goiás luta mas perde título sul-americano nos pênaltis
A inexperiência esmeraldina pesou e muito em uma final continental, a catimba argentina deu certo e nos pênaltis o Goiás termina o seu ano ridículo de 2010. O Independiente é campeão da Copa Sul-Americana em uma Avellaneda tomada pela torcida roja.
O clima na Argentina era de guerra mesmo antes do inicio do jogo, grupos de esmeraldinos foram “agredidos” por torcedores locais, na chegada do estádio 4 vidros do ônibus que levava os jogadores e integrantes da comissão técnica do Esmeraldino foram quebrados, mas não houve feridos.
Dentro de campo a vantagem esmeraldina acabou em 45 minutos. O primeiro gol do time da casa saiu aos 19 minutos Matheu recebeu passe na área, matou no peito e chutou forte para uma excelente defesa de Harlei, mas no rebote Velásquez empurra para o gol, Independiente 1x0 Goiás.
Mas dois minutos depois o Goiás empatou, Rafael Moura recebeu cruzamento na área e desviou de cabeça no canto direito, encobrindo o goleiro deixando tudo igual, Independiente 1x1 Goiás. Mas aos 26 os argentinos ficaram novamente em vantagem, Ernando cortou o passe em direção à área, a bola bateu em Parra e entra no canto esquerdo do gol, Independiente 2x1 Goiás.
Necessitando de mais um gol a pressão argentina aumentou e o terceiro saiu aos 34 minutos, Parra disputou com Marcão, os dois caíram no gramado e mesmo assim o atacante argentino desviou no canto esquerdo para marcar, Independiente 3x1 Goiás. Resultado este que levaria a decisão para a prorrogação.
Na segunda etapa o Goiás voltou com mais personalidade, mas pecava nas finalizações, aos 13 minutos Otacílio Neto recebeu passe de Saci na área e desviou para o gol na saída de Navarro, mas o auxiliar aponta posição irregular. No ultimo lance da partida Rafael Moura dominou a bola na pequena área após toque de cabeça de Marcelo Costa e chutou à direita, perdendo grande chance de liquidar a fatura.
Na prorrogação só deu Goiás, Felipe que entrou no segundo tempo chutou forte, Navarro desviou para fora e o árbitro marca apenas tiro de meta. No primeiro minuto da segunda etapa da prorrogação, Rafael Moura fez boa jogada individual, passou pela marcação e cruzou para Rafael Tolói, que mandou na trave. Aos 4 minutos o Goiás marcou após cobrança de escanteio, mas impedimento foi marcado, com o 0x0 a decisão foi para os pênaltis.
Nas penalidades os argentinos converteram todas as cobranças, para o Goiás, Rafael Tolói, Everton Santos e Rafael Moura converteram para o Goiás, mas Felipe acertou a trave. Final em Avellaneda Independiente 3x1 Goiás (5x3 nas penalidades).
Com a derrota o Goiás perde a chance de disputar a Libertadores 2011, a Recopa e a Copa Suruga perdendo muita visibilidade internacionalmente, e terá que se contentar com Campeonato Goiano, Copa do Brasil e Série B. (Portal Esmeraldino).
quarta-feira, 8 de dezembro de 2010
Descaso: grave sintoma do abandono em rodovias de GO
As condições da rodovia GO-330 entre Vianópolis e Pires do Rio, passando por Orizona, são calamitosas. Mais uma vez, o abandono e as frequentes chuvas pioraram drasticamente a rodovia, provocando grandes 'pilões', um grave risco de ocorrer acidentes e/ou provocar prejuizos aos proprietários.
Conforme publicado pela Rádio 730, uma ponte, que liga Nerópolis/Goialândia à Anápolis na GO-222, no Km 15 cedeu por completo, em decorrência de fortes chuvas que caíram no local, segundo informou a assessoria de imprensa da Agetop. O volume de água do rio Meia Ponte aumentou por causa das constantes chuvas ultrapassando o nível da pista.
A Agetop solicitou o início dos procedimentos para a construção de uma nova ponte, inclusive pedindo a dispensa de licitação dado à emergência de liberação da rodovia. O trecho está totalmente interditado.
De acordo com a Agetop, profissionais do órgão irão sinalizar o trânsito nas saídas de Nerópolis e Anápolis quanto à proibição de tráfego. Por enquanto, uma sugestão de caminho alternativo para os condutores que utilizam a GO-222 é a GO-451 (não-pavimentada) entre a GO-080/Nerópolis e a GO-330/Anápolis.
Também em decorrência da chuva, uma parte do aterro de um bueiro na GO-433, entre a GO-080 e Ouro Verde de Goiás desmoronou. O bueiro, no Rio Caetés, resistiu às águas, mas o aterro e parte da pista da rodovia precisam ser recuperados. O tráfego na GO-433, no trecho referido, está parcialmente interditado, ocorrendo em meia-pista.
A Agetop assegura que o deslizamento de parte do aterro e a queda da ponte não foram ocasionados por falta de planejamento ou de obras preventivas nos meses de estiagem.
Conforme publicado pela Rádio 730, uma ponte, que liga Nerópolis/Goialândia à Anápolis na GO-222, no Km 15 cedeu por completo, em decorrência de fortes chuvas que caíram no local, segundo informou a assessoria de imprensa da Agetop. O volume de água do rio Meia Ponte aumentou por causa das constantes chuvas ultrapassando o nível da pista.
A Agetop solicitou o início dos procedimentos para a construção de uma nova ponte, inclusive pedindo a dispensa de licitação dado à emergência de liberação da rodovia. O trecho está totalmente interditado.
De acordo com a Agetop, profissionais do órgão irão sinalizar o trânsito nas saídas de Nerópolis e Anápolis quanto à proibição de tráfego. Por enquanto, uma sugestão de caminho alternativo para os condutores que utilizam a GO-222 é a GO-451 (não-pavimentada) entre a GO-080/Nerópolis e a GO-330/Anápolis.
Também em decorrência da chuva, uma parte do aterro de um bueiro na GO-433, entre a GO-080 e Ouro Verde de Goiás desmoronou. O bueiro, no Rio Caetés, resistiu às águas, mas o aterro e parte da pista da rodovia precisam ser recuperados. O tráfego na GO-433, no trecho referido, está parcialmente interditado, ocorrendo em meia-pista.
A Agetop assegura que o deslizamento de parte do aterro e a queda da ponte não foram ocasionados por falta de planejamento ou de obras preventivas nos meses de estiagem.
terça-feira, 7 de dezembro de 2010
População dos municípios da região Estrada de Ferro
Goiás tem 6.004.045 habitantes. Nos 14 municípios que envolvem o território rural da Estrada de Ferro, os dados apontam conforme o Censo 2010 do IBGE uma população total de 136.299 pessoas. Confira o número de habitantes por município:
Bela Vista de Goiás - 24.539 habitantes - 12.602 homens e 11.937 mulheres.
Bonfinópolis - 7.536 habitantes - 3.777 homens e 3759 mulheres.
Gameleira de Goiás - 3.275 habitantes - 1.724 homens e 1.551 mulheres.
Leopoldo de Bulhões - 7.766 habitantes - 4.008 homens e 3.867 mulheres.
Orizona - 14.292 - habitantes - 7.315 homens e 6.917 mulheres.
São Miguel do Passa Quatro - 3.761 habitantes - 1.945 homens e 1.816 mulheres.
Silvânia - 19.096 habitantes - 9.811 homens e 9.285 mulheres.
Vianópolis - 12.549 habitantes - 6.284 homens e 6.265 mulheres.
Urutai - 3.058 habitantes - 1.560 homens e 1.498 mulheres.
Pires do Rio - 28.691 habitantes - 14.071 homens e 14.620 mulheres.
Palmelo - 2.339 habitantes - 1.152 homens e 1.187 mulheres.
Santa Cruz de Goiás - 3.142 habitantes - 1.645 homens e 1.497 mulheres.
Cristianópolis - 2.933 habitantes - 1.498 homens e 1.435 mulheres.
Caldazinha - 3.322 habitantes - 1.691 homens e 1.631 mulheres.
Bela Vista de Goiás - 24.539 habitantes - 12.602 homens e 11.937 mulheres.
Bonfinópolis - 7.536 habitantes - 3.777 homens e 3759 mulheres.
Gameleira de Goiás - 3.275 habitantes - 1.724 homens e 1.551 mulheres.
Leopoldo de Bulhões - 7.766 habitantes - 4.008 homens e 3.867 mulheres.
Orizona - 14.292 - habitantes - 7.315 homens e 6.917 mulheres.
São Miguel do Passa Quatro - 3.761 habitantes - 1.945 homens e 1.816 mulheres.
Silvânia - 19.096 habitantes - 9.811 homens e 9.285 mulheres.
Vianópolis - 12.549 habitantes - 6.284 homens e 6.265 mulheres.
Urutai - 3.058 habitantes - 1.560 homens e 1.498 mulheres.
Pires do Rio - 28.691 habitantes - 14.071 homens e 14.620 mulheres.
Palmelo - 2.339 habitantes - 1.152 homens e 1.187 mulheres.
Santa Cruz de Goiás - 3.142 habitantes - 1.645 homens e 1.497 mulheres.
Cristianópolis - 2.933 habitantes - 1.498 homens e 1.435 mulheres.
Caldazinha - 3.322 habitantes - 1.691 homens e 1.631 mulheres.
Fonte: IBGE/ Célio Silva.
Premiação dos melhores atores do Brasileirão 2010
Um dia depois de comemorar o título brasileiro depois de 26 anos, os jogadores do Fluminense puderam concretizar o sonho de erguer a taça de campeão nacional de 2010 (veja a repercussão clicando aqui). Entregue pelas mãos de um torcedor ilustre do Corinthians, clube que disputou o troféu com o Tricolor carioca até a última rodada. Fred e Conca, ladeados por seus companheiros, receberam o troféu do presidente Luis Inácio Lula da Silva no encerramento do Prêmio Craque do Brasileirão, realizado na noite desta segunda-feira (06), no Theatro Municipal, no Centro do Rio de Janeiro.
Destaque do Fluminense na competição, o argentino Conca foi o grande vencedor da noite. Além de ser escolhido o melhor meia pela esquerda, o camisa 11 do Fluminense ganhou o prêmio de principal jogador da competição e foi eleito pelos internautas o craque da galera.
Apesar de ficado sem a taça, o Corinthians foi o clube com maior número de representantes na seleção do Brasileirão 2010, com três nomes: Roberto Carlos, Elias e Jucilei. O campeão Fluminense e o vice Cruzeiro foram as outras equipes com mais um de eleito: Mariano e Conca pelo Flu, e Fábio e Montillo pelo time mineiro. Grêmio (Jonas), São Paulo (Miranda), Santos (Neymar) e Vasco (Dedé) também contaram com nomes entre os premiados. A revelação da competição foi do Timão - Bruno César. E o Flu teve o melhor técnico do Nacional: Muricy Ramalho, vencedor do prêmio em cinco das seis edições.
CONFIRA OS PREMIADOS DA NOITE:
Goleiro: 1) Fábio (Cruzeiro); 2) Victor (Grêmio); 3) Jefferson (Botafogo).
Lateral-direito: 1) Mariano (Fluminense); 2) Léo Moura (Flamengo); 3) Jonathan (Cruzeiro).
Zagueiro pela direita: 1) Dedé (Vasco); 2) Alex Silva (São Paulo); 3) Chicão (Corinthians).
Zagueiro pela esquerda: 1) Miranda (São Paulo); 2) Réver (Atlético-MG); 3) Leandro Euzébio (Fluminense).
Lateral-esquerdo: 1) Roberto Carlos (Corinthians); 2) Kleber (Inter); 3) Diego Renan (Cruzeiro).
Volante pela direita: 1) Jucilei (Corinthians); 2) Fabrício (Cruzeiro); 3) Willians (Flamengo).
Volante pela esquerda: 1) Elias (Corinthians); 2) Arouca (Santos); 3) Marcos Assunção (Palmeiras).
Meia pela direita: 1) Montillo (Cruzeiro); 2) D'Alessandro (Inter); 3) Paulo Baier (Atlético-PR).
Meia pela esquerda: 1) Conca (Fluminense); 2) Bruno César (Corinthians); 3) Douglas (Grêmio).
Atacante 1: 1) Jonas (Grêmio); 2) Thiago Ribeiro (Cruzeiro); 3) Eder Luis (Vasco).
Atacante 2: 1) Neymar (Santos); 2) Kleber (Palmeiras); 3) Loco Abreu (Botafogo).
Treinador: 1) Muricy Ramalho (Fluminense); 2) Cuca (Cruzeiro); 3) Renato (Grêmio).
Craque do campeonato: Conca (Fluminense).
Revelação: Bruno César (Corinthians).
Craque da galera: Conca (Fluminense).
Árbitro: 1) Sandro Meira Ricci; 2) Carlos Eugênio Simon; 3) Paulo César de Oliveira.
Destaque do Fluminense na competição, o argentino Conca foi o grande vencedor da noite. Além de ser escolhido o melhor meia pela esquerda, o camisa 11 do Fluminense ganhou o prêmio de principal jogador da competição e foi eleito pelos internautas o craque da galera.
Apesar de ficado sem a taça, o Corinthians foi o clube com maior número de representantes na seleção do Brasileirão 2010, com três nomes: Roberto Carlos, Elias e Jucilei. O campeão Fluminense e o vice Cruzeiro foram as outras equipes com mais um de eleito: Mariano e Conca pelo Flu, e Fábio e Montillo pelo time mineiro. Grêmio (Jonas), São Paulo (Miranda), Santos (Neymar) e Vasco (Dedé) também contaram com nomes entre os premiados. A revelação da competição foi do Timão - Bruno César. E o Flu teve o melhor técnico do Nacional: Muricy Ramalho, vencedor do prêmio em cinco das seis edições.
CONFIRA OS PREMIADOS DA NOITE:
Goleiro: 1) Fábio (Cruzeiro); 2) Victor (Grêmio); 3) Jefferson (Botafogo).
Lateral-direito: 1) Mariano (Fluminense); 2) Léo Moura (Flamengo); 3) Jonathan (Cruzeiro).
Zagueiro pela direita: 1) Dedé (Vasco); 2) Alex Silva (São Paulo); 3) Chicão (Corinthians).
Zagueiro pela esquerda: 1) Miranda (São Paulo); 2) Réver (Atlético-MG); 3) Leandro Euzébio (Fluminense).
Lateral-esquerdo: 1) Roberto Carlos (Corinthians); 2) Kleber (Inter); 3) Diego Renan (Cruzeiro).
Volante pela direita: 1) Jucilei (Corinthians); 2) Fabrício (Cruzeiro); 3) Willians (Flamengo).
Volante pela esquerda: 1) Elias (Corinthians); 2) Arouca (Santos); 3) Marcos Assunção (Palmeiras).
Meia pela direita: 1) Montillo (Cruzeiro); 2) D'Alessandro (Inter); 3) Paulo Baier (Atlético-PR).
Meia pela esquerda: 1) Conca (Fluminense); 2) Bruno César (Corinthians); 3) Douglas (Grêmio).
Atacante 1: 1) Jonas (Grêmio); 2) Thiago Ribeiro (Cruzeiro); 3) Eder Luis (Vasco).
Atacante 2: 1) Neymar (Santos); 2) Kleber (Palmeiras); 3) Loco Abreu (Botafogo).
Treinador: 1) Muricy Ramalho (Fluminense); 2) Cuca (Cruzeiro); 3) Renato (Grêmio).
Craque do campeonato: Conca (Fluminense).
Revelação: Bruno César (Corinthians).
Craque da galera: Conca (Fluminense).
Árbitro: 1) Sandro Meira Ricci; 2) Carlos Eugênio Simon; 3) Paulo César de Oliveira.
Câmara irá processar ex-secretário de Vianópolis
A Câmara Municipal de Vianópolis vai mover ação contra o ex-secretário do Meio Ambiente, José Antônio da Silva (Zé Berrante) por calúnia e difamação, uma vez que ele em entrevista a Rádio Rio Vermelho acusou 4 vereadores de realizarem barganhas com o Prefeito Silvio do Maracujá, sem, no entanto, citar os nomes dos acusados.
Semana passada, a presidência da Câmara enviou ofício ao ex-secretário Zé Berrante para que ele citasse os nomes dos vereadores e apresentasse provas das barganhas. O ex-secretário se negou a receber o ofício dirigido a ele e por isso, agora a Câmara moverá ação contra o mesmo. (Correspondente Vianopolino).
Semana passada, a presidência da Câmara enviou ofício ao ex-secretário Zé Berrante para que ele citasse os nomes dos vereadores e apresentasse provas das barganhas. O ex-secretário se negou a receber o ofício dirigido a ele e por isso, agora a Câmara moverá ação contra o mesmo. (Correspondente Vianopolino).
Zona de Convergência ainda traz chuva a todo o Estado
A terça-feira (07) deve ser chuvosa na maior parte do Estado, segundo a previsão do Sistema de Meteorologia e Hidrologia da Sectec, devido à permanência da Zona de Convergência do Atlântico Sul que ainda atua sobre Goiás. Em algumas regiões podem ocorrer chuvas fortes ou acumulados significativos. A umidade do ar vai continuar elevada e as temperaturas chegam a 30ºC no Oeste.
Em Orizona, Sol com muitas nuvens. Pancadas de chuva à tarde e à noite. Pode chover até 11 mm. Temperatura varia de 23 a 32º C. Umidade relativa do ar varia de 44 a 80%. (Agecom/ ClimaTempo).
Em Orizona, Sol com muitas nuvens. Pancadas de chuva à tarde e à noite. Pode chover até 11 mm. Temperatura varia de 23 a 32º C. Umidade relativa do ar varia de 44 a 80%. (Agecom/ ClimaTempo).
Pecuaristas podem declarar vacinação até esta terça
A Agência Goiana de Defesa Agropecuária – Agrodefesa prorrogou o prazo para a entrega da declaração de vacinação contra a febre aftosa - etapa novembro/2009. Os pecuaristas podem entregar o documento até hoje, dia 7. Como o prazo havia se encerrado no final de semana, a Agência decidiu prorrogá-lo para não prejudicar os produtores rurais. Mais informações: (62) 3201-8401. (Agecom).
segunda-feira, 6 de dezembro de 2010
Murici é quatro estrelas; Flu quebra jejum de 26 anos
Depois de conquistar com o Fluminense, no domingo (5), o quarto título nos últimos nove anos, Muricy Ramalho mostrou que sabe disputar o Campeonato Brasileiro de pontos corridos. O técnico provou, principalmente, que é especialista em montar grandes defesas que carregam nas costas equipes campeãs.
Tanto é que desde 2003, quando o formato foi adotado, só os times de Muricy conquistaram o Brasileiro com as defesas menos vazadas.
O estilo do treinador de jogar os pontos corridos apareceu pela primeira vez em 2005, quando ele estava no Inter. O Corinthians ficou com o título naquele ano, mas foi do time gaúcho, vice-campeão, a melhor defesa da competição. Foram 49 gols sofridos, contra 59 do Timão.
Em 2006, o técnico levou a taça com o São Paulo. Naquele ano, porém, além da melhor defesa, com 32 gols sofridos, o time de Muricy teve também o melhor ataque. No ano seguinte, mais um título no Tricolor paulista, mais uma vez com a melhor defesa. Em 2008, o treinador conquistou o tricampeonato seguido no São Paulo e, pelo quarto ano consecutivo, o técnico teve a zaga menos vazada do Brasil.
No Fluminense, o estilo de jogo de Muricy ofuscou jogadores famosos. Enquanto o ataque do time, com 62 gols marcados, foi apenas o quarto melhor do campeonato, a defesa foi vazada apenas 36 vezes e terminou como a melhor entre os 20 times da Série A.
Os números fizeram justiça: em 2010, o Fluminense foi o time que liderou o Brasileiro em mais rodadas. Terminou 23 das 38 na primeira posição. O Corinthians, que acabou o campeonato em terceiro, ficou na liderança durante 12 rodadas. O vice-líder Cruzeiro ficou na ponta durante duas rodadas. O Avaí só liderou após a primeira rodada do Brasileirão. (Portal R7).
Tanto é que desde 2003, quando o formato foi adotado, só os times de Muricy conquistaram o Brasileiro com as defesas menos vazadas.
O estilo do treinador de jogar os pontos corridos apareceu pela primeira vez em 2005, quando ele estava no Inter. O Corinthians ficou com o título naquele ano, mas foi do time gaúcho, vice-campeão, a melhor defesa da competição. Foram 49 gols sofridos, contra 59 do Timão.
Em 2006, o técnico levou a taça com o São Paulo. Naquele ano, porém, além da melhor defesa, com 32 gols sofridos, o time de Muricy teve também o melhor ataque. No ano seguinte, mais um título no Tricolor paulista, mais uma vez com a melhor defesa. Em 2008, o treinador conquistou o tricampeonato seguido no São Paulo e, pelo quarto ano consecutivo, o técnico teve a zaga menos vazada do Brasil.
No Fluminense, o estilo de jogo de Muricy ofuscou jogadores famosos. Enquanto o ataque do time, com 62 gols marcados, foi apenas o quarto melhor do campeonato, a defesa foi vazada apenas 36 vezes e terminou como a melhor entre os 20 times da Série A.
Os números fizeram justiça: em 2010, o Fluminense foi o time que liderou o Brasileiro em mais rodadas. Terminou 23 das 38 na primeira posição. O Corinthians, que acabou o campeonato em terceiro, ficou na liderança durante 12 rodadas. O vice-líder Cruzeiro ficou na ponta durante duas rodadas. O Avaí só liderou após a primeira rodada do Brasileirão. (Portal R7).
sexta-feira, 3 de dezembro de 2010
Pires do Rio terá quartel do Corpo de Bombeiros
Pires do Rio deve ganhar em breve um quartel de bombeiros de Pires do Rio. A nova unidade que já está sendo construída, faz parte dos planos de interiorização da corporação e reforçará a presença do Corpo e Bombeiros na região. Uma reunião realizada esta semana, entre representantes dos Bombeiros e da prefeitura da cidade acertou os últimos detalhes da implantação do quartel. Ele terá posicionamento estratégico, perto do Parque Agropecuário de Pires do Rio. (Agecom/ Rádio Rio Vermelho).
MP denuncia fraudes em licitações de prefeituras goianas
O Ministério Público de Goiás ofereceu denúncias criminais ocorridas em licitações para a realização de concursos públicos em sete municípios goianos. Entre os denunciados estão sócios de empresas especializadas em concursos e funcionários públicos. Em todos os processos, aparece como denunciado o empresário Manoel Carvalho Neto, um dos sócios da empresa Orplam Assessoria Municipal Ltda. As irregularidades abrangem processos licitatórios nos municípios de Fazenda Nova, Ivolândia, Rubiataba, Três Ranchos, Gameleira de Goiás, Mozarlândia, Silvânia.
Todos os acusados deverão responder pelo crime previsto no artigo 90 da Lei 8.666/93, por frustrar ou fraudar, mediante ajuste, combinação ou qualquer outro expediente, o caráter competitivo do procedimento licitatório, com o intuito de obter vantagem. A pena prevista é de detenção de dois a quatro anos e multa. Em cinco processos, alguns réus responderão também por formação de quadrilha (artigo 288, caput, do Código Penal).
As fraudes foram apuradas pelos promotores do Grupo de Repressão ao Crime Organizado do MP, em conjunto com os promotores que atuam nos municípios envolvidos. O município de Fazenda Nova, por exemplo, deu início ao processo licitatório para a realização de um concurso em janeiro de 2008, na modalidade de carta-convite. Conforme apurado, o assessor jurídico do município, Alexandre do Carmo Afiúne, e o sócio da empresa Sistema Assessoria e Consultoria Governamental Ltda, Valdir Lemes da França, com o objetivo de dar ares de legalidade à licitação, montaram um procedimento forjado.
Além da empresa Sistema Assessoria e Consultoria Governamental, que tinha como um de seus sócios Manoel Carvalho, participaram do procedimento as empresas Pública Consultoria e Assessoria Ltda, representada por André Ribeiro Dias, e a Ecoplam - Escritório de Concursos Públicos e Assessoria Municipal Ltda, representada por Inês Alves Pereira Duailibe. As duas últimas empresas, segundo os promotores, só participaram do certame formalmente, já que desde o início o procedimento estava viciado e fadado a ser vencido pela Orplam.
Também foi enviado ofício à Ordem dos Advogados do Brasil - seção Goiás (OAB-GO) para apuração de falta funcional, tendo em vista que diversos denunciados são advogados. O Ministério Público continua investigando suspeitas de fraude na contratação dessas empresas em outros municípios e novas denúncias devem ser oferecidas. (Rádio Rio Vermelho/ MP-GO).
Todos os acusados deverão responder pelo crime previsto no artigo 90 da Lei 8.666/93, por frustrar ou fraudar, mediante ajuste, combinação ou qualquer outro expediente, o caráter competitivo do procedimento licitatório, com o intuito de obter vantagem. A pena prevista é de detenção de dois a quatro anos e multa. Em cinco processos, alguns réus responderão também por formação de quadrilha (artigo 288, caput, do Código Penal).
As fraudes foram apuradas pelos promotores do Grupo de Repressão ao Crime Organizado do MP, em conjunto com os promotores que atuam nos municípios envolvidos. O município de Fazenda Nova, por exemplo, deu início ao processo licitatório para a realização de um concurso em janeiro de 2008, na modalidade de carta-convite. Conforme apurado, o assessor jurídico do município, Alexandre do Carmo Afiúne, e o sócio da empresa Sistema Assessoria e Consultoria Governamental Ltda, Valdir Lemes da França, com o objetivo de dar ares de legalidade à licitação, montaram um procedimento forjado.
Além da empresa Sistema Assessoria e Consultoria Governamental, que tinha como um de seus sócios Manoel Carvalho, participaram do procedimento as empresas Pública Consultoria e Assessoria Ltda, representada por André Ribeiro Dias, e a Ecoplam - Escritório de Concursos Públicos e Assessoria Municipal Ltda, representada por Inês Alves Pereira Duailibe. As duas últimas empresas, segundo os promotores, só participaram do certame formalmente, já que desde o início o procedimento estava viciado e fadado a ser vencido pela Orplam.
Também foi enviado ofício à Ordem dos Advogados do Brasil - seção Goiás (OAB-GO) para apuração de falta funcional, tendo em vista que diversos denunciados são advogados. O Ministério Público continua investigando suspeitas de fraude na contratação dessas empresas em outros municípios e novas denúncias devem ser oferecidas. (Rádio Rio Vermelho/ MP-GO).