sábado, 1 de janeiro de 2011

Dilma Rousseff toma posse como Presidenta do Brasil

Michel Temer, Dilma Rousseff e Lula após transmissão da faixa presidencial.
Dilma Rousseff tomou posse neste sábado (1º) como presidente da República e se tornou a primeira mulher a chegar ao cargo mais alto do país. Em Brasília, capital federal, 30 mil pessoas acompanharam a cerimônia e assistiram a nova presidente do país receber a faixa presidencial do seu antecessor e padrinho político, Luiz Inácio Lula da Silva.
Em seu primeiro discurso como presidente do Brasil, Dilma enalteceu a conquista de uma mulher ao assumir o cargo. No plenário do Congresso, por cerca de 40 minutos, ela prometeu honrar as mulheres e se emocionou ao dizer que a partir daquele momento seria a “presidenta de todos os brasileiros”.
- Hoje será a primeira vez que a faixa presidencial cindirá sobre o ombro de uma mulher.
Dilma agradeceu o agora ex-presidente ressaltando o legado deixado por ele. Segundo a nova presidente, ela terá a missão de consolidar as conquistas do governo anterior.
- Vivemos um dos melhores momentos da vida nacional, milhares de empregos estão sendo criados, nossa faixa de crescimento mais que dobrou, superamos a nossa divida externa, resgatando milhões de brasileiros da tragédia da miséria. [...] Não vou descansar enquanto houver brasileiros sem alimento na mesa. Não vou descansar enquanto houver pessoas vivendo nas ruas.
A cerimônia contou com a presença de 57 autoridades de outros países e diversos políticos nacionais.
Ao encerrar seu discurso, em que prometeu erradicar a pobreza, a nova presidente afirmou que “estende as mãos” aos partidos de oposição e que, de sua parte e da parte de seu governo, não haverá nenhum tipo de discriminação ou de privilégio.
- A partir deste momento, sou a presidenta de todos os brasileiros. Serei rígida na defesa do interesse público. A corrupção será combatida permanentemente.
Dilma se emocionou, e também lembrou a época em que militou contra o regime militar.
Dilma em discurso no púlpito.
- Entreguei minha juventude ao sonho de um país justo e democrático. Suportei adversidades extremas. Não tenho qualquer arrependimento, ressentimento ou rancor. Após a fala, Dilma e Temer seguiram para o Palácio do Planalto, onde ela recebeu a faixa presidencial de Lula. Quebrando o procolo, os dois trocaram abraços e beijos no rosto. Depois de oito anos no poder, Luís Inácio Lula da Silva deixou o comando da Presidência da República. Na tarde deste sábado (1º), ele desceu a rampa do Palácio do Planalto acompanhado da mulher, dona Marisa, e da presidente Dilma Rousseff.
A nova presidente do Brasil, Dilma Rousseff, começou a empossar os 37 ministros que passam a compor o seu governo. O destaque é a quantidade de mulheres no Ministério: nove, o maior da história. O antecessor de Dilma, Luiz Inácio Lula da Silva, chegou a ter cinco ministras. (Portal R7).

0 comentários:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicado comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo o quadro de comentário do blog, ele ainda apresenta a opção comentar anônimo, mas, com a mudança na legislação

....... NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIO ANÔNIMO....