Orizona, que conta desde 1999 com a implantação da EFAORI - Escola Família Agrícola de Orizona e logo depois, passou a ser sede da AEFACOT - Associação da Escolas Famílias Agrícolas do Centro-Oeste e Tocantins, terá também a partir de 2011, a sede administrativa da UNEFAB - União Nacional das Escolas Famílias Agrícolas do Brasil. A organização é a entidade máxima de representação das EFAs no país e conta hoje com cerca de 150 escolas filiadas na maioria dos estados da federação.
A UNEFAB foi fundada em 11 de março de 1982, em uma Assembléia Geral, realizada no município de São Mateus, norte do Estado do Espírito Santo, após ampla discussão entre as Associações mantenedoras das EFAs.
O movimento das escolas rurais em regime de alternância em que trabalham as Escolas Famílias Agrícolas nasceu em 1935, a partir da iniciativa de três agricultores e de um padre de um pequeno vilarejo da França que prestaram atenção na insatisfação sentida pelos adolescentes, demonstrando atenção para com o meio em que viviam, desejando promovê-lo e desenvolvê-lo. O sistema pedagógico da alternância, no Brasil, teve seu início no Estado do Espírito Santo, em 1968, através do MEPES - Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo. Contou com apoio Pastoral da Igreja Católica e das lideranças comunitárias, a partir do Município de Anchieta - ES e sua ligação com a Itália, sob a liderança do Jesuíta italiano, Padre Humberto Pietrogrande.
A Missão da UNEFAB (acesse o sítio da entidade) é a de articular ações, parcerias, formular politicas, facilitar o intercâmbio e outras atividades afins a partir das demandas das associações locais e regionais, em vista de promover, por meio das Escolas Familias Agricolas, o desenvolvimeno sustentável e solidário do campo, através da formação dos jovens e suas familias, dentro dos principios da Pedagogia da Alternância.
Escolas trabalham em regime de alternância. |
A direção da UNEFAB já alugou um imóvel na Rua Getúlio Vargas, próximo à Itambé, onde funcionará a sua nova sede. Até então, a entidade estava sediada em Brasília e a mudança visa baixar custos com despesas administrativas. Atualmente, o presidente da entidade é Antônio Baroni Rocha, pai de alunos de uma EFA no Mato Grosso do Sul. (Fonte: sítio eletrônico da UNEFAB).
0 comentários:
Postar um comentário
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicado comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo o quadro de comentário do blog, ele ainda apresenta a opção comentar anônimo, mas, com a mudança na legislação
....... NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIO ANÔNIMO....