Durante o ato da inscrição por parte das coligações ao processo eleitoral, as chapas majoritárias devem já nesta ocasião apresentarem as suas propostas de governo. Os dois candidatos que concorrem a prefeito por Orizona, Ricardo Chadud (PTB) e Felipe Dias (PMDB), que encabeçam suas respectivas chapas majoritárias, no ato da inscrição, apresentaram as suas propostas caso sejam eleitos.
Em um plano de governo tecnicamente muito bem elaborado, intitulado "Qualidade de Vida para Todos", com uma apresentação inicial do candidato, com justificativas, objetivos e apresentação de metas, Chadud da coligação "Avança Orizona" destaca que "um Poder Executivo Municipal deve governar a partir de premissas fundamentais – os anseios e necessidades do povo; a realidade local; e o contexto estadual e nacional –, implementando uma agenda estratégica de desenvolvimento integrado e sustentável, na perspectiva das gerações presentes e futuras".
O plano diz também que a experiência política do candidato indica que é possível promover mudanças com criatividade e inovação, a serviço de uma grande obra social em Orizona. O plano foi elaborado por uma equipe coordenada pelo gestor público Paulo César dos Santos.
O plano propõe trazer resultados como pessoas de bem com a vida, mais oportunidades econômicas, cidades, povoados e campo integrados e sustentáveis, ou seja, mais desenvolvimento com qualidade de vida para todos os cidadãos de Orizona. A proposta está dividida em áreas de ação e estratégias. As principais áreas são "Aprender Mais", "Cuidar Sempre", "Trabalho Forte", "Morar Bem" e "Viver Melhor".
O atual prefeito e candidato à reeleição Felipe Dias, através de sua assessoria, propôs um plano bem mais simples e sucinto. A sua proposta de governo se resume a apresentar em uma página o objetivo geral de seu possível mandato.
Felipe destaca que pretende estruturar o município de Orizona para uma inserção cada vez maior no cenário Regional, Estadual e Nacional, defendendo os interesses maiores de Orizona, como forma de avançar na melhoria da qualidade de vida do nosso povo, com geração e distribuição de renda, com foco nos seguintes eixos estruturantes: saúde (pública, gratuita e de qualidade), educação (nos diversos níveis), social, infraestrutura urbana e rural, agricultura e pecuária (ênfase na agricultura familiar e no agronegócio), ação urbana, indústria, comércio, serviços e geração de empregos, segurança pública e combate às drogas, esporte e lazer, cultura, meio ambiente e desenvolvimento sustentável, políticas públicas para a juventude e para as mulheres, modernização da administração, transparência, parceria com a sociedade civil organizada e com os entes federados.
Segundo o coordenador de campanha da coligação "A Vitória do Povo", Rinaldo Costa, um plano de governo mais genérico que enfoca as diversas áreas da administração dá a garantia de um trabalho com diversas possibilidades, com liberdade para promover várias ações em uma determinada área.
Ao informar um plano de governo, o candidato deverá obrigatoriamente apresentar durante a campanha apenas as propostas apresentadas à Justiça Eleitoral. Se eleito, o prefeito terá mais responsabilidades em executar aquilo que foi proposto, já que o registro das propostas é um instrumento legal inclusive para o gestor ser cobrado e responsabilizado posteriormente pela Justiça, ou seja, o que prometeu terá que cumprir.
* Texto por Anselmo de Lima. Imagem: TSE/ DivulgaCand. Todos os direitos reservados.
0 comentários:
Postar um comentário
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicado comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo o quadro de comentário do blog, ele ainda apresenta a opção comentar anônimo, mas, com a mudança na legislação
....... NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIO ANÔNIMO....