A meta de vacinar 95% das crianças menores de 5 anos contra a poliomielite em todo o pais, foi atingida pelo Ministério da Saúde. A campanha nacional imunizou 13,4 milhões de crianças que formam o público-alvo. O município de Orizona e o estado de Goiás também alcançaram a meta.
No município foram vacinadas 95,68% das crianças de zero a cinco anos. De um total de 833 crianças estabelecidas pela meta, foram vacinadas 797. A cobertura para crianças menores de 1 anos foi total. Entre 1 e 2 anos, foram vacinadas 94,87% das crianças, maiores de 2 anos, 91,48%, acima de três anos foram vacinadas 100% e de 4 a 5 anos, 93,63%.
Goiás foi o segundo colocado entre os Estados com o maior índice de cobertura vacinal na Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite deste ano. A meta de imunizar 95% (418.813) das crianças menores de cinco anos de idade no Estado foi atingida. Desde o dia D, realizado no dia 16, foram aplicadas 437.668 doses, o que corresponde a 99,28% de cobertura vacinal. A campanha contou com 830 postos fixos.
De acordo com o Ministério da Saúde, a meta foi alcançada nos estados do Acre, Amapá, de Rondônia, Alagoas, do Maranhão, da Paraíba, de Pernambuco, do Espírito Santo, de Minas Gerais, do Rio de Janeiro, de São Paulo, do Paraná, de Santa Catarina e Goiás. Nos estados onde a imunização foi baixa, a campanha poderá continuar até que a cobertura ideal seja alcançada.
O último caso da doença no país foi registrado em 1989, na Paraíba. Em 1994, o Brasil recebeu da Organização Mundial da Saúde (OMS) o certificado de eliminação da doença. Embora não haja circulação do vírus em território nacional, este ano, 16 países registraram casos de paralisia infantil e, em três deles, a doença é endêmica: Afeganistão, Nigéria e Paquistão. Para evitar a reintrodução do vírus no Brasil, é fundamental a manutenção da vacinação.
* Texto com informações dos órgãos Minicipal, Estadual e Federal de Saúde. Todos os direitos reservados.
0 comentários:
Postar um comentário
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicado comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo o quadro de comentário do blog, ele ainda apresenta a opção comentar anônimo, mas, com a mudança na legislação
....... NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIO ANÔNIMO....