sexta-feira, 2 de dezembro de 2022

Curiosidades históricas de Orizona e Região - I

Efeméride pode ser um acontecimento relevante que é lembrado em seu aniversário. Os eventos que, por suas características, permanecem na história e são lembrados com o passar do tempo, constituem efemérides. Também se chama efemérides à celebração desses aniversários e ao comentário orientado para os acontecimentos de cada jornada.
O que pretendemos aqui pode ser algo parecido. Visamos registrar fatos históricos e acontecimentos de instituições, pessoas e famílias (batizado, nascimento, casamento e óbito) de pessoas que viveram em Orizona em regiões adjacentes nas últimas duas décadas ou mais. Por sua extensão, dividiremos essa história em mais de um texto, para não ficar muito extenso. Evitaremos citar fatos conhecidos ou já publicados, mas isso não é uma regra.
Nesse primeiro texto faremos referências a moradores de Santa Cruz, Campo Formoso (Orizona), Pires do Rio, Vai-Vem (Ipameri), Catalão, Santa Luzia (Luziânia), Morro Alto (Piracanjuba), Vila Bela (Morrinhos) Bela Vista e Bonfim (Silvânia). Também só traremos acontecimentos do século XIX.

01/01/1834 – Faleceu na freguesia de Santa Cruz, Manoel Mendes do Valle, morador de região onde é hoje o município de Orizona.

11/01/1899 – Nasceu em Bela Vista, Egerinêo Teixeira, filho de Epinona Marques de Motta e Brasilino Roque Teixeira. Foi um combativo jornalista e prefeito de Campo Formoso.

18/01/1898 – Faleceu Antonio Fernandes de Castro, esposo de Cassiana da Cunha Telles e filho de Joaquim Fernandes de Castro e Maria Rosa do Carmo. A sede de suas propriedades estava localizada na fazenda Pontinhas.

29/01/1837 – Se casaram na Igreja Matriz de Santa Cruz, o lavrador Antonio de Sousa Bastos (filho de Ignácio de Sousa Bastos e Marcellina Maria de Jesus), 21 anos, batizado na capela de Nossa Senhora do Carmo, em Araxá-MG), e Izabel Maria da Conceição (filha de Francisco Pereira e Maria Jozefa de Jesus), 18 anos, natural e batizada na Matriz de Piumhi, bispado de Mariana-MG.

31/03/1883 – Faleceu o Capitão Joaquim Fernandes de Castro, esposo de Maria Rosa do Carmo e morador da Fazenda Firmeza, filho de Luiz Fernandes de Castro e Ana Felizarda da Conceição.

26/04/1843 – Na Igreja de Nossa Senhora do Patrocínio, em Patrocínio-MG, receberam o matrimônio Florentino Vieira do Nascimento, lavrador, filho de Manoel Vieira da Motta e sua mulher Thereza Maria do Espírito Santo (falecida), naturais de Patrocínio-MG, com Maria Joanna de Jesus, 14 anos, filha de Manoel Pereira Cardoso (falecido) e de Justa Zeferina de Jesus, batizada na mesma freguesia. Celebrou o padre José Ferreira Estrella.

22/05/1839 – Foi batizado na Igreja Matriz de Santa Cruz, Ignácio, filho de José Archanjo Correa e Angela Pereira de Faria. Eram moradores da Fazenda Santa Bárbara. Foram padrinhos, José Francisco Correa e Thomásia Ribeiro de Jesus. A criança nasceu em 01/02/1839. Celebrou o padre Antonio Joaquim Teixeira.

22/05/1845 – Batizou a Vicente, filho natural de Rita Angola, escrava de Francisco Pereira Cardoso. Foram padrinhos, Raimundo José Leão e Maria Gonçalves. A criança nasceu em 22/01/1845. Celebrou o padre Antonio Joaquim de Azevedo.

22/05/1845 – Foi batizada na Capela de Nossa Senhora do Rosário, Santa Cruz, Carolina, filha de Francisco Pereira Cardoso e Anna Maria de Jesus. Foram padrinhos Manoel Mendes do Valle e Antonia Joaquina do Nascimento. Celebrou o padre Antonio Joaquim de Azevedo. A criança nasceu em 05 de março de 1845.

24/05/1833 – faleceu Bartholomeu Bueno de Câmara, descendente do Anhanguera, casado com Mariana Joaquina e morador do porto do Corumbá, em Santa Cruz.

25/05/1825 – Casaram em Santa Cruz, pelas 4 horas da tarde, Jozé Vaz da Costa (filho de Francisco Vaz da Costa e Ignácia Maria dos Santos), naturais de Araxá-MG, com Maria Roza Alves (filha de Francisco Alves de Magalhães e Tereza Tavares da Silva). Celebrou o padre Antonio Joaquim Teixeira.

25/05/1836 – Se casaram na Igreja Matriz de Santa Cruz, Joaquim José Pinheiro (filho do Cap. Francisco José Pinheiro e Ana Maria Teixeira), naturais de Patrocínio-MG e moradores de Morro Alto, e Bárbara Maria Dias (filha de Jozé Dias de Andrade e Joaquina Constância de Jesus), naturais de São Brás de Alcântara-MG. Celebrou o vigário Antonio Joaquim Teixeira.

26/05/1844 – faleceu aos 64 anos o vigário colado Antonio Joaquim Teixeira, também conhecido como Provedor Teixeira. Foram muitos os serviços prestados à freguesia de Santa Cruz. Na região do atual município de Orizona, foram muitas as desobrigas realizadas e os sacramentos administrados nas fazendas. Foi sepultado na matriz de Santa Cruz.

28/05/1825 – faleceu Maria da Paixão Solidade, casada com o Capitão Vicente Miguel da Silva, importante pioneiro de Bonfim.

02/06/1844 – faleceu em Bonfim o sargento-mor Caetano Teixeira Sampaio, casado com Maria Nunes e filho do Capitão Caetano Teixeira Sampaio, um dos mais importantes cidadãos daquela vila.

04/06/1823 – O marechal Raymundo José da Cunha Mattos, comandante das Armas, a caminho de Villa Boa, capital da província, pernoitou no sítio do Baú, da senhora Maria da Luz.

05/06/1840 – No sítio Santa Bárbara, Santa Cruz, pelas 10 horas da manhã, na presença do padre Antonio Ferreira de Lima, casaram Antonio Correa Peres, 24 anos, filho legítimo de Jozé Correa Peres e Anna Joaquina do Espírito Santo, natural de Santana da Barra do Espírito Santo-MG; e Anna Joaquina do Espírito Santo, 22 anos, filha de José Antonio de Mello e Custódia Maria de Jesus, natural de São Francisco de Paula-MG.

06/06/1850 – faleceu Thereza de Jesus, esposa de Manoel Gonçalves Pereira, sepultada na Capela do Rosário, em Santa Cruz.

13/06/1831 – Na Matriz de Nossa Senhora da Conceição, Santa Cruz, casaram Jozé Mendes de Assumpção, filho de Manoel Mendes do Valle e Venância Rodrigues da Silveira, naturais de Araxá-MG, e Anna Esmeria de Jesus, filha de Joaquim Rodrigues do Nascimento (falecido) e Jacintha Maria do Espírito Santo. Celebrou o Provedor Teixeira. Essas famílias viviam em regiões próximas ao córrego do Baú, Areias e onde hoje é o povoado de Montes Claros.

29/06/1838 – Batizou na fazenda Macaúba, em Santa Cruz, a Maria, filha do Ten. Jacintho Pereira Cardoso e de Anna Roza da Conceição. Foram padrinhos o padre Antonio Joaquim Teixeira (celebrante) e Maria Roza de Jesus (filha de Jacintho).

30/06/1838 – Se casaram em Santa Cruz, o agricultor Francisco Pereira Cardoso (filho de Jacintho Pereira Cardoso e Joaquina Rosa de Jesus - falecida), 20 anos, com Anna Maria de Jesus (filha de Jozé Affonso da Silva e Joaquina Rosa de Jesus), 20 anos, sendo os noivos naturais da freguesia de Araxá-MG (ele, em Patrocínio). Celebrou o padre Antonio Joaquim Teixeira.

07/07/1895 – Nasceu em Leme/SP, Raphael Leme Franco, conceituado médico de Campo Formoso por mais de cinco décadas. Foi poeta e cronista em vários jornais.

17/07/1848 – Casou por palavra Bento Correa Peres, viúvo de Teodora Ribeiro de Jesus, com Rita Ferreira da Silva, filha de Francisco Ferreira da Silva e Maria Ribeiro de Jesus. Celebrou o padre Antonio Francisco Nascimento.

23/07/1862 – O alferes José Pereira Cardoso e a esposa Anna Luíza da Cunha foram padrinhos de uma criança de nome José, filho de José Vieira da Cunha e Lucinda Maria da Cunha, moradores da fazenda Burity do Córrego Fundo, em Santa Luzia. O sacramento foi dado pelo vigário de Santa Cruz Antonio Luis Brás Prego com autorização do vigário de Santa Luzia.

09/08/1876 – Pela Resolução Estadual nº 570, foram as transferidas as regiões de Firmeza e Campo Aberto de Santa Cruz para Bonfim.

10/08/1828 – Casaram em Santa Cruz, os irmãos Ignácio Correa Peres e Anna Joaquina do Espírito Santo (filhos de Jozé Correa Peres e Maria Joaquina de Jesus), naturais de Santana da Barra do Espírito Santo (distrito de Patos de Minas) e moradores da fazenda Santa Bárbara; com os irmãos Belizária Maria de Jesus e Joaquim Alves Cabral (filhos de Francisco Alves Cabral e Maria Roza de Jesus), respectivamente, naturais de Araxá-MG e moradores da Fazenda Areias.

11/08/1890 – Faleceu na Fazenda Firmeza do José Pereira Cardoso Primo, esposo de Escolástica Maria do Carmo, filho Manoel Pereira Cardoso e Justa Zeferina da Conceição e genro do Cap. Joaquim Fernandes de Castro.

23/08/1873 – Criadas as Comarcas de Santa Cruz e do Rio Tocantins. A comarca de Santa Cruz passava a ser composta pelas vilas Bella de Morrinhos e Santa Cruz, desmembrando as comarcas do Rio Paranahyba (Catalão, Calaças, Santo Antonio do Rio Verde e Itumbiara) e do Rio Corumbá (Bonfim, Bela Vista e Campinas).

02/09/1844 – Às 7 horas, na Fazenda Firmeza, em Santa Cruz, casaram Manoel Pereira Cardoso, filho legítimo do finado Manoel Pereira Cardoso com a sua esposa Justa Zeferina de Jesus; e Anna Carolina de Jesus, filha legítima de Joaquim Fernandes de Castro e de Justa Maria do Carmo (falecida na data). Celebrou o padre Antonio Joaquim Araújo de Mello.

14/09/1880 – Nasceu em Campo Formoso, Olímpio Pereira Cardoso, filho do Capitão José Pereira Cardoso e de Maria Vieira d’Abbadia.

15/09/1891 – Cidadãos enviam abaixo-assinado ao presidente do Partido Republicano Federal, cônego Inácio Xavier da Silva, agradecendo pelo empenho que permitiu a elevação do vilarejo dos Correas a Distrito de Paz e Policial de Campo Formoso.

22/09/1888 – Faleceu em sua residência, na Fazenda Cuiabanos, a Sra. Ana Angélica de Jesus, esposa de Albino Fernandes de Oliveira.

27/09/1829 – Casou em Santa Cruz, João Teixeira Sampaio, filho do Cap. Caetano Teixeira Sampaio e de Anna Neto da Costa, com Marianna Alves Rodrigues, filha do Alferes José Alves Rodrigues e de Josefa Fagundes de Faria. Celebrou o padre Antonio Joaquim Teixeira.

08/10/1848 – Na Capela de Nossa Senhora do Rosário, em Santa Cruz, na presença das testemunhas Antonio Rodrigues do Nascimento e Manoel Pereira Cardoso e do vigário Antonio Francisco do Nascimento, receberam o matrimônio Jacintho Pereira Cardoso Júnior (filho de Jacintho Pereira Cardoso e Joaquina Rosa de Jesus), e Balbina Maria de Jesus (filha de Fulgêncio de Sousa França e Rita Maria de Jesus).

28/10/1845 – Foi batizado na Fazenda Firmeza, José Fernandes de Castro (Zeca Fernandes), filho legítimo de Joaquim Fernandes de Castro e Maria Rosa do Carmo. Foram padrinhos Vicente Fernandes de Castro e Ana Rosa da Conceição. Celebrou o padre Antonio Joaquim de Azevedo. O mesmo nasceu em 21 de setembro de 1845.

28/10/1845 - Foi batizado na Fazenda Cachoeira, atualmente Orizona, Joaquim, filho legítimo de Manoel Gonçalves Pereira e Maria Joaquina Silveira. Foram padrinhos Manoel Pereira Cardoso e Anna Carolina de Jesus. Celebrou o padre Antonio Joaquim de Azevedo. O mesmo nasceu em 05 de outubro de 1845.

28/10/1845 – Batizou-se na fazenda Cachoeira, a João, filho de Marianna Parda, escrava de José Gonçalves Pinheiro (genro de Jacintho Pereira Cardoso). Foram padrinhos Manoel Pereira e Eufrásia Crioula. A criança nasceu em 23/08/1845. Celebrou o padre João Batista de Sousa Lobo.

08/11/1899 - Faleceu no distrito de Campo Formoso, o Cap. José Pereira Cardoso, pioneiro na região.

27/11/1826 – Casaram em Santa Cruz, João Antonio de Araújo Valle, filho do capitão-mor João Antonio de Araújo Valle e de D. Innocência Cândida de Menezes, naturais de Pitangui-MG, e Maria Luíza de Jesus, filha do capitão Francisco José Pinheiro e Anna Maria Teixeira, naturais de Patrocínio-MG. São antepassados do escritor Leo Lynce e fundadores de Morro Alto.

30/12/1848 – Batizou a Gabriel, filho de Luíza, escrava de Joaquim Fernandes de Castro. Foram padrinhos: Manoel Pereira Cardoso e Anna Carolina de Jesus. Celebrou o padre Antonio Joaquim de Azevedo.

CONTINUA...

ANSELMO PEREIRA DE LIMA
(E-mail: anselmopereiradelima@gmail.com)

0 comentários:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicado comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo o quadro de comentário do blog, ele ainda apresenta a opção comentar anônimo, mas, com a mudança na legislação

....... NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIO ANÔNIMO....