DA REDAÇÃO - O prefeito de Orizona Felipe Antônio Dias esteve nesta segunda-feira, 15 de março, no Instituto Butantan, em São Paulo, onde protocolou a intenção de compra da vacina Coronavac/Butantan para toda a população orizonense.
Esse ato de visitar o fabricante funciona mais como um gesto político e também estratégico, uma vez que a disponibilidade de oferta do imunizante é pequena e não atende a médio prazo a grande demanda dos municípios, Estado e Governo Federal. A oferta também não é imediata, portanto o mesmo não poderia retornar para o Município com a vacina em mãos.
Portanto, pretende se agilizar e colocar em posição melhor na fila de espera, uma vez que há muita demora por parte do governo federal em ofertar as vacinas e ter segurança jurídica para garantir que futuramente toda a população será imunizada. Da região, o prefeito de Gameleira de Goiás, Wilson Tavares, puxou a fila e realizou o mesmo gesto primeiramente.
Um consórcio de municípios para compra de vacinas contra a Covid-19 já manifestou interesse de 649 prefeituras, segundo a lista divulgada no dia 03 de março pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP). A iniciativa foi lançada na segunda-feira (1º de março) em uma reunião com cerca de 300 prefeito.As administrações municipais puderam assinar o termo de intenção do consórcio até a sexta-feira (5 de março). A previsão é que a associação seja efetivamente instalada até o dia 22 de março.
A ideia é que as prefeituras possam comprar as vacinas caso o Plano Nacional de Imunização (PNI), coordenado pelo Ministério da Saúde, não seja capaz de suprir toda a demanda. “O consórcio não é para comprar imediatamente, mas para termos segurança jurídica no caso de o PNI não dar conta de suprir toda a população. Nesse caso, os prefeitos já teriam alternativa para isso”, explicou o presidente da FNP, Jonas Donizette, durante a reunião de lançamento da iniciativa.
O gestor municipal foi acompanhado pelo secretário de Gestão Governamental Rinaldo Costa na visita ao Instituto Butantan.
Com informações da Agência Brasil; Foto: Assessoria/ Felipe Dias.
0 comentários:
Postar um comentário
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicado comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo o quadro de comentário do blog, ele ainda apresenta a opção comentar anônimo, mas, com a mudança na legislação
....... NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIO ANÔNIMO....