terça-feira, 26 de janeiro de 2021

Orizona receberá 160 doses da vacina produzida pela Universidade de Oxford e AstraZeneca

DA REDAÇÃO
- Conforme divulgado pela secretaria de Estado da Saúde, o município de Orizona receberá mais 160 doses de vacina contra o coronavírus. O lote faz parte da remessa enviada pelo Ministério da Saúde, adquirido pela Fundação e Instituto Oswaldo Cruz (FioCruz), desenvolvida pela AstraZeneca e Univeridade de Oxford. Na remessa de domingo (24), o Estado de Goiás recebeu 65.500 doses da FioCruz. 
Esta segunda remessa é exclusivamente para vacinação de trabalhadores de saúde das instituições de saúde, seguindo a ordem de prioridade: 
1) Hospitais;
2) Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) / Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) / Sistema Integrado de Atendimento ao Trauma e Emergências (Siate);
3) Unidades Básicas de Saúde (UBSs);
4) Consultórios/Laboratórios.
Quanto aos hospitais, os primeiros que devem ser considerados são aqueles exclusivos e dedicados a atendimentos Covid-19. Na sequência, os hospitais gerais que não são dedicados e exclusivos aos casos de coronavírus.Esta ordem de priorização se aplica para hospitais públicos, filantrópicos e privados, sem distinção de natureza jurídica.
O jornalista Célio Silva, da Rádio Rio Vermelho FM de Silvânia, fez levantamento das doses desta remessa em nove (09) municípios goianos da região Estrada de Ferro:
Bela Vista de Goiás – 140 doses
Bonfinópolis – 90
Caldazinha – 30
Gameleira de Goiás – 20
Leopoldo de Bulhões – 50
Orizona – 160
São Miguel do Passa Quatro – 40
Silvânia – 170
Vianópolis – 100 doses
Além disso, Goiás recebeu nesta segunda-feira (25) mais 29.900 doses da CoronaVac, desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac e Instituto Butantan. As vacinas chegaram em um voo comercial no Aeroporto Santa Genoveva, em Goiânia, e foram imediatamente direcionadas para a Central Estadual de Rede de Frio, também na capital. A secretaria de saúde de Orizona recebeu 210 doses da primeira remessa da CoronaVac.
Como os municípios ainda não terminaram de aplicar a primeira dose da CoronaVac e já começaram a receber um carregamento da vacina AstraZeneca, esses 29.900 imunobiológicos serão enviados às cidades goianas juntamente com as mais de 90 mil vacinas para aplicação da segunda dose, que estão estocadas. 
Está sendo debatida a definição dos grupos prioritários que serão contemplados com essa terceira remessa. Quando a população for definida, os municípios serão informados. A expectativa da SES-GO é de que Goiás receba mais vacinas ainda nesta semana.

(Com informações do blog do Célio Silva e; Secretaria Estadual de Saúde de Goiás).

Foto: Divulgação/ FioCruz.

0 comentários:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicado comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo o quadro de comentário do blog, ele ainda apresenta a opção comentar anônimo, mas, com a mudança na legislação

....... NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIO ANÔNIMO....