Na manhã do dia 25 de agosto, trabalhadores em Educação do Município de Orizona realizaram manifestação para cobrar as reivindicações da categoria. A passeata teve início na secretaria municipal de Educação, seguiu para a Câmara Municipal e terminou na sede da prefeitura. Foi a primeira vez que houve uma manifestação de rua na cidade de Orizona.
Participaram da manifestação a professora Bia de Lima, do Sintego Central, a professora Renildes Aparecida, presidente da Regional do Sintego de Silvânia, diretores da Regional Sindical, além dos professores, funcionários administrativos da Educação de Orizona e a Comissão de professores representada pela professora Luzia.
Entre as principais reivindicações da categoria estão: o reajuste do Piso Salarial, a assinatura das progressões, o pagamento da diferença do 13º salário, pagamento de 1/3 de férias de 2014, atualização do plano de carreira do magistério, eleição democrática para diretor de escola, implantação do plano de carreira dos funcionários administrativos e a valorização profissional.
Para buscar avanços nas negociações, nova audiência foi agendada com o prefeito de Orizona, Felipe Antônio Dias, para o dia 3 de setembro para nova discussão da pauta da categoria. Este mês o Sintego se reuniu com o prefeito de Orizona, que alegou dificuldades financeiras para o cumprimento da pauta da Educação no município, onde serão necessários ajustes, que até então, a prefeitura não tomou nenhuma iniciativa a respeito.
Para Bia o cumprimento da Lei do Piso 11.738/08 no estado de Goiás é um problema que precisa ser definitivamente solucionado tanto no âmbito estadual, quanto no municipal. “Em Goiás não tem um único município que não tenha condições de pagar o piso, o que está faltando é gestão e readequação das medidas necessárias para viabilizar o cumprimento da lei. Para uma escola pública de qualidade é preciso valorização dos trabalhadores em Educação já!”, conclui Bia.
Texto e Foto: Sintego Central.
0 comentários:
Postar um comentário
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicado comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo o quadro de comentário do blog, ele ainda apresenta a opção comentar anônimo, mas, com a mudança na legislação
....... NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIO ANÔNIMO....