sábado, 20 de outubro de 2012

Estudante da EFAORI participa de Intercâmbio no Estado do Paraná

A estudante Adriane Cristina Pereira, 16 anos, da EFAORI - Escola Família Agrícola de Orizona, participou entre os dias 21 e 29 de setembro, do IV Intercâmbio da Juventude Rural, promovido pela Rede Jovem Rural. O Intercâmbio aconteceu em municípios do Estado do Paraná.

No dia 21 de setembro os intercambistas vindos de sete estados chegaram no estado do Paraná para conhecer as práticas realizadas pela juventude rural e agricultores familiares do Território Caminhos do Tibagi. No roteiro da terceira etapa do IV Intercâmbio, organizado pelo Cedejor, os jovens de Pernambuco, Ceará, Tocantins, Goiás, Bahia, Espírito Santo e Rio de Janeiro foram recebidos pelos educadores e jovens rurais no Núcleo de Formação localizado na cidade de Tibagi.
Na abertura da etapa, o representante da Secretaria Municipal de Turismo de Tibagi, Jaime Nogueira, deu as boas-vindas aos intercambistas e falou sobre a história, a cultura e as atividades econômicas do município, onde se destacam a agricultura e o turismo. Em seguida, foram apresentados os projetos e programas desenvolvidos pelo Cedejor, as ações da Rede Jovem Rural e do Instituto Souza Cruz, além das organizações representadas pelos intercambistas (Mepes, ADEL, AEFACOT, MOC, Ibelga e Serta).
No roteiro, as atividades iniciaram-se com a divisão de dois grupos: o primeiro permaneceu em Tibagi e o segundo seguiu para o município de Ventania, nas propriedades dos jovens que já passaram pela formação no Cedejor. Em Tibagi, os intercambistas tiveram a oportunidade de conhecer e vivenciar os empreendimentos de turismo rural e de aventura. Após a caminhada nas trilhas do Parque Estadual Guartelá e a visita ao Cânion do Rio Aipó, considerado um dos maiores do mundo, os jovens participaram do rafting nas corredeiras do Rio Tibagi.
Na semana entre 21 e 29 de setembro, os intercambistas visitarão 6 municípios do território e visitarão práticas como hortas comunitárias orgânicas, cooperativa de mel, agroindústria de leite, entre outras.

* Texto e imagens por Rede Brasil Jovem. Todos os direitos reservados.

0 comentários:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicado comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo o quadro de comentário do blog, ele ainda apresenta a opção comentar anônimo, mas, com a mudança na legislação

....... NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIO ANÔNIMO....