sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Pequenos pecuaristas aprendem a administrar a propriedade rural

Conhecer todas as possibilidades de negócios, aprender a calcular o custo do leite e da ração oferecida ao gado, saber a hora certa de comprar e vender, e programar as atividades durante o ano. Estes foram os objetivos do curso de capacitação do projeto Balde Cheio, de tema “Administração da propriedade rural”, que a Corumbá Concessões S.A. (CCSA) promoveu de 6 a 8 de agosto, em Gameleira de Goiás. ´ 
O curso aconteceu numa propriedade de Mucambinho, com a participação de oito produtores da região, e foi ministrado por Marcelo Pires Lopes, instrutor de Administração Rural do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural. (Senar Goiás). Com esta capacitação, que será estendida a outros municípios do entorno do reservatório da UHE Corumbá IV, onde está implementado o Balde Cheio, Senar e CCSA firmam mais uma parceria.
O projeto social Balde Cheio é voltado para pequenos pecuaristas da agricultura familiar e visa à geração de emprego e renda e à permanência do homem do campo no campo. Está em seu terceiro ano de atividade, em sete municípios do entorno do reservatório. Segundo Joy Pena, coordenador da Acespa Chico Mendes, ONG contratada pela CCSA para executar o projeto, no primeiro ano os participantes aprenderam a cuidar da terra, dividir os piquetes para alimentar as vacas, e a produzir o milho e a silagem para alimentar o gado na época da seca. “No ano passado, o projeto ensinou como melhorar o rebanho através da inseminação artificial e a recuperar áreas degradadas de nascentes e, este ano, eles estão aprendendo sobre a recria dos bezerros inseminados e a administrar a propriedade com mais segurança para fazerem bons negócios”, explicou Pena.
Segundo Marcelo Pires, é comum o proprietário ter, além de gado, criações de porco e frango e plantação de frutas, mas não perceber essas fontes de renda como negócios a serem administrados, como um todo, na propriedade. “Os produtores se interessaram bastante em aprender a administrar seus negócios porque estão em busca da melhoria da qualidade de vida das suas famílias”. 
Do total de participantes, quatro eram mulheres. Segundo o professor, a presença de mulheres em treinamentos como este é crescente e isso se deve ao fato de os cursos oferecidos pelo Senar serem voltados para a formação e promoção da família no campo, onde as mulheres participam ativamente do processo de administração da economia da propriedade. 

Tomada de decisões 
O produtor Antônio Fausto de Araújo avaliou que o curso foi importante, devido ao conhecimento e didática do professor e pelo apoio da Corumbá Concessões. “Numa conversa informal, se me perguntarem como fazer para administrar o Brasil, eu sei explicar pra todo mundo, dou opinião e palpite. Mas se me perguntarem como fazer para administrar minha propriedade, eu não tenho certeza de nada”. Mas, depois de participar do curso, ele disse que terá condições de tomar decisões baseadas em números e analisando os negócios sem emoção, usando a razão. “Isso faz com que a gente compre e venda as coisas na hora certa e aprenda a programar a nossa atividade durante todo o ano”, acrescentou. 
Para a analista ambiental da CCSA, Ana Carolina Nunes, que acompanhou o curso, “essas capacitações são uma ótima oportunidade para o produtor conhecer e aprender informações capazes de mudar o seu modo de ver, de administrar e de planejar a atividade econômica que desenvolve. Às vezes um detalhe faz uma grande diferença no campo. Por exemplo, a quantidade de adubo e o período certo de adubar o solo podem acarretar grande economia no bolso do produtor.” 
Os próximos cursos de capacitação do Balde Cheio serão realizados em Santo Antônio do Descoberto (20 a 22/08); Silvânia (27 a 29/08); Alexânia (03 a 05/09); Abadiânia (10 a 12/09); e Corumbá de Goiás (17 a 21/08). 
Outras informações sobre o curso podem ser obtidas na Corumbá Concessões, pelos telefones: (61) 3462-5200 (Ana Guaranys) e 9958-7575 (Joy Pena).

* Texto por Ana Guaranys/ Assessora de Comunicação da Santa Fé Idéias e Comunicação. Todos os direitos reservados.

0 comentários:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicado comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo o quadro de comentário do blog, ele ainda apresenta a opção comentar anônimo, mas, com a mudança na legislação

....... NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIO ANÔNIMO....