quarta-feira, 1 de junho de 2011

Setor produtivo comemora hoje o Dia Mundial do Leite

Imagem: Divulgação/Sindileite.
A OCB-GO e a Cooperativa Central de Laticínios de Goiás (Centroleite) integram hoje (1º) as comemorações em Goiás do Dia Mundial do Leite, instituído pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), desde junho de 2001. Numa promoção que contou também com o Sindileite, Faeg e Fundepec, aconteceu neste dia na Praça Cívica, no centro da capital, evento que proporcionou a doação de mais de 40 mil litros de leite e 1 tonelada de leite em pó à Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e entidades assistenciais. 
Segundo o presidente da OCB-GO e também da Centroleite, Haroldo Max de Sousa, o evento foi uma demonstração da defesa que as entidades diretamente ligadas ao negócio do leite no estado fazem tanto do produto quanto do produtor. “O leite tem para Goiás grande importância econômica, marcada muito fortemente pela inclusão social em sua cadeia produtiva. Só na produção, o estado conta hoje mais de 50 mil produtores, em sua maioria formada por mini e pequenos produtores”, comentou Max. 
A atividade comemorativa contou também com ajuda de empresas ligadas à cadeia produtiva de lácteos de Goiás. A Tetra Pak doou as embalagens, os laticínios Manacá, Piracanjuba, Marajoara e Italac fizeram o envase gratuitamente e a Itambé, Nestlé e BR Foods doaram o carregamento de leite pó. Do total do leite (líquido) doado, 24 mil litros foram repassados pela OCB-GO e Centroleite (doação oriunda das 14 cooperativas filiadas à central) e outros 20 mil litros vieram dos laticínios Marajoara, Manacá, Compleite e LBR/Leitbom (5 mil litros cada). São aguardadas na solenidade o governador Marconi Perillo, dirigentes de entidades representativas dos produtores e trabalhadores rurais, produtores e laticinistas, estudantes e professores de cursos afins, pesquisadores, dirigentes de órgãos estaduais e federais ligados à atividade leiteira.
O município de Orizona, terra do presidente Max, é a segunda bacia leiteira do Estado e a oitava do país, tendo grande parte da sua economia com relação direta com essa produção.

Via Portal OCB-GO.

0 comentários:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicado comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo o quadro de comentário do blog, ele ainda apresenta a opção comentar anônimo, mas, com a mudança na legislação

....... NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIO ANÔNIMO....