segunda-feira, 25 de outubro de 2010

População orizonense fica abaixo do estimado pelo IBGE

O IBGE- Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas já teria concluido a coleta de dados referente ao Censo 2010 no município de Orizona. A estimativa inicial, baseada em dados de 2009, indicava que o município teria uma população de 15.201 habitantes, mas os resultados mostraram que essa população seria hoje de apenas 14.061 habitantes, indice 7,5% inferior ao estimado.
Em comparação ao último censo (2000), quando a população era de 13.067, houve um crescimento de 7,6% da população e com relação à Contagem da População de 2007 (que era de 14.374), houve um decréscimo de 2,17%. Com relação aos dados de 2010, há 2,93 moradores por domicílio (agora são 4.794 domicílios), o que implica dizer entre várias variáveis que a família teria diminuido o seu número de membros, os filhos estariam cada vez mais deixando seus pais e avós para viverem uma vida independente e a característica da família também poderia ter mudado (com uma composição mais frequente de mães e filhos, avós e netos e pais e filhos). Um dos motivos que teriam influenciado na diminuição da população seria a redução do número de partos no município. No final da década passada nasciam anualmente mais de 200 bebês. Hoje nascem cerca de 150 bebês por ano.
Esclarecimento: Como a transmissão de dados pelo sistema encerrou hoje (25), o sistema do IBGE pressupõe automaticamente que a pesquisa foi concluída. Na realidade, conforme sabemos, vários domicílios ainda não foram recenseados e os dados deverão de alguma forma serem transmitidos posteriormente. Portanto, a população de 14.061 habitantes está um pouco abaixo da população real.

0 comentários:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicado comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo o quadro de comentário do blog, ele ainda apresenta a opção comentar anônimo, mas, com a mudança na legislação

....... NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIO ANÔNIMO....