sábado, 25 de setembro de 2010

Sem credibilidade, Ecope registra pesquisas aos montes

Vocês devem estar acostumados a ver as pesquisas ECOPE DO BRASIL, aquelas publicadas quase que diariamente no Diário da Manhã com panoramas de determinadas cidades em que o candidato tucano Marconi Perillo (que tem total controle sobre boa parte dos veículos de comunicação em Goiás) aparece sempre à frente com larga vantagem sobre os adversários.
O jornalista Altair Tavares da Rádio 730 questionou em seu blog a forma que essas pesquisas são realizadas e registradas no TRE-GO, sempre aos montes e sem muito critério. Veja um trecho de sua análise:

"Lista de cidades com pesquisas registradas no TRE, entre 13 e 15, pela ECOPE e anunciadas pelo candidato Marconi de que já teria 25 das 40 pesquisas da campanha, conforme reunião na terça passada, com prefeitos.
Um dado curioso é que a pesquisa tem um período de coleta único iniciado em 08 de setembro e registro dela só pelo dia 13 a 15 de setembro.
A maior parte tem margem de erro de 6 pontos percentuais para mais ou para menos. Ou seja, a distância entre o mínimo e o máximo da margem de erro pode ser de até 12 pontos percentuais. Ex. se um candidato tem 30%, pode estar entre 24% e 36%. Ou seja, é uma margem bem larga.
Os dados são uma síntese do que está no sistema de registro de pesquisas do TRE-GO. Primeiro, as pesquisas são registradas para depois serem divulgadas".

VEJA A RELAÇÃO DE PESQUISAS REGISTRADA CLICANDO AQUI.

Refletindo sobre esse caso, a estratégia parece clara: um fiel escudeiro cria um órgão de pesquisa de última hora (ou compra um), manipula dados, documentos e informações para que seja registrada, compra a primeira página de jornais de grande circulação e publica em letras garrafais. Assim, com bombardeio de informações manipuladas, boa parte dos eleitores que não querem "perder" o voto e preferem seguir a onda, aderem a essa pseudorrealidade ou não. Então, somente as urnas dirão. Pela sua conduta, parece que Marconi não vê outra alternativa a não ser vencer em primeiro turno. Vai saber!

0 comentários:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicado comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo o quadro de comentário do blog, ele ainda apresenta a opção comentar anônimo, mas, com a mudança na legislação

....... NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIO ANÔNIMO....