segunda-feira, 1 de junho de 2009

Estação Férrea do Distrito de Ubatan

A linha-tronco da Estrada de Ferro Goyaz foi aberta a partir de Araguari, onde já estavam os trilhos da Mogiana desde o ano de 1896, em seu primeiro trecho em 1911, até a ponte sobre o rio Paranaíba, na divisa entre os Estados de Minas Gerais e Goiás. A partir de então, foi aquela demora de sempre: avançando lentamente, atingiu Goiânia, capital do Estado de Goiás desde o início dos anos 1940, somente em 1950, e alguns anos mais tarde a linha foi prolongada em dois quilômetros até Campinas de Goiás (atual Bairro de Campinas/Goiânia). Aí parou. Com a entrada em operação da linha para Brasilia, a partir da estação de Roncador, o trecho até Goiânia perdeu em importância. Hoje boa parte da linha está em operação para trens cargueiros: trens de passageiros acabaram nos anos 1980.
A estação de Ubatan foi inaugurada em 1º de novembro de 1923. Nos anos 1940 seu nome passou a ser Egerineu Teixeira e hoje voltou ao nome de origem. Atualmente está praticamente abandonada. "Interessante notar que a ferrovia, ao invés de passar em Campo Formoso (atual Orizona), cidade já antiga e então importante, passou a 8 quilômetros de distância, em Ubatan, que faz parte do mesmo município. Pelo que se pode verificar, a estação de Ubatan mais tarde recebeu o nome de Egerineu Teixeira em homenagem ao jovem prefeito da então Campo Formoso, assassinado em 5 de julho de 1938 por motivos políticos. Egerineu Teixeira foi um grande escritor e ferrenho jornalista que publicava matérias e textos nos jornais do Triângulo Mineiro e Goiás. É o patrono da cadeira 21 da Academia Goiana de Letras. A localidade da então Ubatan, já servida pela ferrovia, chegou a ser cogitada para a construção da nova capital de Goiás".
Fontes: Roberto Fonseca Dias, 2006; Glaucio H. Chaves, 2009; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; IBGE, 1957.

0 comentários:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicado comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo o quadro de comentário do blog, ele ainda apresenta a opção comentar anônimo, mas, com a mudança na legislação

....... NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIO ANÔNIMO....