Nesta terça-feira (10/01), o padre Ivan Vieira dos Anjos completou 53 anos de idade. O mesmo cresceu na região do rio Piracanjuba, próximo a Maniratuba (Luziânia) e foi marcado pela fé e a liderança desde a infância, que o conduziu à vida sacerdotal. É de família materna originária daquela região e paterna, da região da Cachoeira, em Orizona.
Conheci o Ivan com oito dias de idade, quando fomos morar como funcionários na propriedade rural de sua família. Ele ajudou a cuidar de mim no período que ficamos ali. Além de uma pessoa dedicada ao trabalho, também foi comprometido com a catequese e ajudou a criar a comunidade das CEBs na região.
Nossas famílias, especialmente pelo grau de parentesco, foram muito próximas. As suas ordenações diaconal e presbiteral em 1997 foram grandes 'eventos' e provavelmente, para meu avô Antônio José de Lima, foi motivo de uma das maiores de suas emoções.
Quando fui agente de pastoral da Comissão Pastoral da Terra (CPT), Ivan, que era coordenador diocesano de Pastoral e administrador na paróquia Nossa Senhora das Graças, me apoiou o tempo todo e colaborou para que eu superasse as dificuldades da função. Além da disposição para o serviço, marca no seu caráter a solidariedade e a humildade.
Recentemente, a condição de saúde do padre Ivan deixou a toda a comunidade apreensiva, mas no final, deu tudo certo e teve forças para vencer a doença.
Biografia: (De acordo com a Diocese de Ipameri)
Pe. Ivan Vieira dos Anjos é filho de José Pedro dos Anjos e Maria Nazareth Vieira dos Anjos. É o primogênito de três irmãos: Ivan, Silvan e Hiran Vieira dos Anjos.
Ele nasceu na Diocese de Ipameri – Goiás, na cidade de Pires do Rio, no dia 10 de janeiro de 1970, na Maternidade Nossa Senhora dos Anjos, dirigida pelas Irmãs Franciscanas dos Pobres. Foi registrado no Município de Luziânia – Goiás, aos 27 de setembro de 1974. Seus pais residem na Fazenda Três Irmãos, no município último citado.
Ivan foi batizado no dia 21 de maio de 1970, por Pe. Dário de Romedis, tendo como padrinho João Eduardo de Lima e madrinha Maria das Dores Vieira da Cunha. Fez sua primeira confissão e comunhão eucarística em 04 de novembro de 1979 com Pe. José Bonomi – sacramentos administrados na Capela São Sebastião e Nossa Senhora da Abadia do Distrito de Maniratuba – Município de Luziânia – Goiás, sendo crismado em Orizona – Goiás, no dia 17 de junho de 1984, por Dom Antônio Ribeiro de Oliveira – então bispo de Ipameri, tendo como padrinho Maurílio Pereira de Castro.
Ivan ingressou no Seminário Menor “Mater Ecclesiae” – em Ipameri – no dia 06 de fevereiro de 1988, onde permaneceu por três anos, cursando o Ensino Médio no Colégio Estadual Professor Eduardo Mancini e algumas matérias internas no Seminário.
Depois cursou Filosofia (Curso Seminarístico) no Instituto de Filosofia e Teologia de Goiás (IFITEG), cursando também algumas matérias pedagógicas na Universidade Católica de Goiás (UCG), nos anos de 1991 e 1992. Durante esse período, Ivan e os demais seminaristas da Diocese de Ipameri, residiam no Seminário Interdiocesano São João Maria Vianney – em Goiânia, também conhecido como Seminário Regional.
Em 1993, a pedido de Dom Tarcísio Sebastião Batista Lopes,ofmcap – bispo diocesano – Ivan retornou para o Seminário “Mater Ecclesiae”, em Ipameri que fora reaberto. Neste ano, iniciou o Curso de Teologia, o qual terminou em dezembro de 1996.
Durante o Curso de Teologia, Ivan fez trabalhos pastorais em diversas paróquias da diocese, entre elas: Paróquia Divino Espírito Santo (Ipameri), Paróquia Nossa Senhora do Amparo (Campo Alegre de Goiás), Paróquia Sagrado Coração de Jesus (Goiandira), Paróquia Nossa Senhora da Piedade (Orizona), Quase-Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Davinópolis) e Capela Santo Antônio de Pádua (Distrito de Santo Antônio do Rio Verde – Município de Catalão).
Terminados os estudos acadêmicos, Ivan – leitor e acólito – foi, imediatamente, designado para trabalhar na Paróquia Nossa Senhora das Dores em Caldas Novas, auxiliando Pe. Lino Dalla Pozza que havia sido transferido de Corumbaíba para Caldas Novas naquela ocasião. Ainda neste período, Ivan trabalhou também na Paróquia Senhor Bom Jesus da Cana Verde, em Corumbaíba, de onde se tornou vigário paroquial em 18 de maio de 1998.
Depois de uma grande trajetória por paróquias da diocese, a serviço da cúria e na coordenação de pastorais, é responsável atualmente pela histórica paróquia de Nossa Senhora das Graças, em Caldas Novas.
Vida longa ao querido e santo sacerdote Ivan Vieira dos Anjos!
ANSELMO PEREIRA DE LIMA
Foto: Diocese de Ipameri.
0 comentários:
Postar um comentário
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicado comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo o quadro de comentário do blog, ele ainda apresenta a opção comentar anônimo, mas, com a mudança na legislação
....... NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIO ANÔNIMO....