Entre os anos de 2001 e 2004, durante a gestão do prefeito João Bosco Mesquita e do secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente Sebastião Fernandes de Oliveira (Curraleiro), integrei o Conselho Municipal de Meio Ambiente, que foi instituído naquela época.
Um de nossos desejos, mas que era difícil do ponto de vista financeiro, era a instalação de uma infraestrutura para coleta seletiva de materiais recicláveis e permitir que uma instituição da sociedade civil, como uma cooperativa, pudesse operacionalizar esse serviço. Nunca seguiu em frente.
Mais recentemente, de forma autônoma, a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Orizona (ASCAMARO), que formalizou o trabalho de trabalhadores que atuavam há mais de vinte anos e que foi formalizada de forma independente, começou a operar na área do lixão. Nos mais de dez anos, atuou da forma que podia, que era viável, mas desenvolvendo o trabalho necessário e que servia de fonte de renda aos integrantes.
Orizona é conhecida como berço do associativismo. Na verdade não é. É por outro lado, local de experiências associativas bem sucedidas. E com a ASCAMARO não é diferente. Além de geradora de trabalho e renda, tem um papel ambiental muito relevante e para além do que é propósito cotidiano, realiza por exemplo a proteção e o cuidado dos animais que vivem no local de atuação.
E em suas redes sociais, a ASCAMARO divulgou, através do seu presidente Ronaldo Alves Ferreira, um pouco do que de mais importante aconteceu no ano de 2022. Muitas ações não são rentáveis para a associação e seus membros, mas o fazem por necessidade. Siga o texto.
"Viemos mostrar o resultado de muito esforço e dedicação em prol do nosso município, prestando conta do nosso serviço realizado em 2022!! Juntamente com a empresa que coleta pneus a Ecofloor, retiramos 32 toneladas de pneus do meio ambiente, esse trabalho dos pneus é feito sem nenhum ganho para os associados da ASCAMARO, mais sabemos o quanto faz bem para o meio ambiente! Também juntamente com a empresa Sebo Hidrolândia, entregamos 25 toneladas de ossos, Isso por que antes esse material era jogado em buracos e não era reciclado, hoje já conseguimos fazer diferente!! E juntamente com a empresa Plaspel Reciclagem, retiramos 117.000 toneladas de papelão,126.000 toneladas de plásticos (pet, sacolas plásticas, vidros de produtos de limpeza, lona e muito mais) e 97.000 toneladas de sucatas! Isso ajudando o meio ambiente sempre! E com esse nosso trabalho a gente ajuda também a secretaria de meio ambiente Semma Orizona a pontuar no ICMS Ecológico!! para todos entenderem melhor oque é o ICMS Ecológico, ele é um mecanismo tributário que possibilita aos municípios acesso a parcelas de recursos maiores do que aquelas que já tem direito!"
ANSELMO PEREIRA DE LIMA
0 comentários:
Postar um comentário
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicado comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo o quadro de comentário do blog, ele ainda apresenta a opção comentar anônimo, mas, com a mudança na legislação
....... NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIO ANÔNIMO....