Foi realizada de 13 a 17 de setembro, no estádio municipal Dom Antônio Ribeiro de Oliveira 7ª edição da Festa do Leite de Orizona. O evento teve como objetivo fomentar a cadeia produtiva do leite e repassar informações importantes para o desenvolvimento da atividade.
Foram realizadas competições, atividades integradas e palestras. Orizona se destaca na produção leiteira. Segundo o diretor da Emater, Antelmo Teixeira Alves, a pecuária é uma atividade que engloba um trabalho conjunto de todos os membros familiares e, por tal motivo, tem estimulado cada vez mais a sucessão familiar”.
O diretor enfatizou também que a Emater é uma das entidades históricas que fomentaram o desenvolvimento da cadeia leiteira na região. “Há cerca de 30 anos planejamos ações conjuntas que consolidaram a atividade. Entre elas atuamos no repasse de novas tecnologias e informações sobre gestão da propriedade, alimentação e genética animal aos produtores da região”, contou Antelmo.
A 7ª Festa do Leite contou com uma competição acirrada. Durante os dias de realização do evento os produtores levaram os animais selecionados para concorrer à premiação de maior produção leiteira. O vencedor do primeiro lugar, Claudio Vaz de Paiva, conquistou R$ 5 mil, com uma produção média de 73kg/dia.
Segundo o produtor rural de Orizona, é a primeira vez que conquista a primeira colocação nessa competição. Ainda de acordo com Claudio Vaz, o evento foi visto como positivo por colegas que também estiveram presentes nas comemorações. “Foi um momento de integração entre os produtores da região, visto que pessoas de outros municípios também estiveram presente”, abordou o produtor rural.
Produtor há 30 anos, Claudio Vaz conta que a produção de leite é rentável, porém exige esforço dobrado. “Existem ainda hoje muitas dúvidas que permeiam a produção de leite. Acredito que ações como essas que estão sendo desenvolvidas pela Emater e parceiros são cruciais para esclarecer um pouco mais o produtor rural”, destacou o pecuarista.
Durante as exposições, uma nova tecnologia despertou a atenção do produtor rural, Claudio Vaz. Ele se interessou pela técnica de confinamento que envolve uma galpão refrigerado para os animais. “É uma solução viável para reduzir o stress do animal”, refletiu. Ainda de acordo com o produtor, um dos grandes gargalos enfrentados por produtores de leite é a irritabilidade do gado que afeta drasticamente sua produção.
Além do produtor de leite em Orizona Cláudio Vaz, conquistaram a premiação em dinheiro os produtores Ronaldo Damásio, em segundo lugar com 70 kg de leite, e Oleno Marchal, ocupando a terceira colocação com uma produção de 68 kg por dia. Como regra, a competição agraciava os proprietários dos gados que fornecessem maior quantidade de leite por dia.
Segundo o responsável pela Emater em Orizona, José Pereira de Lima, além de fomentar a produção leiteira, o evento teve como objetivo valorizar o produtor rural. “Na festa tivemos também o concurso de melhor receita do campo. Nessa competição, o objetivo foi premiar o prato que utilizasse maior número de produtos oriundos da propriedade, como leite, ovos e outros materiais”, contou o coordenador.
Durante o evento foram realizadas palestras, debates, dias de campo, exposições de máquinas e equipamentos e shows artísticos. A arrecadação como os shows foi inteiramente doada ao Centro de Convivência Campo Formoso, instituição que trabalha com idosos na cidade de Orizona.
O evento foi realizado pelo Sindicato Rural de Orizona, com apoio de diversos parceiros, entre eles a Emater-GO, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás), Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), Prefeitura Municipal, Organizações Rurais, empresas e expositores de insumos e máquinas.
Texto: Emater/Goiás Agora.
0 comentários:
Postar um comentário
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicado comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo o quadro de comentário do blog, ele ainda apresenta a opção comentar anônimo, mas, com a mudança na legislação
....... NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIO ANÔNIMO....