A IV Expolaco (Exposição de Produtos Lácteos do Centro Oeste), evento simultâneo a VIII Ffatia (Feira de Fornecedores e Atualização Tecnológica da Indústria de Alimentação), expõe produtos lácteos de indústrias da Região Centro-Oeste. O intuito deste evento é dar a oportunidade aos laticínios da região de apresentarem seu potencial produtivo e qualidade de seus itens, em uma feira específica do setor de alimentos. Parte da programação da Expolaco consistiu na realização do II Concurso de Produtos Lácteos do Centro-Oeste, que teve seu resultado final divulgado no dia 18 de outubro. Rômulo Pereira, executivo do grupo Piracanjuba, o grande premiado da noite, declara que “o prêmio é importante para a valorização das empresas da Região Centro-Oeste, que tem a oportunidade de expor produtos com o jeito e gosto da região".
Os produtos Valeza e Vale do Orizona, do Laticínio JL foram finalistas em quatro categorias: foi o vencedor na categoria Queijo Parmesão; foi 2º colocado na categoria Mussarela; foi 3º colocado nas categorias Queijo tipo Minas e e tipo Prato. Foram distribuídos onze prêmios, divididos entre quatro tipos de queijo, sendo eles mussarela, parmesão, minas e prato, sendo duas analisadas a cada dia do concurso, que teve seu início ontem, dia 17. O evento, que foi promovido pela Universidade Federal de Goiás (UFG), em parceria com o Sindileite/GO e Reed Multiplus, teve uma comissão julgadora de dez professores da área de alimentos, além de profissionais especialistas no segmento lácteo.
O veredicto final considerou aspectos como cor, textura, sabor e odor dos produtos, de acordo com as normas estabelecidas pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa). Adriana Souza, professora da UFG e juíza do concurso, afirma que não se postou diante dos produtos como especialista. “O objetivo é unir quesitos técnicos com o que seria atrativo ao olhar do público. Não selecionamos os vencedores apenas como especialistas, e sim também como compradores”, explica.
Lorrayne Borges, coordenadora do evento, explica que a intenção não foi simplesmente premiar empresas. “O nosso objetivo é incentivar a constante melhora e o aperfeiçoamento de qualidade destes expositores. Sendo assim, o prêmio é muito mais para o consumidor que para o vendedor em si”, afirma. Othon Violatti, diretor do grupo Mundial Química e patrocinador do concurso, segue a mesma linha de pensamento de Lorrayne. “Esta premiação é uma retribuição ao setor de lacticínios, uma espécie de apoio para que continuem aprimorando seus trabalhos”, comenta.
Lista de vencedores
Mussarela
1º Lugar: Bela Vista, Empresa Piracanjuba.
2º Lugar: Valeza, Empresa Laticínio Vale do Orizona.
3º Lugar: Itacolomy, Empresa Oscar Salgado.
Parmesão
1º Lugar: Valeza, Empresa Laticínio Vale do Orizona.
2º Lugar: Bela Vista, Empresa Piracanjuba.
Minas
1º Lugar: Bela Vista, Empresa Piracanjuba.
2º Lugar: Itacolomy, Empresa Oscar Salgado.
3º Lugar: Vale do Orizona, Empresa Laticínio Vale do Orizona.
Prato
1º Lugar: Bela Vista, Empresa Piracanjuba.
2º Lugar: Ponte Funda, Empresa Comanducaia.
3º Lugar: Valeza, Empresa Laticínio Vale do Orizona.
* Texto com informações do Boletim VIII Ffatia. Foto: Laticínio JL. Todos os direitos reservados.
0 comentários:
Postar um comentário
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicado comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo o quadro de comentário do blog, ele ainda apresenta a opção comentar anônimo, mas, com a mudança na legislação
....... NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIO ANÔNIMO....