segunda-feira, 23 de julho de 2012

Propostas do candidato Chadud para a Saúde demonstram desconhecimento técnico

Dentro da linha de ação "Viver Melhor", a coligação "Avança Orizona", que tem como candidato a prefeito Ricardo Chadud (PTB), com Jeremias (PP) vice, está veiculando pelas ruas de Orizona nesta segunda-feira (23) algumas propostas para a área da saúde. Porém, algumas destas propostas demonstram um certo desconhecimento técnico do assunto e de como funcionam os programas do Governo Federal.

Confira os casos abaixo:

1º) Prometem implantar uma UPA 24 horas: na verdade, o texto da propaganda fala em  atendimento especializado de Urgência e Emergência em parceria com o Governo Federal. Isso só aconteceria através da implantação de uma UPA. O fato é que o Município de Orizona, através da atual administração, já tentou em outras ocasiões a implantação de uma UPA - Unidade de Pronto Atendimento no município, recebendo de imediato a negativa do Ministério da Saúde.
A UPA só poderá ser instalada em municípios com mais de 50 mil habitantes, o que não é o caso de Orizona. A saída seria a formação de um consórcio intermunicipal para garantir uma UPA em algum dos municípios da região, providência que já foi tomada, para tentar garantir uma unidade na região, provavelmente em Silvânia.
Orizona, porém, se enquadra para receber as chamadas Salas de Estabilização, que são unidades de pronto atendimento de urgência e emergência de menor porte do que as UPAs. Diga-se de passagem, Orizona foi contemplada pelo Ministério da Saúde para receber uma Sala de Estabilização. O Município aguarda por enquanto apenas o envio dos recursos financeiros para iniciar o processo de construção desta unidade de saúde.
2º) Prometem garantir acompanhamento médico nas ocorrências encaminhadas para Goiânia: Isso só seria economicamente viável através do SAMU 192. A unidade do SAMU 192- Serviço de Atendimento Móvel de Urgência que está instalada em Orizona é uma USB - Unidade de Suporte Básico, composta por motorista-socorrista e técnico em enfermagem. Para ter acompanhamento médico, deveria vir para Orizona uma USA - Unidade de Suporte Avançado, composta por motorista-socorrista, enfermeiro e médico.
O fato é que municípios com população inferior a 200 mil habitantes não podem receber uma USA (a cidade de Senador Canedo, por exemplo, não possui USA por esta razão), a não ser que estas sejam cidades-polos dos regionais (como acontece por exemplo em Caldas Novas). No caso do Regional Centro-Sul de Saúde, em que faz parte Orizona, apenas em Aparecida de Goiânia poderão ser encontradas estas unidades.
O Município já tentou trazer uma USA para ser baseada aqui, mas não foi possível por não se enquadrar no perfil exigido pelo programa. Contudo, em caso de necessidade, uma USA poderá ser deslocada para atender uma ocorrência em Orizona, fato que aliás, já ocorreu por diversas ocasiões.
Não estamos aqui querendo desvirtuar as propostas desta coligação, só estamos tendo o capricho de não permitir que a população receba e assimile informações que não são verdadeiras e que não poderiam ser viabilizadas.

* Texto por Anselmo de Lima. Imagem; Divulgação/MS. Todos os direitos reservados.

0 comentários:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicado comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo o quadro de comentário do blog, ele ainda apresenta a opção comentar anônimo, mas, com a mudança na legislação

....... NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIO ANÔNIMO....