Por mais um dia nesse verão, as chuvas foram intensas no município de Orizona. A cada pequeno intervalo ela vem forte ou suave. Mas não para e continua a penetrar no nosso solo de cerrado.
Nos mais de 5 mil quilômetros de estradas rurais, onde o trânsito de veículos pesados (por causa da força da agropecuária local) é intenso, não há muito o que o poder público municipal possa fazer momentos. Estradas de terra que dão acesso aos povoados de Taquaral, Firmeza, Cachoeira, Buritizinho, Montes Claros, Posse, Corumbajuba, Panela Quebrada e Rio do Peixe estão em condições péssimas. Pontes não estão suportando e comunidades já enfrentam dificuldades de acesso ao centro urbano. Os prejuizos na agropecuária também já podem ser vistos principalmente nas lavouras de soja e na produção de leite. Se o caminhão quebra ou atola, lá se vai o leite de dois dias de trabalho; se as chuvas são intensas as leguminosas começam a sofrer com problemas fúngicos.
E olha que o governo municipal tem tentado. Em dezembro, por exemplo, a administração de Felipe Dias fez até parcerias com municípios vizinhos para recuperar as principais vias (os agricultores garantem que essa é a administração que mais trabalha para manter as estradas em condições adequadas). A erosão nas vias urbanas também estão surgindo, mas segundo o secretário de Ação Urbana Rui de Castro é preciso aguardar um pouco para as chuvas permitirem que as equipes trabalhem.
Mas mesmo com esse lado, o município não possui ninguém vivendo em áreas de risco e os prejuizos são relativamente pequenos se comparados àqueles dos atingidos pela "inércia" do Estado, seja no Rio, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo. Outro ponto é que diferente dos últimos anos em que a região era atingida pela seca nesse período, desta vez a abundância cai do céu. Assim, que Deus continue nos abençoando com a fartura e aumentando o volume de água de nossas nascentes.
0 comentários:
Postar um comentário
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicado comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo o quadro de comentário do blog, ele ainda apresenta a opção comentar anônimo, mas, com a mudança na legislação
....... NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIO ANÔNIMO....