Exatos 4.611.441 de candidatos se inscreveram para fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste sábado (06) e domingo (07). São cerca de 16 mil locais de aplicação em 1,8 mil municípios em todos os estados do país.A nota da prova pode valer uma vaga em uma das 83 universidades públicas que aderiram ao Enem para o próximo ano. O Ministério da Educação (MEC) prevê que 83 mil vagas serão disponibilizadas para o primeiro semestre de 2011 por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A ferramenta foi criada em 2009 e é por meio dela que os participantes do Enem se inscrevem e podem ser selecionados para uma dessas instituições. A previsão é que o Sisu entre no ar em janeiro, logo depois da divulgação dos resultados do exame.
O Enem também é pré-requisito para quem quer tentar uma vaga no Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas de estudo em faculdades privadas. Para participar é preciso atender a critérios de renda e ter cursado todo o ensino médio em escola pública. As inscrições para o ProUni também só começam depois que os resultados do Enem estiverem publicados.
Neste sábado (06), as provas foram de ciências humanas e da natureza, cada uma com 45 questões de múltipla escolha. O exame começou às 13h (horário de Brasília) e terá duração de quatro horas e meia. Os portões de acesso foram fechados às 12h55 e muita gente se queixou porque não conseguiu chegar a tempo (foto). Em Brasília, o problema, de acordo, com os alunos, é que os locais de prova do Enem ficaram muito próximos uns dos outros. Com isso, um longo congestionamento se formou e pegou muitas pessoas de surpresa, como Soraia Nogueira, mãe de uma aluna que por pouco não perdeu a prova. Cerca de 27% dos inscritos não compareceram para fazer a prova. Um erro no cartão-resposta provocou um certo transtorno aos estudantes.
Já no domingo (07), os candidatos serão avaliados em códigos e linguagens e matemática, além da redação. As duas provas também têm 45 questões cada. O exame tem início no mesmo horário, mas com uma hora a mais de duração. A recomendação é que os participantes cheguem aos locais de prova com uma hora de antecedência.
Os estudantes orizonenses se inscreveram para fazer as provas principalmente em Pires do Rio, Silvânia, Anápolis, Catalão e Goiânia. (R7/Rádio 730).






0 comentários:
Postar um comentário
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicado comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo o quadro de comentário do blog, ele ainda apresenta a opção comentar anônimo, mas, com a mudança na legislação
....... NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIO ANÔNIMO....